Cultura Pop

“Essa Coca-Cola é Fanta, e daí?” – Campanha celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT

Essa Coca-Cola é Fanta, e daí?

Olha que linda essa ação da Coca-Cola! A empresa distribuiu nesta quarta-feira, em sua sede no Rio de Janeiro, latas de Coca-Cola personalizadas com os dizeres: “Essa Coca-Cola é Fanta, e daí?” e sim, no interior, vem Fanta laranja no lugar da Coca!

A ação começou a circular nas redes sociais e chamou a atenção por se apropriar de uma piada homofóbica, frequentemente ouvida nas ruas, para passar uma ideia contrária e lutar contra o preconceito. A lata é uma celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado no dia 28 de junho.

A data relembra um fato ocorrido em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1969. Naquele dia, as pessoas no Stonewall Inn, um bar até hoje bastante frequentado por membros da comunidade LGBT, reagiram contra uma série de batidas policiais realizadas no local. A resistência contra a perseguição da polícia durou mais de duas noites e o evento ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall. Depois disso, 28 de junho se tornou o Dia Internacional do Orgulho LGBT. No ano seguinte, no dia 01 de julho de 1970, foi organizada a primeira Parada do Orgulho LGBT.

Infelizmente, a perseguição, discriminação e as violências contra pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero continuam até hoje fazendo parte do nosso cotidiano. O dia de hoje simboliza que ainda precisamos nos tornar uma sociedade mais inclusiva, mas o caminho segue árduo e repleto de obstáculos.

De acordo com a Coca-Cola, não há planos para que as latas sejam comercializadas no mercado. Mas com a repercussão que a ação está tendo nas redes sociais, quem sabe a empresa muda de ideia e disponibiliza as latas para que possamos tê-las também.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Resenhas Populares

Aperte o Play