Você Viu?

Até o Último Homem

Filme conta a história de Desmond T. Doss (Andrew Garfield), um médico do exército que, durante a Segunda Guerra Mundial, se recusou a pegar em uma arma e matar pessoas. Após salvar mais de 75 homens durante a Batalha de Okinawa, ele foi condecorado e se tornou o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber uma Medalha de Honra.

(Hacksaw Ridge) – Guerra. Estados Unidos, 2016.

De Mel Gibson. Com Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey, Teresa Palmer, Hugo Weaving, Rachel Griffiths e Vince Vaughn. 2h19min. Distribuidora: Diamond Films. Classificação: 16 anos.

Nível Heroico

Até o Último Homem


Resenha – O Opositor Consciente de Mel Gibson

Há um sentimento estranho em acompanhar um filme dirigido por Mel Gibson sobre um Opositor Consciente em plena a Segunda Guerra Mundial. A saber, um Opositor Consciente é uma definição aplicada a um indivíduo que reivindica o direito de se recusar a prestar serviço militar com base na liberdade de pensamento, consciência ou religião. Existe inclusive uma resolução de 08 de março de 1995, da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, que declara: “as pessoas que prestam serviço militar não devem ser excluídas do direito de ter objeções de consciência ao serviço militar”. Até o Último Homem se baseia na história real de um homem que lutou por este direito em uma época muito anterior à esta resolução, quando matar o inimigo e morrer pelo país pareciam ser as únicas alternativas em uma guerra de proporções horríveis.

O Opositor Consciente da história, Desmond Doss, demonstrou bravura extrema sob fogo inimigo e ganhou a Medalha de Honra por isso. O filme percorre a árdua trajetória deste homem firme sobre seus preceitos morais, que enfrentou um calvário para mantê-los, foi punido e ridicularizado e, no final, conquistou respeito pelos serviços prestados.

Mel Gibson assume a direção do filme com sobriedade e firmeza, retornando ao posto depois de anos afastado pelos problemas com atitudes e declarações violentas e por sua luta amplamente divulgada contra as drogas e o alcoolismo. Gibson tem o controle de Até o Último Homem, quase como se estivesse tentando exorcizar seus próprios demônios através da obra. Principalmente quando Doss participa do ataque à Okinawa, na segunda metade do filme.

A sangrenta batalha ocorreu em 1945, nas ilhas ao sul do Japão, quando a guerra no Pacífico estava entrando em seu próprio frenesi à beira do fim. O dom de Gibson como diretor sempre foi o retrato pulsante de um combate violento, transmitindo a raiva da batalha em um banho de sangue e vísceras. As cenas de Até o Último Homem são violentas como se poderia esperar de um filme do diretor, criam impacto por revelar o horror de uma época horrenda, e reforçam ainda mais o valor do protagonista por querer salvar vidas ao invés de tirá-las.

Andrew Garfield constrói um Desmond Doss emocionante e assertivo, de sorriso meio vago e nobreza inspiradora. Sobre pilhas de cadáveres mutilados, crânios explodidos e gritos de feridos, Doss é heroico e incansável. Em meio ao caos, Gibson mantém a ação lúcida e clara mesmo quando os homens estão sendo abatidos um atrás do outro. A sequência da batalha é tensa pelo sofrimento e pela redenção. Doss é colocado em um combate ostensivo e, ao final, exaltado por seus feitos. Retirado em segurança da batalha pelos homens que antes não acreditavam nele, a imagem quase faz parecer como se ele estivesse levitando. A força emocional do filme é impressionante na medida que estimula um pensamento sobre a crença de não usar armas do protagonista e a forma como as leis são empregadas para que ele possa defender seu direito de não lutar. Se Mel Gibson vem buscando redenção, parece estar trilhando um caminho adequado ao contar a história de um herói redentor.

Até o Último Homem

Até o Último Homem

Até o Último Homem

Até o Último Homem Alan Barcelos
Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens