Animes

Guardiões da Galáxia e BILL MANTLO – A Incrível História do Criador de Rocket Raccoon

Bill Mantlo

Os fãs mais antigos da Marvel certamente se lembram de Bill Mantlo, roteirista de inúmeras revistas em quadrinhos da Casa de Ideias. Pau para toda obra, era conhecido por cumprir prazos apertados, muitas vezes cobrindo o atraso de seus colegas. Além de passagens marcantes por séries como Os Vingadores, Homem de Ferro, Hulk e Tropa Alfa, Mantlo foi co-criador do Rocket Raccoon, o guaxinim espacial que se tornou um dos personagens mais adorados de Guardiões da Galáxia.

Nos anos 70 e 80, Bill foi um dos principais escritores da Marvel Comics. Ele escrevia roteiros em um ritmo alucinante, e frequentemente ajudava com pendências de escritores que atrasavam com seus prazos. Ele também era conhecido por assumir atribuições que ninguém queria, transformando muitas histórias de personagens de brinquedos de ação licenciados em sucessos de vendas nos quadrinhos, como é o caso de Rom: O Cavaleiro do Espaço e Micronautas. Mantlo criou vários personagens para Marvel, muitos deles voltados para as aventuras intergalácticas da editora. Ele também se tornou conhecido pela criação de Manto e Adaga.

O que muitos talvez não saibam é que o criador sofreu um acidente em 1992, quando foi atropelado enquanto andava de patins. O motorista fugiu do local e até hoje não foi identificado. Mantlo sofreu lesões cerebrais permanentes por conta do atropelamento, e desde então é paciente do Centro de Reabilitação e Enfermagem Nassau no Queens, onde recebe assistência de 24 horas. Os cuidados médicos intensos têm um custo elevado, por isso fãs, amigos e familiares já fizeram diversas campanhas para arrecadar fundos com objetivo de arcar com as despesas.

Com a estreia de Guardiões da Galáxia, seria importante um posicionamento da Marvel sobre o roteirista, uma vez que seu personagem é uma das principais estrelas do filme, que só no fim de semana de estreia fez 94 milhões de dólares nos Estados Unidos.

Considerando isso, a Marvel/Disney fez um contrato com Michael Mantlo, irmão de Bill que cuida de seus interesses desde o acidente, e renegociou o pagamento dos royalties do personagem. Segundo Michael, os termos foram bem vantajosos para seu irmão, incluindo até mesmo ajuda para os custos do tratamento. Ele, contudo, não pode revelar os detalhes do negócio, pois foi estabelecida uma cláusula de confidencialidade, algo que é padrão nesses casos.

A cereja do bolo veio esta semana, quando a Disney, quebrando todos os protocolos, permitiu que uma sessão privada de Guardiões da Galáxia fosse exibida para Bill e seus parentes, realizada na clínica de reabilitação onde o autor vive atualmente.

Com certeza este foi um dia incrível para Bill. Michael afirmou que, encerrado o filme, viu o maior sorriso no rosto de seu irmão desde o dia em que sofreu o acidente, além de uma ou duas lágrimas de felicidade, tendo sido este então o dia mais feliz na vida de Bill Mantlo.

Essa questão dos direitos autorais dos antigos personagens dos quadrinhos sempre foi uma pedra no sapato das editoras. Embora legalmente fossem as detentoras exclusivas dos direitos dos personagens, sempre pegou mal, sendo objeto de diversos questionamentos, como o fato delas fazerem rios de dinheiro com os super-heróis enquanto seus criadores não recebiam nada por isso, muitas vezes passando por dificuldades financeiras sérias no final de suas vidas. Por isso, é incrível ver que a Marvel/Disney fez a coisa certa dessa vez, deixando criadores e fãs felizes em saber que foram todos tratados com justiça.

Além do gesto respeitoso da Marvel para com o criador do Rocket Raccoon, ainda existem criadores de quadrinhos e fãs que se mobilizam para angariar fundos a fim de custear o tratamento médico. Em 2007 o desenhista David Yurkovich escreveu um livro chamado Mantlo: A Life in Comics, cuja renda foi para o irmão de Mantlo como forma de manter a assistência ao artista. A Floating World Comics também lançou Spacenight: A Tribute to Bill Mantlo, na qual vários artistas desenharam Rom como outra forma de ajudar na arrecadação de fundos para o escritor.

Quem quiser ajudar com doações para o escritor, encontrará as informações necessárias para isso no site do quadrinista Greg Pak (Hulk Contra o Mundo), um dos que ainda lideram os esforços para angariar fundos em nome de Bill Mantlo: www.gregpak.com

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Nível Épico em Imagens

Facebook

Google Plus