Multiverso

Como resgatar a glória do item da sua coleção

Como Resgatar A Glória do Item da Sua Coleção

Uma das coisas que mais aflige muitos colecionadores é a conservação de seus itens. Infelizmente, a ação do tempo é a maior vilã de qualquer coleção e a luta contra ela é uma batalha muito difícil, porém, recentemente, nestas minhas andanças pela boa e velha internet, fiz descobertas incríveis, as quais irei compartilhar nos próximos parágrafos, descobertas estas que podem trazer de volta a glória do seu item que o tempo resolveu tirar e o melhor: sem gastar muito dinheiro!


Cromados desgastados

Esta, sem dúvida, era uma das coisas que mais me “tirava o sono” quando se tratava de figuras de ação. Perdi a conta de quantas figuras completas e muito bem conservadas que deixei de comprar porque estava com os cromados gastos. Existem métodos para se recuperar cromados e um deles é através do processo eletrostático que, nos EUA, se vende até um kit caseiro para isto. Mas, recentemente, descobri um outro método bem mais barato que pode ser a salvação de muitos itens: trata-se da caneta marcadora Liquid Chrome da Molotow. Existem três versões no mercado, cada uma com ponta de 1 mm, 2 mm e 4 mm, respectivamente. Lembram muito aquelas canetas de tinta dourada e prateada que fizeram muito sucesso por aqui no início dos anos 1990, porém, sua tinta realmente imita “cromo líquido”! Alguns tutoriais recomendam deixar ela secar por 24 a 48 horas após a aplicação, caso contrário, se você tocar na parte pintada, irá ficar a marca de sua impressão digital, obviamente.

Uma coisa interessante da Molotow Liquid Chrome é que também foi disponibilizado no mercado um refil, que muita gente pega sua tinta e acaba usando em aerógrafo. Outra parte bacana das canetas Liquid Chrome é que elas são relativamente fáceis de encontrar. Você pode achá-las em sites de leilões online como nas próprio site da Molotow ou nas lojas físicas que existem no Brasil (Para quem mora no Rio de Janeiro, existe uma loja recém-aberta em Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, 414 – Loja 109). Abaixo, deixarei um vídeo (em inglês sem legendas) mostrando a caneta Liquid Chrome em ação:


Plásticos Amarelados

Essa também é outra coisa que acaba com qualquer coleção. Imagine aquele seu action figure do Stormtrooper da linha Star Wars dos anos 1970 que você teve tanto trabalho para conseguir ficar amarelado com o tempo. Pois é. Isso realmente desanima e afirmo que, por anos, achava que plástico amarelado era sinônimo de “morte definitiva” do item. Já era. Não tinha salvação. Aí, eis que a maravilhosa internet nos brinda com novas descobertas mostrando que plástico amarelado tem sim salvação e melhor: com um método que você vai gastar menos de dez reais. A solução? Deixe o item de molho no sol por um dia ou dois, no máximo, num pote de água oxigenada com solução de 6% (20 volumes). É importante que seja água oxigenada de 6%, mais que isso vai danificar seu item! Os raios ultravioleta do Sol vão reagir com a água oxigenada e trazer o branco de volta ao seu item. Eis um tutorial (em inglês) que mostra isso.


Adesivos Desgastados ou Faltando

A solução deste problema vai depender muito do tipo de item que você coleciona. Existem diversos sites que oferecem kits de reposição de adesivos para diversas coleções. No caso de Transformers e G.I.Joes, por exemplo, temos o site Toy Hax. No caso da coleção clássica do He-Man, tinham sites como o Toy Jesus, por exemplo. Já para as figuras clássicas de Star Wars, temos o Vintage Star Wars Collectables. Se por um acaso, você não encontrar um site que ofereça os adesivos necessários para trazer seu item de volta à glória, então, a solução é buscar referências na internet e tentar reproduzir você mesmo em software de edição de imagens como o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Corel Draw e levar em qualquer gráfica rápida e pedir para imprimir em papel couché adesivo. Aliás, existem algumas gráficas rápidas que fazem impressão até em papeis adesivos metálicos, o que já abre mais um leque de opções no campo de reprodução de adesivos. “Ah, mas eu mal sei abrir o Windows! Como é que você tem coragem de fazer uma sugestão dessas?” Bom, existem milhares de cursos por aí que ensinam a mexer nestes softwares. Se matriculando num destes cursos, você não só estará investindo na sua coleção como também estará investindo em você mesmo.

Como exemplo, ilustro os adesivos deste Bat-Robô da Estrela cuja cola os deixou amarelados com o tempo (estamos falando de uma figura de mais de 30 anos) e eu mesmo reproduzi e imprimi tais adesivos.

Como Resgatar A Glória do Item da Sua Coleção - Bat-Robô


Exposição e Conservação

Um dos maiores inimigos de qualquer coleção, sem dúvida, é a poeira. Porém, não é justo com o item também deixá-lo dentro da caixa no fundo de um armário para conservá-lo. Qualquer coleção merece sim ser vista. E, quando falo de “ser vista”, não significa fazer um evento para o público. Basta um localzinho bacana onde você, colecionador, possa admirá-la e sentir aquela pontinha de orgulho toda vez que olha para ela. Para contornar o problema da poeira existem duas soluções. A primeira delas é arrumar uma estante ou cristaleira ou um nicho de parede com portas de vidro ou acrílico. Isto varia de acordo com o tipo e tamanho de sua coleção. Você pode encontrar os nichos, por exemplo, facilmente nos sites de leilão online, com vendedores que enviam para todo o Brasil, assim como, existem lojas especializadas nisso como, por exemplo, a Marujo Estantes, que também faz estantes por encomenda.

Mas, e se você quiser ter o item na caixa ou cartela, exatamente como saiu da loja? Não tem problema, assim como as estantes, você, com um pouco de paciência, pode encontrar à venda as caixas originais nos sites de leilão ou em sites especializados em reproduções de caixas e cartelas como, por exemplo, esta loja no site eBay chamada Restore-Nation, que reproduz as cartelas e os blisters das figuras clássicas de Star Wars ou o site Boxformers, que reproduz as caixas clássicas dos Transformers dos anos 1980, ou ainda, o Beggars Canyon Toy, especializado em reproduções das cartelas dos G.I.Joes antigos.

Agora, quando for o caso de você já ter um item com a caixa ou cartela original e a poeira e o tempo tiraram acabaram com a vida do mesmo, também há solução. Basta passar um pano umedecido com fluido de isqueiro, como é demonstrado neste tutorial abaixo:

Para finalizar, deixo aqui a última dica: o canal do YouTube chamado Toy Polloi, que tem muitas e muitas dicas não só de soluções baratas de restauração dos seus itens, como também dicas de “caçada de itens” e reviews. O canal é inglês e não tem legendas, infelizmente. Porém, tem também o canal brasileiro muito bacana que também dá dicas de restauração e customização do Victor Lamoglia.

A internet é um lugar incrível quando a gente sabe usá-la da forma correta, não é mesmo?

(A imagem que ilustra o post é da coleção de itens de Star Wars do colecionador Barrie Ho)

Compartilhe este Post

Posts Relacionados