Filmes

O que ver no Festival do Rio 2015

Dia de Trailer é uma seção dedicada aos teasers e trailers de filmes. A lista de filmes normalmente é grande, e como muitos geram expectativa e despertam interesse, reunimos vários em um único post para você entrar no clima de seus filmes preferidos. Essa é uma edição especial, dedicada exclusivamente ao Festival do Rio 2015, com algumas dicas de filmes a se acompanhar neste ano.

Para saber mais, veja a revista do Festival: Guia de Programação


11 MINUTOS – Jerzy Skolimowski

Um marido ciumento fora de controle, uma atriz sensual, um frágil diretor de Hollywood, um traficante imprudente, uma jovem desorientada, um ex-presidiário vendedor de cachorro-quente, um estudante em uma missão misteriosa, um limpador de janelas em uma pausa fora do combinado, um velho desenhista, um time de paramédicos agitados e um grupo de freiras esfomeadas. Em uma inesperada cadeia de eventos, as vidas, os amores e os destinos desses personagens podem ser selados em meros 11 minutos. O elenco inclui Richard Dormer, Wojciech Mecwaldowski, Andrzej Chyra, Dawid Ogrodnik e Paulina Chapko. – Mostra: Panorama Grandes Mestres.




ANOMALISA – Charlie Kaufman e Duke Johnson

Michael Stone, marido, pai e respeitado autor de Como posso ajudá-lo a ajudá-los?, é um homem incomodado com a rotina da sua vida. Durante uma viagem para Cincinnati, onde está programado para dar uma palestra, ele se surpreende ao descobrir uma possível escapada de seu desespero: Lisa, uma despretensiosa representante de vendas, que pode ou não ser o amor de sua vida. Uma jornada em stop motion, sombriamente cômica e surreal. O elenco inclui Jennifer Jason Leigh, David Thewlis e Tom Noonan. – Mostra: Panorama do Cinema Mundial.




APOCALIPSE YAKUZA – Takashi Miike

Kamiura não é um típico chefão da yakuza: homem de bom coração, ele defende os moradores de seu bairro e faz empréstimos para os locais. Até que um matador, vestido com trajes espanhóis do século XVII, chega à cidade e expõe a verdade sobre Kamiura: ele é um vampiro! Logo Kagayama, jovem protegido do chefão, descobre possuir os poderes de seu mentor e sai às ruas chefiando uma gangue de cidadãos a fim de proteger aquilo que lhes pertence. O elenco inclui Hayato Ichihara, Yayan Ruhian, Lily Franky, Den Den, Yayan Ruhian e Riko Narumi. – Mostra: Midnight Movies.




A BELA ESTAÇÃO – Catherine Corsini

Delphine tem 23 anos. Filha de fazendeiro, ela adora o clima do campo e trabalhar com a terra, mas as restrições da vida provinciana acabam por levá-la a Paris. Lá ela conhece Carole, uma mulher casada e engajada no movimento feminista. A liberdade e a independência dela encantam Delphine, que pela primeira vez se vê apaixonada por uma mulher. O amor entre as duas faz a vida de Carole virar do avesso. Quando Delphine é obrigada a voltar para sua cidade, Carole decide segui-la. Mas no campo, o casal terá que enfrentar uma realidade bastante diferente. O elenco inclui Cécile de France, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Kévin Azaïs e Laetitia Dosch. – Mostra: Panorama do Cinema Mundial.




A COLINA ESCARLATE – Guillermo Del Toro

Edith Cushing, uma jovem escritora, vive fugindo de um trauma de infância. Ela agora está dividida entre o amigo de infância, Dr. Alan McMichael, e um misterioso estranho, Sir Thomas Sharpe. Quando ela decide se casar com Thomas, vai viver com ele e a irmã, Lady Lucille Sharpe, em uma mansão na Colina Escarlate. Tentando fugir dos fantasmas do passado, Edith começa a perceber que a casa respira, sangra e tem memória. E que, além disso, é habitada por espíritos. O elenco inclui Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Tom Hiddleston e Chalie Hunnam. – Mostra: Midnight Movies.




AS FÁBULAS NEGRAS – Vários Diretores

Um grupo de crianças embarca numa aventura macabra, povoada com personagens do imaginário popular brasileiro – lobisomem, bruxa, fantasma, monstro e Saci. Com o encontro antológico de quatro dos nomes mais importantes do terror nacional: Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf, Joel Caetano e José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão. O elenco inclui Hugo Firme Fraga, Diego Fernandes, Arthur Medeiros, Arthur Marcel, Carol Aragão, Milena Bessa, Walderrama dos Santos, Tiago Ferri e José Mojica Marins. – Mostra: Midnight Movies.




EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER – Alfonso Gomez-Rejon

Greg, um adolescente desajeitado, só quer passar despercebido pelo último ano do colégio. Evitando qualquer interação social, ele passa os dias ao lado de Earl, seu único amigo, refazendo filmes clássicos em versões amalucadas, como Laranja orgânica, Pipi Tom e Cidadão Kane da terceira idade. A mãe de Greg, cheia de boas intenções, o força a se aproximar de Rachel, uma colega de classe com leucemia. Logo os dois são surpreendidos ao perceberem que têm muito em comum. Mas quando a saúde de Rachel piora, o mundo de Greg muda para sempre. O elenco inclui Thomas Mann, RJ Cyler, Olivia Cooke, Nick Offerman, Connie Britton e Molly Shannon. – Mostra: Expectativa 2015.




GREEN ROOM – Jeremy Saulnier

A banda de punk rock The Ain’t Rights, no final de uma turnê em que as coisas deram errado, decide aceitar um último show em um estranho bar de skinheads em uma cidadezinha do Oregon. Depois do show, ao voltarem para os bastidores, o grupo dá de cara com a cena de um assassinato que acabara de acontecer. Agora, o sinistro dono do lugar e seus capangas não pretendem deixar que as testemunhas saiam de lá vivas. O que eles não imaginam é que os músicos não vão se entregar facilmente. O elenco inclui Anton Yelchin, Imogen Poots, Patrick Stewart, Alia Shawkat, Joe Cole e Callum Turner. – Mostra: Midnight Movies.




KIRI: PROFISSÃO ASSASSINO – Koichi Sakamoto

“Assassinos” é um site ilegal para contrato de assassinos de aluguel que promove leilões às avessas: aqui, quem der o menor lance ganha. Kiri controla secretamente esse site, monitorando cada movimentação na esperança de encontrar um matador de quem busca se vingar desde que era criança. Um dia, um assassino contratado quebra um de suas regras básicas do site e mata outras pessoas, além da vítima inicial. E mais: deixa para trás corpos com olhos arrancados, repetindo o modus operandi do homem que Kiri procura. O elenco inclui Yumiko Shaku, Yuki Kubota, Ayane, Ayame Misaki, Arisa Komiya e Atsushi Arai. – Mostra: Midnight Movies.




MALALA – Davis Guggenheim

Um retrato íntimo da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai. A jovem ativista paquistanesa ficou famosa aos 15 anos ao ser alvejada pelos talibãs após reivindicar educação para as meninas do vale do Swat, região onde nasceu. O ataque provocou protestos e reuniu simpatizantes em todo o mundo. O elenco inclui Malala Yousafzai, Ziauddin Yousafzai, Toor Pekai Yousafzai, Khushal Yousafzai e Atal Yousafzai. – Mostra: Panorama do Cinema Mundial.




OTELO – Orson Welles

A versão de Orson Welles para a tragédia Otelo, de Shakespeare, foi um de seus filmes mais complicados. Com filmagens que aconteceram num espaço de três anos, o filme seria finalmente apresentado na competição do Festival de Veneza de 1951, com diálogos em italiano adaptados por Gian Gaspare Napolitano. Em cima da hora, Welles anunciou que o filme ainda não estava completo e só veio a apresentá-lo no Festival de Cannes do ano seguinte, em uma versão três minutos mais curta, que ganhou o Grande Prêmio (láurea maior do festival, antes da criação da Palma de Ouro). A CSC-Cineteca Nazionale restaurou e apresentou esta versão da cópia italiana no Festival de Veneza 2015. O elenco inclui Orson Welles, Michael MacLiammoir, Robert Coote, Suzanne Cloutier, Michael Lawrence e Hilton Edwards. – Mostra: Orson Welles in Rio.




PÂNICO – Wes Craven

Em uma pacata cidade do interior da Califórnia, um serial killer assusta os estudantes de uma escola. Antes de assassinar as vítimas, ele telefona para elas e faz perguntas sobre filmes de terror. Se a vítima erra a resposta, ele invade a casa e a esfaqueia violentamente. Sidney Prescott, cuja mãe foi assassinada quando ela era criança, sobrevive a um dos ataques do maníaco. A partir daí, o assassino torna-se obcecado por ela. O filme revolucionou o cinema de terror dos anos 90 e é apresentado no Festival do Rio 2015 em homenagem ao mestre Wes Craven, falecido este ano. O elenco inclui Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Skeet Ulrich e Drew Barrymore. – Mostra: Midnight Movies.




PECADOS ANTIGOS, LONGAS SOMBRAS – Alberto Rodríguez

Espanha, 1980. O país vive um período de instabilidade após o fim da ditadura de Franco e a restauração da democracia. Em um pequeno povoado no sul, esquecido no tempo e alheio às transformações, duas irmãs adolescentes desaparecem durante uma festa. Quando os corpos são encontrados com marcas brutais de violência, Juan e Pedro, dois policiais de Madri, são enviados para a região. Em poucos dias, dois novos casos surgem com vítimas do mesmo perfil. Em uma corrida contra o tempo, os policiais terão de superar suas diferenças ideológicas para solucionar o caso. O elenco inclui Raúl Arévalo, Javier Gutiérrez e Antonio de la Torre. – Mostra: Panorama do Cinema Mundial.




PORCO ROSSO: O ÚLTIMO HERÓI ROMÂNTICO – Hayao Miyazaki

Costa do Mar Adriático, início dos anos 1930. Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um aviador caçador de recompensas, que luta contra piratas aéreos. Gina, cantora e proprietária do Hotel Adriano, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos — uma fotografia de seu rosto antes de assumir a nova persona. — Uma nostálgica e poética homenagem do mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki, ao universo da aviação, um dos seus temas prediletos. O elenco inclui Shûichirô Moriyama, Tokiko Katô e Sanshi Katsura. – Mostra: Retrospectiva Estúdio Ghibli.




SICARIO: TERRA DE NINGUÉM – Denis Villeneuve

No México, sicário significa assassinato por encomenda. No território sem lei que se estende pela zona fronteiriça entre México e Estados Unidos, Kate, uma jovem e idealista agente do FBI, foi recrutada para atuar na guerra contra as drogas. Liderada por um oficial enigmático e de passado duvidoso, a equipe se lança em uma jornada clandestina, que obrigará Kate a revisar todas as suas convicções se quiser sobreviver. Um thriller sobre a corrupção e o caos moral na guerra contra as drogas. O elenco inclui Emily Blunt, Benício del Toro, Josh Brolin e Jon Bernthal. – Mostra: Panorama do Cinema Mundial.




SR. HOLMES – Bill Condon

Inglaterra, 1947. O famoso detetive Sherlock Holmes, 93 anos, vive em sua casa de campo, onde se dedica à apicultura. Ao assistir a um filme sobre sua vida, reconhece pouco de si. Na tela, atos vistos como heroicos foram apenas simples decisões. Ele também nunca usou aquele caricato chapéu e sempre preferiu o cigarro ao cachimbo. A experiência o reconecta ao passado e antigos casos voltam a povoar sua mente. Afinal o que aconteceu com a misteriosa Ann Kelmot? Uma história entre a verdade e a lenda, entre a memória e a idade. O elenco inclui Ian McKellen, Laura Linney, Milo Parker, Hiroyuki Sanada e Hattie Morahan. – Mostra: Panorama do Cinema Mundial.




THE LOBSTER – Yorgos Lanthimos

Em um futuro próximo, a lei da Cidade proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um par. Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da Floresta. Nesse contexto, o Homem se apaixona em plena Floresta, algo proibido de acordo com o sistema. O elenco inclui Colin Farrell, Rachel Weisz, Ben Whishaw, Lea Seydoux e Olivia Colman. – Mostra: Panorama do Cinema Mundial.




TÚMULO DOS VAGALUMES – Isao Takahata

Setsuko e sua irmã Seita, de apenas 04 anos, vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças, enquanto se divertem com as luzes dos vagalumes. Um conto sobre a verdadeira tragédia da guerra e o abandono de uma nação. Considerado um clássico no Japão, o filme fez uma das maiores bilheterias da história do cinema japonês. O elenco inclui Tsutomu Tatsumi, Ayano Shiraishi e Akemi Yamaguchi. – Mostra: Retrospectiva Estúdio Ghibli.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Arquivos do Blog

Aperte o Play

Blogs Favoritos

Blog Favorito

Blog Favorito

Blog Favorito