Filmes

Pé Pequeno

Pé Pequeno

Nível Heroico

Uma busca sagaz por senso crítico e compreensão

(Smallfoot) – Aventura. Estados Unidos, 2018. De Karey Kirkpatrick. 1h36min. Distribuidora: Warner Bros. Classificação: Livre.

Pé Pequeno é uma animação esperta com bastante senso crítico, o que é muito bem-vindo. No centro da história está a ideia de desafiar crenças e regras pré-estabelecidas e de onde vêm estas ideias tão enraizadas em uma sociedade. O diretor Karey Kirkpatrick explora as consequências de questionar as regras e o que acontece com aqueles que são “diferentes” o suficiente para questioná-las e tentar entender o porquê delas. Migo, o Yeti principal, nunca mais é o mesmo quando descobre a verdade por trás das crenças que mantêm sua comunidade de Yetis escondida do restante do mundo. Mas por que viver escondido no topo de uma montanha nebulosa? Quando ele descobre e entende isso, sua primeira reação é o medo. E apenas com a noção deste medo, ele consegue superá-lo para obter o necessário esclarecimento que traz as boas mudanças.

Migo viu algo que abala os pilares de sua sociedade, acaba por criar caos e anarquia com seu relato, mas com um bom uso de seu conhecimento, vêm a iluminação para superar os potenciais perigos. Uma iluminação que contagia a todos. É interessante como o filme inverte a lenda do Pé Grande, ao chamar os humanos de “Pé Pequeno” e colocá-los com a grande lenda da história. Através desta inversão de valores, o enredo aprofunda em suas mensagens sobre se colocar no lugar do outro e abraçar a diversidade. O único ponto negativo são as músicas, superficiais, às vezes cansativas, fogem um pouco do tom do filme.

Pé Pequeno é uma bela lição de vida! Eu certamente não esperava sair da sessão tão enaltecido. E o trailer vende algo completamente diferente. Você vai esperando uma animação simples, basicona, e sai feliz por ter assistido a um filme de visual bem construído, narrativa engenhosa e personagens cativantes. Além disso, é um filme EN-GRA-ÇA-DO. O humor é tão sagaz quanto o roteiro, e há momentos que arrancam gargalhadas espetaculares! Em um época quando as animações tentam passar mensagens sérias de forma cada vez mais sérias e pesadas, é refrescante ver uma que passa uma mensagem importante de forma divertida e despretensiosa. Há uma ingenuidade tocante em Pé Pequeno e esta é sua grandeza, porque promove inteligência e compreensão além do entretenimento. Vá ver! É um filme muito adorável cuti cuti hahaha.

Pé Pequeno Alan Barcelos
Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Resenhas Populares

Carrie, a Estranha

Carrie, a Estranha

Nasce Uma Estrela

Nasce Uma Estrela

Angola Janga: Uma História de Palmares

Angola Janga: Uma História de Palmares

Suspiria

Suspiria

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Aperte o Play