Cultura Pop

Oprah Winfrey e a noite memorável de protesto no Globo de Ouro 2018

Globo de Ouro 2018

A entrega do Globo de Ouro é uma das maiores noites de Hollywood, pois homenageia filmes e séries de TV que se destacaram ao longo do ano. Nesta 75ª edição, o clima no tapete vermelho era mais sombrio do que o habitual, com a maioria dos participantes vestindo preto em um protesto silencioso para apoiar as atrizes que se manifestaram nos últimos meses sobre o assédio sexual na indústria do cinema norte-americano. Mas, quando o anfitrião Seth Meyers entrou no palco e a noite começou, as coisas seguiram seu rumo enquanto A Forma da Água e Big Little Lies tentavam levar seu ouro.

Meyers começou com um monólogo que abordou algumas das controvérsias recentes em Hollywood, carregado com um humor pesado: “Feliz ano novo Hollywood. É 2018, finalmente, a maconha é permitida e o assédio sexual não é”, disse ele à audiência, e continuou sem medir palavras em seu discurso. À medida que as formalidades começaram, o primeiro prêmio da noite – Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme – foi para Nicole Kidman por Big Little Lies, um show que escolheu nomeações para a maioria de seus principais membros do elenco.

A atriz homenageou suas companheiras de elenco na série enquanto elogiava “o poder das mulheres” em seu discurso de aceitação. O segundo prêmio da noite – Melhor Ator Coadjuvante – foi para Sam Rockwell por seu papel em Três Anúncios para um Crime.

A atriz Rachel Brosnahan ganhou a Melhor Atriz em uma série de televisão (musical ou comédia) por seu papel em The Marvelous Mrs. Maisel. A próxima vencedora da noite foi Elisabeth Moss por seu papel em The Handmaid’s Tale. A atriz também ganhou como Melhor Atriz no Emmy.

A vitória de Elisabeth foi seguida por uma para a estrela de This Is Us, Sterling K. Brown, que pegou o prêmio de Melhor Ator em um drama de TV. The Handmaid’s Tale conquistou a segunda vitória da noite depois disso, levando o prêmio de Melhor Série de drama em uma disputa contra The Crown, Game of Thrones, This Is Us e Stranger Things. Em seguida, veio o segundo prêmio de Big Little Lies – com Alexander Skarsgaard recebendo o Melhor Ator em série, minissérie ou telefilme. “Estou aqui esta noite porque tive o privilégio de trabalhar com um grupo de mulheres extraordinariamente talentosas”, disse ele ao louvar Nicole Kidman por lhe ter dado “a maior experiência de sua carreira.”

Nos prêmios de música, O Rei do Show recebeu de Melhor Canção Original por “This Is Me”, e Alexandre Desplat pegar o primeiro prêmio da noite para A Forma da Água – Melhor Trilha Sonora Original. ­– James Franco e Laura Dern foram os próximos grandes vencedores da noite, com Franco conquistando o prêmio de Melhor Ator em musical ou comédia por O Artista do Desastre, e Laura Dern adicionando outro troféu para Big Little Lies como Melhor Atriz Coadjuvante em série, minissérie ou telefilme. Uma vitória para Viva! A Vida é uma Festa na categoria Melhor Filme de Animação. Allison Janney levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Eu, Tonya.

Então, aconteceu um dos destaques da noite, quando Kirk Douglas, de 101 anos de idade, subiu ao palco com a nora Catherine Zeta-Jones para apresentar o prêmio de Melhor Roteiro. Ele foi ovacionado de pé. Segurando a mão de Douglas, ela disse: “Em 1991, meu sogro, essa lenda viva de Hollywood, Kirk, foi reconhecido pela Writers Guild of America por seu papel pra promover o fim da lista negra de Hollywood. Ele não só contratou o roteirista da lista negra, Dalton Trumbo, para escrever Spartacus, mas também fez com que Trumbo recebesse o crédito apropriado por seu trabalho.” O casal apresentou o prêmio para Martin McDonagh por Três Anúncios para um Crime.

A Alemanha levou o prêmio para o Melhor Filme Estrangeiro com Em Pedaços. Ewan McGregor aproveitou seu primeiro Globo de Ouro ganhando o Melhor Ator em uma minissérie ou telefilme por Fargo. A vitória de McGregor foi seguida pela segunda vitória da noite para The Marvelous Mrs. Maisel, que ganhou Melhor Série de comédia ou musical, com Aziz Ansari sendo nomeado Melhor Ator em série de comédia ou musical por Master of None.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando Oprah Winfrey recebeu o prêmio Cecil B. DeMille e fez no palco o discurso mais poderoso da noite. “Quero que esta noite expresse gratidão a todas as mulheres que sofreram anos de agressão e abuso. São as mulheres cujos nomes nunca conheceremos, trabalhadoras domésticas, agrícolas, das fábricas”, disse ela ao público. “Por muito tempo as mulheres não foram ouvidas ou acreditadas se ousassem falar contra homens poderosos. Mas esse tempo acabou. Esse tempo acabou! Quero que todas as garotas vejam isso para saberem que um novo dia está no horizonte. E quando esse dia finalmente surgir, será por causa de muitas mulheres magníficas e de homens bastante fenomenais.” Assista ao maravilhoso discurso completo aqui.

Depois do discurso, foi até difícil continuar. Mas ainda existiam prêmios a serem entregues. Melhor Minissérie ou Telefilme foi para Big Little Lies e Guillermo del Toro ganhou o prêmio de Melhor Diretor por A Forma da Água. Saoirse Ronan foi nomeada Melhor Atriz musical ou comédia por Lady Bird – um filme que é candidato em potencial para concorrer ao Oscar.

Esse não foi o único prêmio da noite para Lady Bird, que conquistou o Melhor Filme de musical ou comédia. Gary Oldman recebeu Melhor Ator de Drama por O Destino de uma Nação. Os dois últimos prêmios da noite – Melhor Atriz de Drama e Melhor Filme de Drama – marcaram uma vitória dupla para Três Anúncios para um Crime, com Frances McDormand recebendo o de melhor atriz antes do filme obter seu grande prêmio. Com isso, a cerimônia de premiação terminou deixando no ar outro potencial candidato a conquistar o Oscar, Três Anúncios para um Crime, que vem ganhando vários prêmios e está arrancando muitos elogios no exterior. Vamos ver como será na noite do Oscar.


CINEMA

Filme, Drama: Três Anúncios para um Crime.

Atriz, Drama: Frances McDormand; Três Anúncios para um Crime.

Ator, Drama: Gary Oldman; O Destino de uma Nação.

Diretor: Guillermo del Toro; A Forma da Água.

Filme, Musical ou Comédia: Lady Bird.

Ator, Musical ou Comédia: James Franco; O Artista do Desastre.

Atriz, Musical ou Comédia: Saoirse Ronan; Lady Bird.

Ator Coadjuvante: Sam Rockwell; Três Anúncios para um Crime.

Atriz Coadjuvante: Allison Janney; Eu, Tonya.

Filme de Animação: Viva! A Vida é uma Festa.

Filme Estrangeiro: Em Pedaços (Alemanha).

Roteiro: Martin McDonagh; Três Anúncios para um Crime.

Trilha Sonora Original: Alexandre Desplat; A Forma da Água.

Canção Original: “This Is Me” (música de Benj Pasek and Justin Paul); O Rei do Show.


TELEVISÃO

Série, Drama: The Handmaid’s Tale.

Ator, Drama: Sterling K. Brown; This Is Us.

Atriz, Drama: Elisabeth Moss; The Handmaid’s Tale.

Série, Musical ou Comédia: The Marvelous Mrs. Maisel.

Atriz, Musical ou Comédia: Rachel Brosnahan; The Marvelous Mrs. Maisel.

Ator, Musical ou Comédia: Aziz Ansari; Master of None.

Minissérie ou Filme: Big Little Lies.

Atriz, Minissérie ou Filme: Nicole Kidman; Big Little Lies.

Ator, Minissérie ou Filme: Ewan McGregor; Fargo.

Atriz Coadjuvante, Série, Minissérie ou Filme: Laura Dern; Big Little Lies.

Ator Coadjuvante, Série, Minissérie ou Filme: Alexander Skarsgård; Big Little Lies.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Resenhas Populares

Carrie, a Estranha

Carrie, a Estranha

Nasce Uma Estrela

Nasce Uma Estrela

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Aperte o Play