Cultura Pop

Turismo nerd em Boston

Turismo Nerd em Boston

Comecei minha coluna de 2017 não falando de Transformers, mas sim, fazendo um passeio nerd pela cidade de Houston, uma das cidades mais importantes do estado norte-americano do Texas. Já que estamos inaugurando uma nova fase do Nível Épico, nada mais justo do que começar fazendo um outro passeio nerd bacana pela Terra do Tio Sam. Desta vez, o destino é a capital de Massachusetts, um dos estados que fazem parte da região conhecida como Nova Inglatera: Boston!

Boston foi fundada em 1630 pelos colonos britânicos e o estado de Massachusetts foi um dos primeiros estados a ser colonizado pela Inglaterra. Além disso, uma parte considerável das tretas mais importantes que culminaram na Independência americana aconteceram por lá. Manjam o episódio da Festa do Chá onde os colonos jogaram nas águas três carregamentos inteiros de chá para protestar contra a tributação exagerada dos britânicos? Foi lá. Manja o episódio onde Paul Revere colocou lanternas na torre da igreja e avisou que os “casacas vermelhas estavam vindo”? Também foi lá!

Só com estes exemplos, dá pra se ter uma ideia da importância histórica que a cidade tem e, como nerd que é nerd, não é só fã de cultura pop, mas sim de conhecimento de um modo geral, eis aqui a nossa primeira dica de passeio: o Freedom Trail.

Turismo Nerd em Boston

O Freedom Trail é uma trilha de 4km que passa por 16 locais históricos começando no parque principal da cidade chamado Boston Common. Você pode fazer uma visita guiada (que não cobre a trilha toda) ou pode fazer por conta própria, pois, o caminho é marcado por uma trilha de tijolos vermelhos na calçada, assim como, todos os locais históricos do Freedom Trail são marcados com o brasão da foto na entrada. Aliás, é um passeio onde todos os pontos históricos têm entrada franca exceto três deles: a Old South Meeting House, a Old State House e a casa de Paul Revere. O passeio em si não só é interessante por todo o contexto histórico envolvido, como também, você praticamente visita todo o centro de Boston.

Além do Freedom Trail, também existe o Black Heritage Trail, que passa por 14 locais importantes da História Afro-Americana na cidade. Ao contrário do Freedom Trail onde, para acompanhar, basta seguir a linha de tijolos vermelhos no chão (#euentendiareferência), a Black Heritage Trail é orientada através de placas nos postes ao longo do caminho.

Nossa segunda parada é a comic shop Comicazi. A loja fica localizada na cidade de Somerville, uma das, digamos “cidades-satélites” de Boston (Uma coisa bem interessante na cidade em si é que ela é rodeada de cidadezinhas coladas umas nas outras que se assemelham demais com o conceito que temos de bairro nas grandes capitais brasileiras). Ok, mas o que essa loja tem de especial? Ela simplesmente foi palco de uma pegadinha feita pelo ator Chris Evans em parceria com uma empresa de arrecadação online para levantar fundos para a ONG Christopher’s Haven que ajuda a dar um lar para famílias de crianças com câncer durante o tratamento, que pode ser vista aqui.

Turismo Nerd em Boston

A loja em si é um pedacinho do paraíso nerd na Terra. Se destaca pela a enorme quantidade de quadrinhos e action figures vintage, coisas, inclusive, que você tem até certa de dificuldade de achar nos sites de leilão online. Além desse grande acervo à disposição de nossas carteiras, a loja cede espaço para diversos encontros de fãs de todas as tribos nerds da região. Com certeza, se eu morasse por lá, era um lugar que eu bateria ponto toda semana. Ah, sim! A loja foi vencedora da edição deste ano do Will Eisner Spirit of Comics Retailer Award, um prêmio onde lojas de quadrinhos de todo o mundo são homenageadas pela Comic-Con International, idealizadora da premiação.

Turismo Nerd em Boston

Turismo Nerd em Boston

Turismo Nerd em Boston

A nossa terceira parada é um lugar icônico para a cultura pop americana e sua história televisiva: o bar Cheers. No início dos anos 1980, o gênero das sitcoms estava em baixa nas telinhas dos EUA. Eis que três produtores de Hollywood estavam querendo fazer uma série sobre um bar de bairro e um deles sugeriu bares em Boston, pois, por ser uma cidade onde política e esporte estão sempre em evidência, era o ambiente propício para esse tipo de cenário. Após muita pesquisa, o bar escolhido para emprestar sua fachada para a série foi o Bull & Finch Pub. O dono do bar concordou em ceder a imagem de seu estabelecimento sem receber nenhum centavo em troca. A única exigência que ele fez foi ter o direito de explorar a marca Cheers em seu bar de forma vitalícia. O estúdio, na época, aceitou o acordo, pois não fazia ideia se a série faria sucesso. Pois bem, a série não só fez sucesso rendendo 11 temporadas com 273 episódios no total mais um spin-off (a série Frasier), como também tirou o gênero da sitcom do ostracismo.

Turismo Nerd em Boston

O bar em si fica localizado no subsolo de um hotel e seu interior não tem absolutamente nada a ver com o cenário da série e, justamente, vislumbrando que o cliente deveria ter uma experiência completa, o atual dono abriu uma filial do Cheers em um outro ponto da cidade reproduzindo exatamente o bar que serviu de cenário para todos os episódios. Não satisfeito, o proprietário ainda fez mais uma nova investida: alugou o espaço do hotel que fica logo acima do antigo Bull & Finch Pub e, assim como na filial, abriu um espaço reproduzindo o bar da série.

A legislação americana é bem rígida quando se trata de comercialização de bebidas alcoólicas. Por exemplo, você não encontra cerveja à venda nos supermercados como aqui. Lá, normalmente, só se compra bebidas em lojas exclusivas para este tipo de comércio e, ainda assim, apenas maiores de 21 anos é que podem beber. No caso de Cheers, a entrada de crianças não só é permitida, como também até existem refeições no cardápio destinadas a elas. Além disso, dentro do bar existe uma lojinha com diversos itens de memorabilia da série para venda.

Turismo Nerd em Boston

Turismo Nerd em Boston

Turismo Nerd em Boston

Na quarta parada deste passeio turístico, sairemos do centro de Boston rumo a uma cidadezinha um tanto peculiar. Cidadezinha cujo passado bem distante envolve um episódio infeliz da História Americana que até hoje suas lendas e mitos são mantidos muito bem vivos: a cidade de Salem.

“Que fique claro que os episódios relatados aqui são de uma época onde a razão não prevalecia no bom senso das pessoas.” É com essa frase que o guia do Salem Witch Museum começa a contar a história das Bruxas de Salem. O resumo da parada é que, por conta de uma infeliz coincidência (ou não), uma menina ficou doente após conversar com uma escrava praticante de vodu e a cidade inteira começou uma piração de que, qualquer coisinha diferente que você fazia, virava um indício de que você era praticante de bruxaria. O grau de piração foi tanto, lembrando que tudo isso ocorreu durante o século XVII, que uma galera considerável foi presa e algumas dessas pessoas foram até condenadas a virar churrasco em praça pública sob a acusação de ser bruxo. Essa noia durou um ano e, os próprios julgadores reconheceram depois que fizeram lambança com essas condenações. Um mito se criou ao redor dessa história a ponto de render livros, filmes e, mais recentemente, uma série de TV (já cancelada) inspirada no julgamento das “bruxas”.

Turismo Nerd em Boston

Salem é uma cidade pequena e que vive, basicamente, do turismo em cima do episódio das Bruxas. Para você ter uma ideia, a cidade possui cinco museus dedicados ao tema, um deles, inclusive, onde você pode se vestir como um colono e reviver toda a experiência da parada (obviamente, a parte de ser queimado vivo em praça pública não está inclusa no pacote). Entretanto, a cidade não é só conhecida por isto. O primeiro porto de alfândega dos Estados Unidos fica lá, assim como, é em Salem que está A Casa das Sete Torres que inspirou romance homônimo do escritor Nathaniel Hawthorne publicado em 1851.

Turismo Nerd em Boston

Turismo Nerd em Boston

Nossa última parada é para quem assistiu ao filme Fome de Poder (The Founder). Trata-se de uma loja do McDonald’s feita em cima do conceito dos Arcos Dourados criado por Dick McDonald e que, Ray Kroc transformou em realidade enquanto assumia, aos poucos e de forma, digamos, “não tão ética” o negócio e, na sequência, transformaria no império de fast-food que conhecemos. Esta loja fica localizada à beira da estrada Rota 1, no sentido Sul, na altura da cidade de Saugus, localizada a uns 15 minutos de Boston. A loja possui drive-thru e todo o seu interior é retrô.

Turismo Nerd em Boston

Além destes pontos, não posso deixar de mencionar que Boston é onde ficam localizadas duas das mais importantes instituições de ensino do mundo: A universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology, ou simplesmente M.I.T. Ambos são bastante citados, quando não servem de cenário, em diversas das histórias que gostamos e seus campus são abertos para quem quer conhecer os locais, assim como oferecem a opção de visita guiada. Outra grande curiosidade sobre Boston é que foi a primeira cidade americana a implementar o sistema de metrô. O transporte subterrâneo por trilhos entrou em atividade no ano de 1897 e era feito por bondes elétricos. Grande parte das estações e traçados dessa época ainda estão em atividade e, se você descer na estação Boylston, da linha verde, terá a oportunidade de conhecer um pouquinho mais dessa história e ver dois dos bondes utilizados nos primórdios deste sistema de transporte de massa.

O grande barato de se fazer uma viagem assim é não se prender aos passeios padrões de turistas e tentar procurar explorar em conhecer certos cantinhos de acordo com o tipo de “aventura” que você curte. Assim, a dica que eu deixo é esta: quando for viajar para lugares assim, perca alguns minutinhos pesquisando nos sites de busca por locais interessantes de acordo com seus gostos pessoais e transforme sua viagem de um passeio de turistão básico numa experiência única.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • Edson Silva

    Bem legal o artigo David!

Arquivos do Blog

Aperte o Play

Blogs Favoritos

Blog Favorito

Blog Favorito

Blog Favorito