Cultura Pop

Mostra traz ao Rio de Janeiro o diversificado universo do cinema libanês

Este é o Líbano

O diversificado universo do cinema libanês ganha espaço no Rio de Janeiro com a mostra “Este é o Líbano”, que acontece de 23 a 29 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema. Realizada pelo Instituto de Cultura Brasil Líbano, a mostra traz um panorama filmes de uma nova geração de cineastas, roteiristas e jovens talentos, premiados em diversos festivais, como os de Cannes, Toronto e César.

Com uma população total menor que a de muitos estados brasileiros, o Líbano é um país de muitos contrastes e belezas, com uma produção cinematográfica surpreendente para o tamanho do seu território, contando com inúmeros festivais e mostras realizados anualmente.

O evento abre com o filme O Insulto, de Ziad Doueiri, uma promessa do Líbano para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme foi exibido em uma pré-estreia para convidados no dia 22 e terá uma sessão na Reserva Cultural Niterói hoje às 20h. A história acompanha Toni, um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda, e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. O fato gera uma disputa entre os dois que vai parar no tribunal e acaba ganhando repercussão nacional. O Insulto já está com a distribuição no Brasil garantida pela Imovision.


Este é o Líbano

Data: 23 a 29 de novembro

Horário: das 17h às 21h

Local: Espaço Itaú de Cinema

Endereço: Praia de Botafogo, 316, Botafogo

Cidade: Rio de Janeiro/RJ


Ingressos

A entrada é gratuita, mas os interessados devem se inscrever no site do evento para terem acesso aos filmes.

Acesse o site e se inscreva: www.esteeolibano.com.br


Programação

23/11, quinta: Destemida (às 19h), de Danielle Arbid; Sociedade Libanesa de Foguetes (às 21h), de Khalil e Joana Joreige; O Insulto (excepcionalmente no Reserva Cultural Niterói, às 20h), de Ziad Doueri.

24/11, sexta: Waves ’98 (curta-metragem de animação, às 17h30); Conexões Cegas (às 19h), de Lara Saba; Amor Halal (às 21h), de Assad Fouladkar.

25/11, sábado: A Última Estação (às 17h), de Marcio Curi; Ghadi, o Menino Anjo (às 19h), de Amin Dora; Solteira, Casada, Divorciada (às 21h), de Elie Khalife.

26/11, domingo: E Amanhã, O Que Vai Ser? (às 17h), de Ziad Rahbani; Volta Pra Casa (às 19h), de Jihane Chouaib; Um Grande Plano (às 21h), de Mir Jean Bou Chaya;

27/11, segunda: 104 Rugas (às 19h), de HadyZaccak; Aliança (às 21h), Sophie Boutros.

28/11, terça: Beirute Oeste (às 19h), de Ziad Doueiri; E Agora, Aonde Vamos? (às 21h), de Nadine Labaki.

29/11, quarta: Heranças (às 19h), de Philippe Aractingi; À Margem da Vida (às 21h), de Maroun Baghdadi.


Outros eventos da Mostra

Encontro da Percussão Oriente/Ocidente – Rony Barrak & Pedro Luis e a Parede, com participação especial do Monobloco: Combinando sabores orientais e ocidentais, o versátil percussionista, compositor, pianista, arranjador libanês, Rony Barrak, se apresenta pela primeira vez no Brasil, tendo como convidado Pedro Luis e a Parede, e a participação do Monobloco. Barrak compõe em seu próprio estilo uma fusão de ritmos árabes, latinos, jazz, funk, New Age e bossa nova.

Data: 27 de novembro, apresentação única

Horário: 19h

Local: Teatro Laura Alvim

Endereço: Av. Vieira Souto, 176, Ipanema

Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Entrada: Ingressos à venda a partir de 21 de novembro na bilheteria da Casa de Cultura Laura Alvim


Exposição “Cinema Libanês em Cartazes”: O Instituto de Cultura Brasil Líbano apresenta uma inédita exposição de cartazes do cinema libanês, desde 1950 até o ano 2003. Resultado de uma pesquisa conduzida no Líbano e posteriormente publicada em livro, a seleção de cartazes ficará em exibição durante todo período do evento. Após o fim do evento, o Instituto de Cultura Brasil Líbano levará a Exposição a outras localidades.

Data: 25 a 30 de novembro

Local: Casa de Cultura Laura Alvim, 3° Piso

Endereço: Av. Vieira Souto, 176, Ipanema

Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Entrada: Franca



Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Google

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens