Filmes

Jason Momoa Como Aquaman – Um Rei Inspirado na Cultura Polinésia

O diretor Zack Snyder divulgou em seu twitter a PRIMEIRA imagem de Jason Momoa como Aquaman em Batman v Superman: Alvorecer da Justiça. E temos que reconhecer: ficou foda! O design de personagem condiz com o estilo do universo cinemático que a Warner/DC está criando desde Superman: O Homem de Aço.

A imagem veio junto com o subtítulo: “Há apenas um verdadeiro Rei. #unitetheseven.” O que podemos presumir é que o “Unite the Seven” (Reúna os Sete) muito provavelmente se refere aos heróis da Liga da Justiça, que serão reunidos para combater uma grande ameaça; mas também pode ser uma referência às sete relíquias de Atlantis. Se for mesmo sobre reunir à Liga da Justiça — que é a hipótese mais provável —, isso também pode significar que o Aquaman será o responsável por juntar os heróis, colocando-se (pelo menos, inicialmente) em uma posição de liderança com o grupo. Bem, ele é o Rei. Acho justo.

Aquaman em Batman v Superman

Sendo assim, teremos inicialmente quatro heróis: Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Aquaman; e os outros três que virão depois: Flash, Cyborg e Lanterna Verde. Sete heróis; o começo da jornada rumo ao primeiro filme da Liga da Justiça.

Zack Snyder, em entrevistas recentes, prometeu um Aquaman fodão, e ao lançar o havaiano Jason Momoa no papel, ele mostrou que estava falando sério. Momoa ficou bastante conhecido por ser o Khal Drogo em Game of Thrones (além de ter feito Conan). Uma curiosidade é que a aparência de Momoa como Aquaman lembra vagamente a aparência de Khal Drogo… seria uma piada interna? Talvez sim, talvez não. Acho pouco provável.

A aparência do Aquaman, na verdade, confirma algo que Momoa vinha dizendo em algumas entrevistas: de que o Aquaman seria uma espécie de representação da cultura polinésia. E como Momoa é havaiano, tudo parece fazer sentido. Snyder e Momoa estão certamente construindo sua própria versão do herói, como aconteceu com o Superman em O Homem de Aço.

O Tridente: A arma que está carregando, um “tridente” com cinco pontas, é o Tridente de Netuno, a arma forjada a partir da essência do próprio deus do mar. Aquele que o empunha possui o direito divino de governar os oceanos do mundo, e pelo que Snyder já andou dizendo, é capaz até mesmo de fazer estrago no Superman (como nos quadrinhos).

O Tridente não deve ter todos os poderes que possui nos quadrinhos, como a capacidade de controlar o clima ou transformar seres vivos, mas ele provavelmente será a confirmação do poder de Aquaman sobre os mares. Também é possível que ele ganhe importância no filme solo do Aquaman, já que há grandes chances da história do filme solo envolver um vilão tentando tomar o trono de Atlantis. Além disso, o Tridente é uma das Sete Relíquias de Atlantis: itens secretos divididos entre Aquaman e seus aliados mais confiáveis (o que pode ou não ter a ver com o Unite the Seven, como eu disse antes).

A Aparência: Assim como a Mulher-Maravilha usa uma vestimenta com estilo condizente com a Grécia Antiga, de onde descende, o Aquaman possui vestes e marcas referentes a um misto de cultura romana e cultura polinésia. Sua armadura lembra a dos reciários – um tipo de gladiador do Império Romano que lutava equipado como um pescador: usando um tridente e uma armadura que cobria só um dos braços (chamada manica) e o ombro (galerus). – Esses gladiadores vestiam uma tanga (subligaculum) presa por um cinto largo; no caso do Aquaman, é possível notar que o cinto é preso por uma fivela com a insígnia “A”, que é conhecido como o símbolo do Aquaman nos quadrinhos.

Por outro lado, as tatuagens tribais são um elemento importante para os povos polinésios. Que é quase como um tipo de arte e possui seus próprios significados para eles. Técnicas e efeitos variam entre os povos, mas em geral, as imagens refletem os valores do usuário, transmitem coragem e força para a batalha, assim como expressam conexões espirituais sobre as crenças desses povos. As várias marcas do Aquaman, que lembram punhais sinuosos e dentes de tubarão, refletem a ferocidade e o poder de um herói que é também o Rei dos Mares. As tatuagens semelhantes a dentes de tubarão são comuns na cultura polinésia, uma vez que esses povos possuem uma visão bastante espiritual dos tubarões. Isso provavelmente reflete o aspecto de divindade que Aquaman possui. Até mesmo o bracelete da armadura tem marcas semelhantes às tatuagens.

Aquaman aparecerá pela primeira vez em Batman v Superman: Alvorecer da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice), que tem estreia prevista para 24 de março de 2016. Depois disso, ele aparecerá nos filmes: Liga da Justiça Parte Um, em 2017; Aquaman, em 2018, e Liga da Justiça Parte Dois, em 2019. Essa imagem do Aquaman mostra que o herói tem um futuro promissor no Universo Cinemático da DC.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • http://www.momentumsaga.com Sybylla

    Achei ótimo Momoa de Aquaman. Representatividade importa sim e achei ótimo esse visual polinésio.

    Ele já representava um componente exótico em Stargate Atlantis também.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      A DC atualmente tem investido em criar uma diversidade em seu universo de heróis no cinema e na TV…gostei dessa decisão de escalar um ator havaiano e construir o personagem em cima dessa proposta polinésia (e ainda assim, colocar junto as referências ao Aquaman dos quadrinhos). Eu adorei esse visual também. :)

  • Dani

    Momoa é khal, rei, deus e qualquer coisa que queira ser! Ahh um desses lá em casa!

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud