O futuro dos Transformers no cinema | Nível Épico

Cultura Pop

O futuro dos Transformers no cinema

O que esperar de Bumblebee: O Filme?

A Hasbro em parceria com a Paramount Pictures tinha um projeto ambicioso para a franquia cinematográfica dos Transformers pouco antes de Transformers: O Último Cavaleiro chegar aos cinemas. O projeto envolvia não só mais duas sequências como uma série de spin-offs centrados em algum personagem cybertroniano, exatamente como foi a série Transformers: Spotlight nos quadrinhos publicados pela editora IDW, assim como um alinhamento com outros filmes inspirados nas linhas de brinquedos da companhia, como G.I. Joe, M.A.S.K. e Micronautas criando assim um universo cinematográfico da Hasbro.

Entretanto, com o péssimo desempenho do quinto filme da franquia comparado com os anteriores, o ambicioso projeto foi deixado de lado temporariamente e colocou, a princípio, sobre Bumblebee: O Filme o fardo de trazer uma sobrevida aos Transformers no cinema e afastar o fantasma de um possível reboot. Porém, uma bela pá de cal foi jogada durante o painel da Hasbro na edição deste ano da Toy Fair, onde Brian Goldner, CEO da companhia de brinquedos, anunciou que a franquia sofrerá um reset após o filme solo de Bumblebee. É importante frisar que Sr. Goldner não usou a palavra reboot durante o anúncio, mas sim um reset, o que pode significar que algo do que já foi feito seja aproveitado e não que todo o projeto seja refeito do zero. Algo muito próximo do que aconteceu com a franquia cinematográfica dos X-Men. Além do mais, após Bumblebee: O Filme, estava previsto o lançamento do sexto filme da franquia em 2019, mas, com a divulgação do novo calendário cinematográfico da Hasbro, não teremos um novo filme dos Transformers, pelo menos, até 2021.

Vamos deixar claro que, a principal razão deste spin-off ter sido a única coisa mantida no projeto cinematográfico da Hasbro foi porque sua produção já estava bem adiantada pouco antes de O Último Cavaleiro estrear nos cinemas. Mas, que esperar deste filme solo do Bumblebee?

Desde a divulgação deste projeto, já se deixou claro que o orçamento para este filme seria bem menor que o dos filmes anteriores, o que faz com que seja bem provável que não se tenha tanto CGI como nos cinco filmes anteriores dos Transformers. Outro ponto importante é que não teremos Michael Bay à frente da direção, mas atuando apenas como produtor. Quem gritará “ação” e “corta” será o diretor Travis Knight cujo currículo na função consta a maravilhosa animação Kubo e as Cordas Mágicas, além de ter atuado como animador em ParaNorman e Coraline e o Mundo Secreto. O roteiro, por sua vez, é assinado por Christina Hodson de Paixão Obsessiva e Refém do Medo. Vale lembrar que Christina foi uma dentre os treze roteiristas que participaram do projeto idealizado por Michael Bay, onde ele os isolou em uma sala e cada um criou uma ideia de roteiro para a franquia.

Bumblebee: O Filme se passará em 1987 e tem como premissa a relação da adolescente Charlie (Hailee Steinfeld) com o Autobot título do filme que, ao contrário dos filmes anteriores, não se transformará em um Camaro mas sim num Fusca amarelo exatamente como sua versão da série animada dos anos 1980, ambos tentando encontrar seu lugar no mundo. Charlie encontra Bumblebee largado num ferro-velho, o revive e descobre que ele não é um simples carro. Curiosamente, foi mais ou menos assim que a personagem de Lindsay Lohan encontrou Herbie no filme Meu Fusca Turbinado.

Outro fato importante é que, por conta do orçamento reduzido, Bumblebee: O Filme não terá muitos robôs. Alguns rumores dizem que teriam dois Autobots e dois Decepticons e olhe lá, assim como outros rumores, mencionam a participação de Optimus Prime e do Autobot Ultra Magnus. Além de Bumblebee, o único personagem robô realmente confirmado no filme é um Decepticon, ainda sem nome revelado, que se transformará em um Plymouth GTX vermelho 1971. Ou seja, muito provavelmente, será um filme, mais uma vez, focado nos personagens humanos, o que, na opinião deste que vos escreve, foi um dos maiores erros da franquia. Assim como Hailee Steinfeld, o filme também traz no elenco John Ortiz, Rachel Crow, Kenneth Choi e John Cena, como um agente do Setor 7.

Desde o início do projeto, o Bumblebee: O Filme está sendo vendido com um filme um pouco mais leve e divertido que os filmes anteriores da franquia. Se Michael Bay não se intrometer demais, pode ser que a combinação do roteiro de Christina Hodson e a direção de Travis Knight funcione e dê uma pegada diferente e até mais agradável de ser ver nas telonas trazendo um novo fôlego à franquia, que respira por aparelhos, atualmente. Vale destacar que, pouco antes de lançar seu universo cinematográfico, a editora Marvel fez uma espécie de reboot em grande parte de seus títulos criando assim o universo Marvel Ultimate, que é por onde a divisão cinematográfica da Casa das Ideias tem usado como referência para alinhar todos os seus filmes. Um movimento bem parecido começou a ser feito nas títulos da Hasbro publicados pela editora IDW com o lançamento da saga Revolution, onde se integram os personagens de Micronautas, M.A.S.K., Action Man e até mesmo ROM, o Cavaleiro Espacial aos títulos dos Transformers e dos G.I. Joes já publicados pela editora. Outro indício de que algo semelhante com o universo Ultimate da Marvel esteja sendo tentado pela Hasbro é o anúncio da Geração 3, ou G3, dos Transformers nos quadrinhos da IDW, ou seja, um reset da saga dos Autobots e dos Decepticons nos quadrinhos, ao que parece, com novos personagens. Lembrando que, neste mesmo painel, onde o CEO da Hasbro fez o anúncio bombástico sobre a franquia, também foi divulgado que os próximos projetos cinematográficos serão filmes dos G.I. Joes, dos Micronautas e, mais uma tentativa cinematográfica da franquia Dungeons & Dragons. Ou seja, muito provavelmente, este reset nos filmes dos Transformers seja mais para alinhar com os outros filmes do Hasbroverso do que um eufemismo para um reboot.

Bumblebee: O Filme tem previsão de lançamento para 21 de dezembro de 2018 nos Estados Unidos, a princípio, e sem data confirmada para lançamento no Brasil.

O que esperar de Bumblebee: O Filme?

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • Edward Nygma

    Off topic: Olá, pessoal. Geralmente apenas acompanho as notícias e os comentários, não possuindo o hábito de comentar. Porém, atualmente estou lendo uma obra chamada “Batman – O Cavaleiro das Trevas: O Lance do Charada”, que é ambientada no mesmo universo da franquia Arkham dos games, se passando especificamente após a morte do Joker. Fiquei com uma pequena dúvida em determinado trecho do livro. Durante um diálogo na Batcaverna entre o Morcego e a Oráculo, dá a entender que a Barbara Gordon desconhece a identidade dele como Bruce Wayne, sendo que nos jogos ela tem conhecimento disso, assim como nas HQ’s e animações. Mas enfim, gostaria de saber se houve alguma incoerência aqui ou se simplesmente deixei algum detalhe passar. Grato desde já pela resposta.

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Aperte o Play