Filmes

THE FLASH – Easter Eggs do Episódio Piloto da Série

Quando se trata de adaptações de quadrinhos, o que sempre chama atenção são os easter eggs, e com a estreia recente da série The Flash, isso não é diferente. Só o fato de a série ser um spin-off de Arrow — outra série de super-heróis cheia de referências — já é um grande easter egg por si só. Com o Flash, parece evidente a intenção de criar um grande Universo DC de super-heróis na televisão — assim como será feito no cinema. — Inclusive o diretor criativo da DC e produtor executivo da série, Geoff Johns, disse em entrevistas que The Flash seria uma adaptação bastante fiel ao universo dos quadrinhos. Pela quantidade de easter eggs do primeiro episódio, parece que esse é mesmo o início do Universo Compartilhado da DC na televisão. E as possibilidades desse conceito são tão grandes, TÃO GRANDES, que eu já estou alucinando um pouco por antecipação. Diria até que estou em ~crise.


NARRAÇÃO E APRESENTAÇÃO

The Flash Easter Eggs

Nos quadrinhos são bastante comuns os balões narrativos, que funcionam como pensamentos dos personagens, monólogos em que eles normalmente convidam o leitor a conhecer mais a fundo os acontecimentos de uma história. Logo não é surpresa que a série aproveite isso. Na verdade o Flash usa como uma forma de se apresentar para o público. Barry Allen (Grant Gustin) normalmente aproveita todas as oportunidades para começar uma aventura se apresentando: — “Meu nome é Barry Allen, e sou o homem mais rápido vivo.” — E ele faz isso de forma bem descontraída, até para mostrar ao público que suas aventuras terão uma pegada mais leve do que a saga contra o crime do Arqueiro Verde.


POLICIAIS

The Flash Easter Eggs

Joe West (Jesse L. Martin) é um personagem criado especificamente para a série — com um nome visivelmente inspirado em Wally West (o terceiro Flash nos quadrinhos), e provavelmente é uma abertura para a introdução do herói futuramente na série, talvez como sobrinho de Joe ou algo assim. — Por outro lado, seus colegas são inspirados diretamente nos quadrinhos: Detetive Fred Chyre (Al Sapienza) é um residente de Keystone City nos quadrinhos, que é a cidade onde Wally West atua — diferente de Barry, que atua em Central City —, assim como David Singh (Patrick Sabongui), que nos quadrinhos é diretor do Laboratório de Perícia Criminal da polícia de Central City.


CIDADES GÊMEAS E WALLY WEST

The Flash Easter Eggs

Nos quadrinhos, durante um bom tempo, Central City e Keystone City tinham suas localizações tratadas de forma vaga, assim como outras cidades fictícias do Universo DC, como Gotham City e Metropolis. A partir da década de 90, Central City (cidade de Barry Allen) passou a ser localizada em Missouri, perto da fronteira com o Kansas, ao lado de Keystone City (cidade de Wally West). Por causa disso, as duas cidades ficaram conhecidas como cidades gêmeas. Ao longo do primeiro episódio, algumas tomadas aéreas revelam que, ao lado do prédio dos Laboratórios STAR, existe uma ponte em construção para ligar Central City com a outra borda do Rio Missouri, onde estaria Keystone City. As cidades gêmeas são parte do cenário da série, o que abre mais possibilidade para uma futura aparição de Wally West. Em entrevistas recentes, os showrunners confirmaram que têm intenção de colocar Wally na série em algum momento, e ele provavelmente teria descendência afro-americana — assim como Joe e Iris. — Nos quadrinhos, Wally West demorou bastante para ser inserido nos Novos 52, mas agora ele finalmente apareceu, e tem descendência afro-americana. Os showrunners devem seguir a mudança de etnia na série, o que eu acho que seria bem maneiro (porque eu gostei muito de Joe e Iris no seriado).


BIG BELLY BURGER E JITTERS

The Flash Easter Eggs

A franquia de lanchonetes fast-food Big Belly Burger apareceu pela primeira vez como um restaurante importante para John Diggle em Arrow, e parece que possui filiais em Central City, como é possível notar pelas batatas fritas que Iris “rouba” de Barry. Nos quadrinhos, na verdade, o restaurante surgiu pela primeira vez em Coast City (cidade de Hal Jordan) como uma cadeia de fast food cujo dono é Lex Luthor. Outra referência gastronômica é a cafeteria onde Iris West trabalha na série, chamada Jitters. A cafeteria também é inspirada nos quadrinhos e aparece em The Flash #01 dos Novos 52.


REVISTA SCIENCE SHOWCASE

The Flash Easter Eggs

Essa é a revista de ciências em que Barry e Iris veem a matéria sobre o Acelerador de Partículas dos Laboratórios STAR, e essa revista também aparece na mão de Barry quando ele chega à Starling City durante sua primeira aparição em Arrow. O título da revista é uma referência à primeira aparição de Barry Allen como Flash nos quadrinhos, na revista Showcase #04, quando alguns personagens da DC foram reinventados a partir do zero, dando início à chamada Era de Prata dos Quadrinhos.


LINDA PARK

The Flash Easter Eggs

Quando Barry retorna ao seu laboratório, um pouco antes de sofrer o acidente com o raio, aparece uma reportagem na televisão sobre a falha no Acelerador dos Laboratórios STAR. Quem apresenta a reportagem é uma mulher coreana-americana, Linda Park (Olivia Cheng), que trabalha para a KSFZ (possivelmente de Keystone City), e nos quadrinhos também é uma repórter, conhecida por ser namorada e futura esposa de Wally West. No caso da série, naturalmente, em uma futura inclusão de Wally West, algumas liberdades criativas provavelmente seriam tomadas. Mas a aparição de Linda pode ser mais um indício de que Wally vai aparecer em algum momento.


PLACA DA FERRIS AIR

The Flash Easter Eggs

Ferris Aircraft também conhecido como Ferris Air é uma companhia aérea e de defesa aeroespacial com destaque no Universo DC dos quadrinhos. A empresa pertence e é gerenciada por Carol Ferris, que emprega o piloto de testes Hal Jordan, antes de ele ser recrutado pela Tropa dos Lanternas Verdes. A referência na série aparece no nome de uma placa localizada na pista de pouso em que os cientistas dos Laboratórios STAR estão testando as habilidades de corrida de Barry Allen um tempo depois que ele acorda do coma.


CANAL 52

The Flash Easter Eggs

Vamos combinar que a DC tem um amor incontrolável pelo número ‘52’, não é a toa que temos Os Novos 52 nos quadrinhos, dentre outras coisas. Isso não é diferente nas séries de televisão. Algumas cenas de cobertura jornalística em The Flash — assim como em Arrow — mostram o Canal 52, que possui bastante destaque na imprensa televisiva desse universo, já que muitas vezes as informações são passadas por eles. O nome é Channel 52 News… e qualquer semelhança com “Novos 52” não é mera coincidência.


ORIGEM DO FLASH E VIAGEM NO TEMPO

The Flash Easter Eggs

A série de TV fez algumas pequenas mudanças na história origem do Flash — fazendo com que o raio que atinge Barry seja resultado do acidente com o Acelerador de Partículas —, mas a cena do choque é replicada em detalhes. Um raio invade o laboratório de Barry, atingindo-o e jogando-o em uma estante cheia de produtos químicos desconhecidos. Apesar da fidelidade, um detalhe intrigante é que, quando Barry se choca com a estante de produtos químicos, um borrão vermelho passa de relance na cena. Por um lado, pode não ser nada, apenas o clarão do raio. Por outro lado, antes do raio acertar Barry, os líquidos químicos nos frascos da estante flutuam da mesma forma que aconteceu na noite em que sua mãe morreu. Isso pode ser um sinal de que havia um velocista próximo, de alguma forma, talvez alguém que estivesse ali para mudar o curso da história. Flash constantemente lida com situações de viagens no tempo, algo que será abordado na série, de acordo com os produtores. Logo o acidente que transformou Barry em Flash pode não ter sido tão acidental assim… é uma possibilidade viável.


FLASH DA SÉRIE DOS ANOS 90

The Flash Easter Eggs

Essa nova série do Flash não é a primeira vez que o herói é adaptado para a televisão. John Wesley Shipp interpretou o Velocista Escarlate em uma única temporada da série The Flash, lançada em 1990 pela CBS — e ele usava um uniforme de veludo musculoso que fazia o maior sentido na época. — Apesar da curta duração, é uma série que eu gostava, e me lembro com carinho de ter acompanhado até o final. Muitos também se lembram com carinho da série, então não é surpresa que Wesley Shipp também esteja na série atual. Ele interpreta o pai de Barry, Henry Allen, um sinal de que o antigo Flash está passando a tocha para o novo. Mas também, considerando a forma como acontece a morte da mãe de Barry, pode ser que Henry, na verdade, tenha alguma conexão maior com o Flash do que ser apenas o pai dele — Henry pode já ter tido poderes e desistido deles (ou evitado usá-los) por causa de sua família, ou alguma história ligada à viagens no tempo. — Independente de qualquer coisa, eu adorei a escalação do ator para a série nova, um grande sinal de respeito por parte dos produtores.


CISCO RAMON/VIBRO

The Flash Easter Eggs

Quando Barry Allen acorda do coma, ele se encontra com dois cientistas dos Laboratórios STAR. Um deles é Francisco “Cisco” Ramon (Carlos Valdes), que nos quadrinhos é um porto-riquenho que se torna integrante da Liga da Justiça como o herói Vibro. Como meta-humano, Vibro tem poder de criar ondas de vibração, e é um dos poucos capazes de conter a força de aceleração do Flash. Na série, não parece que Cisco terá poderes, pelo menos não agora. Ele é um cientista que projeta dispositivos especiais para o Flash e também é responsável por ajudá-lo no uso de seus poderes, então, tecnicamente ele é um dos poucos que poderiam conter a força de aceleração do Flash na série (com ajuda da ciência, no caso).


CAITLIN SNOW/NEVASCA E RONNIE RAYMOND/NUCLEAR

The Flash Easter Eggs

Diferente de Cisco Ramon, nos quadrinhos a Dra. Caitlin Snow (Danielle Panabaker) não é bem uma heroína. Ela é a vilã Nevasca, uma ex-cientista dos Laboratórios STAR no Ártico, onde sofreu um acidente que lhe concedeu poderes, mas distorceu sua mente. Ela precisa se alimentar de energia vital para alimentar seus poderes, e se transformou numa grande inimiga do herói Nuclear graças ao efeito que a energia dele produzia em seus poderes. Na série, ela não é vilã, sendo apenas mostrada como uma mulher rancorosa pela “morte” do noivo, que desapareceu durante o acidente com o Acelerador de Partículas. O nome dele é Ronnie Raymond, que é justamente o nome de Nuclear, e é certo que ele vai aparecer na série mais para frente, interpretado por Robbie Amell (primo de Stephen Amell). Pela forma como as coisas são contadas na série, Ronnie deve ter se tornado meta-humano e quando voltar provavelmente terá poderes. Pode ser até que a situação se inverta em relação a HQ, com Ronnie aparecendo como vilão e Caitlin sendo mantida como parte dos mocinhos. Um detalhe é que no primeiro episódio existem algumas insinuações sutis de que Barry e Caitlin, no futuro, poderiam ter uma relação mais profunda.


GORILA GRODD E A CELA DESTRUÍDA

The Flash Easter Eggs

No que é claramente um dos easter eggs mais óbvios do primeiro episódio, enquanto Barry e o Dr. Wells caminham por um corredor dos Laboratórios STAR, a câmera foca em uma gaiola quebrada que identifica quem vivia lá dentro simplesmente como ‘Grodd’. A referência aqui é ao Gorila Grodd, inimigo de longa data do Flash. Isso é um sinal claro de que o vilão vai aparecer na série em algum momento. Nos quadrinhos, Grodd é um dos vários habitantes de Gorila City, no Congo, a cidade de toda uma comunidade de macacos super-inteligentes. Na série, suas habilidades psíquicas e telepáticas provavelmente seriam concedidas pelo Acelerador de Partículas.


EDDIE THAWNE/FLASH REVERSO?

The Flash Easter Eggs

Na série, Rick Cosnett interpreta o detetive Eddie Thawne, e essa é uma referência tapa-na-cara para quem conhece o herói nos quadrinhos. O nome é claramente uma abreviação de Eobard Thawne, que nos quadrinhos é um dos maiores inimigos do Flash, o Flash Reverso — também chamado Professor Zoom. — Na HQ, Thawne era originalmente um criminoso do século 25 que encontrou uma cápsula do tempo contendo o uniforme do Flash, que ele conseguiu modificar de modo que pudesse usar os poderes do Flash enquanto estivesse vestindo o uniforme — que por causa do processo, tem as cores invertidas. — Como Flash Reverso, ele cometeu muitos crimes e se tornou obcecado por Barry Allen, descobriu a identidade do Flash e matou sua esposa Iris. Ainda está claro se os produtores da série estão pensando em transformar Eddie Thawne no Flash Reverso, mas considerando que desejam manter um grau alto de fidelidade com os quadrinhos, é uma possibilidade grande. Na série, há o fato de que Eddie e Iris estão namorando, e Barry é apaixonado por ela, sendo assim, pode acontecer de Iris, no futuro, terminar com Eddie para ficar com Barry, deixando Thawne com raiva o bastante para descobrir a identidade do Flash e se tornar um inimigo obcecado dele. Apesar disso, Thawne não é o único homem a usar o título de Flash Reverso nos quadrinhos, então pode ser que o Flash Reverso seja outra pessoa — ou mesmo, Thawne poderia conseguir os poderes do Flash Reverso com essa ‘primeira pessoa’, nunca se sabe.


DR. HARRISON WELLS/FLASH REVERSO?

The Flash Easter Eggs

Enquanto Cisco Ramon e Caitlin Snow são visivelmente mais inclinados para serem aliados e amigos de Barry Allen, o primeiro episódio mostra que o Dr. Harrison Wells pode não ser tão aliado assim, embora inicialmente ele se torne um mentor para o herói. Considerando a reviravolta EXPLODEDORA DE CÉREBROS mostrada no final do piloto, está claro que Wells não é confiável — no final do segundo episódio, as suspeitas sobre o personagem crescem bastante. — O motivo exato pelo qual Wells esconde que pode andar, ou como ele adquiriu conhecimento sobre eventos do futuro é desconhecido. Mas existe algumas insinuações que estabelecem relação com os quadrinhos. Na HQ, existe um amigo em uma cadeira de rodas que ajuda o Flash (neste caso, Wally West) em sua missão, com objetivo de torná-lo um herói melhor. Esse amigo se tornou tetraplégico após um ataque de Grodd — e a insinuação da cela destruída na série pode ser uma dica sobre quem é o Dr. Wells. — Ainda nos quadrinhos, esse amigo se chama Zolomon Hunter, o homem que se torna o terceiro Flash Reverso. Isso significa que o Dr. Harrison Wells pode ser o Flash Reverso dessa primeira temporada — quem matou a mãe de Barry, e talvez quem manipulou as coisas para que Barry se tornasse meta-humano. — Nos quadrinhos, Zolomon pensa em matar a esposa de Wally (Linda Park) para torná-lo um herói melhor. Na série, ele pode ter matado Nora Allen para tornar Barry um herói melhor, e isso pode acontecer através de uma viagem no tempo. Os poderes do Dr. Wells ainda poderiam ser passados para Eddie Thawne no futuro, de modo que ele se transformasse no segundo Flash Reverso da série (como eu disse antes).


CRISE… DAS INFINITAS TERRAS???

The Flash Easter Eggs

Os produtores da série não tiveram piedade da nossa alma de fãs e jogaram uma bomba EXPLODEDORA DE CÉREBROS na cena final! Além de revelarem que o Dr. Harrison Wells pode andar, ainda mostraram que ele possui uma cópia do jornal The Central City Citizen com uma foto de Barry Allen como Flash na capa e a manchete: “Desaparecimento do Flash Desencadeia Crise” A data do jornal? 25 de abril de 2024! Na porra do futuro!… E nesse momento estou surtando e alucinando porque essa é uma referência gigante à Crise das Infinitas Terras, evento dos quadrinhos publicado em 1985 em que Barry Allen se sacrifica para salvar o universo inteiro. Além de confirmar que a mesma história se passa 10 anos no futuro, a imagem também mostra que Barry, um dia, vai vestir o uniforme escarlate que conhecemos, com o símbolo do raio de fundo branco. Um dos escritores da série, Greg Berlanti, em entrevistas recentes, deu a entender que a Crise passou pela cabeça dos showrunners, mas ninguém esperava que isso fosse ser confirmado logo no primeiro episódio, assim, como um tapa na cara da sociedade. Considerando que eles também pretendem explorar a capacidade de Barry para viagens no tempo na série de TV, significa que há uma chance de evitar que o mundo seja exposto aos “céus vermelhos” causados pela Crise, ou que a fusão entre a “Wayne Tech/Queen Inc.” aconteça.

O fato de que existe DE VERDADE um interesse em adaptar a Crise das Infinitas Terras, contudo, abre um leque de possibilidades muito maior e que pode ir além da série de TV. Geoff Johns, Diretor de Criação da DC, deu uma entrevista dizendo que os universos do cinema e da televisão poderiam se encontrar algum dia — clique aqui para ler a matéria. — A Warner recentemente divulgou seus planos para o Universo Compartilhado da DC no cinema, deixando claro que ele existira completamente separado do Universo Compartilhada da DC na televisão, especialmente com o anúncio de Ezra Miller como Flash no cinema, enquanto Grant Gustin está assumindo na televisão. Eu reclamei bastante disso na parte do Flash da matéria sobre o anúncio, e até pensei na Crise das Infinitas Terras — clique aqui para ler a matéria. — MAS parando para remoer e pensar no assunto, poderíamos até considerar os universos do cinema e da TV como, por exemplo, Terra 1 e Terra 2, e se fossem trabalhados separados para, no futuro, juntarem heróis do cinema e da TV em um grande crossover cinematográfico… seria a Crise das Infinitas Terras… e seria FODA PARA CARALHO!!! Se isso acontecesse, a DC ia zerar o cinema e a televisão, tudo junto!

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • http://vanille-vie.blogspot.com.br/ DEBORA CECILIA GUQUELIN THEOBALD

    Não manjo muito dos quadrinhos, mas adoro as histórias de heróis, estou acompanhando e amando Flash e a sua review foi ótima e de grande ajuda pra eu poder me situar e entender melhor o que está acontecendo!
    Acho a teoria de que o Grood teria aleijado o Dr. Wells e que ele tenha matado a mãe do Barry muito crível! E espero mesmo que a Caitlin não seja vilã asuhaushauhs
    E só estou imaginando o quão lacrador seria um crossover da tv com o cinema. Afinal, a Marvel tem feito isso até agora e tem dado super certo! Deu um pouco de medinho dessa Crise nas Infinitas Terras, mas todo grande heróis preciso de uma provação a sua altura e Flash é <3

    P.S: só uma correção: o Robbie Amell é primo do Stephen e não irmão :)

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      A Caitlin não deve virar vilã na série, apesar da personagem ser vilã nos quadrinhos….pelo menos nesse primeiro momento, é pouco provável.

      E corrigi o status do Robbie Amell…falha minha :)

      Vamos torcer por um mega crossover!

      Obrigado!

  • paulo

    explica essa ultima por favor, de crise dnas infinitas terras.. q eu nao entendi nada, de interligar tv e cinema,existe mais de 1 flash? terra 1 e terra 2? etc, e tbm nao entendi pq daquele jornal la do futuro…

  • Franklin dos Santos

    Kara, super curti seu post… mto bom mesmo, tá de parabéns… me ajudou a entender um pouco mais sobre o lance do flash reverso, ainda tá maior dúvida, mas deu uma clareada… sobre a nevasca eu nem fazia ideia, mas faz todo sentido…

    queria sugerir uma matéria pra ti, daria um baita trampo, mas acho q valeria a pena: fazer tipo uma lista com todos os personagens da serie e seus respectivos no universo do flash, mtos deles já foram apresentados como o multiplex ou frio, mas acho q ainda tem mto mais… dá um help ai pq por vezes eu fico perdido em saber quem é quem kkk

    vlw e parabéns

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado!

      Vou tentar fazer um apanhado desses personagens e fatos de Flash e criar um post sobre isso. Valeu pela sugestão :)

  • Nay Nayra Edm Thivaios Aoki

    Amei o post , exclareceu muita coisa em minha cabeça , mais ate agora to tentando roer uma noticia , nao muito legal , que ta me dando vontade de matar o DR. HARRISON WELLS , ele vai matar o Cisco , ele vai fazer ele chorar e depois matalo , acredito que ele nao vai virar o Vibro … chocada e muito infeliz . Ha´ eu ainda nao endendi bem , essa Crise nas infinitas terras por favor , embaralhou meu cerebro .

  • Tiagoseiyapb

    nossa acho o wally o melhor flash gosto do barry mas nada de afro americano ele tem que ser ruivinho pra ele virar o kid flash

Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud