Filmes

Disney Perde os Direitos de JOHN CARTER – Série de Filmes Pode Recomeçar

John Carter

Em 2012, um pouco antes de estrear o estratosférico Os Vingadores, a Disney lançou John Carter, uma adaptação do personagem de Edgar Rice Burroughs, protagonizado por Taylor Kitsch e dirigido por Andrew Stanton. Os resultados finais, contudo, não agradaram tanto a maior parte do público. Eu gostei do filme, achei divertido, mas ele fez apenas 73.000 mil dólares no mercado norte-americano. Ainda que tenha conseguido em torno de 284 milhões dólares em todo o mundo, ultrapassando os 250 milhões dólares do orçamento de produção, o fraco desempenho do filme trouxe mais prejuízos do que lucros para a Disney, acabando com quaisquer possibilidades de uma franquia a longo prazo.

Uma consequência recente disso é que a Disney perdeu os direitos sobre a obre, que agora retornou para a Edgar Rice Burroughs Inc. A empresa, por sua vez, anunciou que está buscando parceria com um novo estúdio para trazer as aventuras de John Carter de volta para as telonas.

Os livros com as histórias de John Carter tiveram um enorme impacto sobre a indústria cinematográfica ao longo dos anos, uma vez que serviram como fontes de inspiração para filmes como Star Wars e Avatar — duas franquias extremamente bem sucedidas, e que vão ganhar sequências em breve. — Nesse sentido, é até curioso que a obra de ficção científica original não tenha conseguido o mesmo sucesso, embora seja preciso considerar que a Disney teve vários problemas durante a divulgação do filme.

Em contrapartida, o ComingSoon também destacou que algumas das primeiras publicações de Burroughs, incluindo Uma Princesa de Marte — que inspirou o filme John Carter —, são de domínio público, o que significa que qualquer um poderia tentar sua própria adaptação do livro. Mas se uma nova produção pretende alcançar o tipo de atenção global que o filme da Disney recebeu, isso teria que ser feito com a aprovação da Edgar Rice Burroughs Inc. Nesse caso, fica até difícil imaginar que algum estúdio de Hollywood queira investir na franquia, especialmente considerando a história recente de fracasso da obra no cinema.

Além disso, a maioria das grandes corporações já está investindo em grandes franquias, como DC, Marvel, Star Wars, Transformers, X-Men, Star Trek, Bourne, entre outras. Um novo filme de John Carter demandaria um grande estúdio, uma vez que seria inevitavelmente uma produção em grande escala. Embora os estúdios Fox ou Paramount provavelmente seriam os mais abertos para receber a franquia nesse momento, pois poderiam se beneficiar de algumas franquias adicionais em seu line-up. Eu gostaria de ver mais de John Carter no cinema, e não me importaria se fosse um reboot, nem um pouco.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud