Filmes

Como não amar Asa Butterfield?

Asa Butterfield

O Menino do Pijama Listrado, A Invenção de Hugo Cabret, Ender’s Game: O Jogo do Exterminador, O Lar das Crianças Peculiares, são alguns de seus filmes mais conhecidos. Lembrou, né? Fique ligado que tem mais.

Asa Bopp Farr Butterfield é um ator britânico de apenas 21 anos, que apareceu para o grande público, ao interpretar Bruno no longa O Menino do Pijama Listrada, já emocionando a todos. Uma curiosidade é que para garantir esse papel, o menino participou de dez audições. Antes desse trabalho, já havia feito um pequeno papel em um longa britânico chamado Son of Rambow.

Logo em seguida, apareceu na série britânica da BBC Merlin em três episódios. Em 2010, esteve em dois longas, O Lobisomem e Nanny Mcphee e as Lições Mágicas. No primeiro, teve uma pequena participação, já em Nanny Mcphee, no segundo filme da franquia, Butterfield teve um papel maior e começou a receber críticas positivas.

No ano seguinte, lançou um dos seus trabalhos mais conhecidos. Foi o protagonista de A Invenção de Hugo Cabret, interpretando Hugo. Uma aventura baseada no livro de Brian Selznick, sobre um menino que vive em uma estação de trem em Paris e tenta descobrir um mistério envolvendo a história do cinema. O papel trouxe um destaque ainda maior para o jovem ator, mostrando uma parte do seu talento. O longa foi indicado a onze categorias no Oscar, vencendo cinco.

Butterfield é apaixonado por games e tênis. Há pouco tempo estrelou um comercial de uma de suas marcas de tênis favoritas, Adidas, e é jogador profissional do jogo Destiny. Tem três gatos e suas cores favoritas são azul e verde. Curiosamente, faz aniversário no mesmo dia que sua irmã mais nova, 01 de abril.

Junto com o pai, o irmão e um amigo, desenvolveu um aplicativo para Corrida de Cegos (Racing Blind). É o único jogo disponível na App Store que é feito para ser jogado com os olhos fechados e, por consequência, é bastante inclusivo.

Depois de dois anos, já com visual bem diferente, mais velho, Butterfield protagonizou a ficção científica Ender’s Game: O Jogo do Exterminador, como o jovem Ender Wiggin. O longa mostrou apresentou uma atuação mais madura do ator, mas ainda assim com as suas características.

Em 2014, fez parte de duas produções que não foram muito divulgadas aqui no Brasil, uma pena, pois Ten Thousand Saints e X+Y (ou “A Brilliant Young Mind”), são histórias diferentes. Dentro desses dois filmes, o ator apresentou ainda mais sua versatilidade com papéis complexos.

Em 2016, Butterfield apareceu estrelando o blockbuster de Tim Burton, O Lar das Crianças Peculiares. Nesse filme, o ator aproveitou dos seus 1,83 cm de altura e sua estética menos comum, para construir Jake, um protagonista enigmático que após a morte do avô, viaja com seu pai para País de Gales, e lá descobre uma fenda temporal onde vive várias aventuras. Após esse papel, o ator ficou ainda mais conhecido pelo público.

No ano seguinte, 2017, estrelou três longas, mas apenas um deles foi mais divulgado aqui, O Espaço Entre Nós, filme mais romântico de sua carreira. Neste longa, ele vive Gardner Elliot, o primeiro humano nascido em Marte; com ajuda da Internet, ele conhece Tulsa, por quem se apaixona, o que faz sua vontade de vir à Terra ficar ainda maior. Os outros dois filmes, foram The House of Tomorrow, um drama independente americano e Journey’s End (A Última Jornada), um longa sobre a primeira guerra mundial que estreou em fevereiro de 2018 na Irlanda. Junto do também britânico Sam Claflin, eles entregam um drama emocionante e cheio de profundidade.

No dia 31 de outubro, Slaughterhouse Rulez estreou no Reino Unido. Um filme britânico de terror cômico no qual atua com Simon Pegg. Além disso, ele tem as produções Time Freak, The White Circus e Departures ainda sem data de estreia.

E o ano de 2019 já começou muito bem para o ator, que estreou na série Sex Education, produção original da Netflix que está sendo super elogiada por todos os críticos. Na série, Butterfield interpreta Otis, um adolescente que não tem uma vida social ativa, é bem aquele nerd nada popular. Mas tudo muda quando ele, junto com os amigos rebeldes, decidem montar uma espécie de clínica sexual para ajudar os estudante, já que sua mãe é uma terapeuta sexual formada. Mesmo não tendo perdido sua virgindade ainda, Otis e seus amigos ficam populares, ajudando os outros alunos com conselhos. Asa Butterfield está um perfeito adolescente desajeitado na série, talvez por ter vivido essa época há pouco tempo. O fato é que Sex Education está encantando a todos, principalmente os jovens, encantamento que é muito bem merecido.

Com toda esta filmografia, vale assistir a cada um dos trabalhos de Asa Butterfield e acompanhar de perto sua carreira. É um novo e promissor ator, que ainda será muito falado e visto em grandes produções. Como não amar?

Compartilhe este Post

Posts Relacionados