Filmes

Jonathan Nolan e HBO Estão Desenvolvendo Série Baseada em FUNDAÇÃO

Fundação

Com a recente estreia e o considerável sucesso de Interestelar, de Christopher Nolan, seu irmão — e co-roteirista — Jonathan Nolan tem agora novos planos para o futuro. De acordo com o The Wrap, ele fechou uma parceria com a HBO e a Warner Bros TV para criar uma série inspirada na trilogia de ficção científica Fundação, de Isaac Asimov.

Inicialmente escrito em forma de contos e, em 1951, publicado como livro, Fundação segue a história do Império Galáctico que governa a humanidade há 12 mil anos. Em sua fachada, o Império possui grandeza e estabilidade, mas a verdade é que está sofrendo um declínio lento e gradual. E, no final, culminará em uma regressão violenta e a consequente destruição do conhecimento. Hari Seldon é um gênio matemático que dedicou sua vida de trabalho ao desenvolvimento de um conceito científico chamado psico-história.

Através deste método, Seldon consegue usar estatísticas e probabilidades para prever a queda iminente do Império Galáctico, que será seguida por 30.000 anos de anarquia e desespero diante de um novo império que ascenderá. Para tentar impedir esse declínio, Seldon descobre a possibilidade de um caminho alternativo que levaria à formação mais rápida de um novo império. Ele reúne um grupo de cientistas, os melhores da galáxia, com objetivo de preservar a humanidade desse futuro incerto.

O livro original de Fundação teve duas sequências, Fundação e Império e Segunda Fundação, que continuaram e expandiram ainda mais a jornada de Seldon. Por quase 30 anos, a série permaneceu como uma trilogia, até que em 1981, Asimov começou a adicionar novas histórias ao universo, duas continuações: Limites da Fundação, Fundação e Terra, e duas prequels: Prelúdio à Fundação, Origens da Fundação. As histórias adicionais ainda fazem referência à eventos das séries Robôs — que inclui Eu, Robô — e Império Galáctico, indicando que elas fazem parte do mesmo universo ficcional. A trilogia inicial geralmente é considerada superior às suas sequências, e Nolan pretende se basear apenas na trilogia para a série de TV — embora acredito que um ou outro elemento de outros livros (ou mesmo de outras séries) possam ser usados eventualmente.

Nolan, que também está desenvolvendo um remake de Westworld para a HBO, tem uma experiência respeitável com séries de televisão graças à Person of Interest, da CBS, uma série que reforça ainda mais a capacidade dele para criar boas histórias e personagens interessantes — e ele também co-escreveu Grande Truque, Cavaleiro das Trevas e Cavaleiro das Trevas Ressurge. — Para Westworld, Nolan terá a colaboração de J.J. Abrams ou de sua produtora Bad Robot, mas ainda não há informações se Abrams vai colaborar também com Fundação, embora não será uma surpresa se acontecer.

Claro que também podemos considerar que a produção de Fundação provavelmente reacenderá o interesse do público pelas obras de Isaac Asimov, de mesma forma como aconteceu com Game of Thrones e True Blood. E isso é uma coisa boa. Jonathan Nolan + HBO, para mim, é vitória.

A série Fundação (Foundation) está começando a ser desenvolvida agora e ainda não tem uma data de estreia definida.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud