Filmes

O Homem nas Trevas

Rocky (Jane Levy), Alex (Daniel Zovatto) e Money (Dylan Minette) são três jovens assaltantes de Detroit. Eles não são pessoas ruins – embora Money possua uma índole mais violenta – e se orgulham de seus roubos bem sucedidos. Quando decidem assaltar a casa de um homem cego, as coisas mudam para eles. Os três são encarcerados e precisam lutar para escapar de um veterano de guerra (Stephen Lang) treinado para matar.

(Don’t Breathe) – Horror. Estados Unidos, 2016.

De Fede Alvarez. Com Stephen Lang, Jane Levy, Daniel Zovatto e Dylan Minette. 1h28min. Distribuidora: Sony Pictures. Classificação: 14 anos.

Nível Épico

O Homem nas Trevas


Resenha – O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas é um horror construído de forma simples por Fede Alvarez para transmitir tensão através da claustrofobia de estar preso em uma casa com um maníaco. Curioso como o filme distorce certos valores de histórias nesse estilo. Geralmente, nestas histórias, a casa é invadida por criminosos que aterrorizam o dono indefeso. Mas e se o dono não fosse tão indefeso assim? Esse é o caso aqui. Os indefesos são os criminosos, que não percebem isso até ser tarde demais.

O principal elemento de tensão é que o filme é quase desprovido de diálogo. O que costuma gerar reações exaltadas enquanto estamos vendo. Estas lacunas elevam a tensão a tal nível que a interação com a história e o suplício dos personagens é quase inevitável. Bons filmes de terror têm a tendência de causar isso nas pessoas. O Homem nas Trevas às vezes vem acompanhado de gritos. E também brutalidade.

Se você já assistiu a Evil Dead: A Morte do Demônio, você sabe quão brutal Fede Alvarez é capaz de ser. A diferença é que, aqui, o estilo e o objetivo são mais contidos. A brutalidade não é grotesca; é mais aproximada da intenção de causar medo do que chocar. A simplicidade do roteiro contribui para essa sensação, enquanto a sincronia entre a montagem e o som constrói uma atmosfera de perigo iminente. Sentir o horror está no simples fato de saber que o maníaco está à espreita, logo ali, pronto para dar o bote.

Uma vez que a situação se inverte e os criminosos se tornam vítimas aprisionadas dentro da casa, Alvarez transforma o filme em um pesadelo de desgraças. Ele não se vale de sustos fáceis, ainda que um ou outro momento provoque esta reação. Mas o diretor é eficiente em criar uma atmosfera na qual sejamos capazes de prever o que vai acontecer com um personagem apenas para entrarmos em pânico por isso. O medo é alimentado lentamente por uma sequência de acontecimentos que culmina em um desfecho forte. Enquanto estamos perdidos nesse pesadelo, conseguimos ter apenas uma certeza. O Homem Cego, por trás de sua camisola inofensiva, é um algoz terrível.

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas Alan Barcelos
Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud