Existem algumas animações que, não importa quanto tempo passe, serão sempre impressionantes. Os anos parecem afetá-las de tal forma que não envelhecem, mas sim tornam-se cada vez mais clássicas. E nesta categoria, Ghost in the Shell é um dos principais expoentes.
Baseado no mangá de Shirow Masamune, o filme de Mamoru Oshii, lançado em 1995, traz a história de uma empresa de segurança em perseguição a um misterioso hacker (Puppet Master), em um futuro cyberpunk no ano de 2029. Com seu visual surpreendente e trama profunda, que trata inclusive de questões filosóficas como a identidade em um mundo extremamente tecnológico e materialista, Ghost in the Shell influenciou diversas outras histórias, como o filme Matrix, por exemplo.
Agora, imagine uma adaptação live action de tudo isso para os cinemas. Sim, tal ideia pode ser um pouco controversa e instigar os ânimos defensivos dos fãs mais canônicos. No entanto, depois de verem o trabalho que a equipe do Project 2501 está fazendo, até os mais ortodoxos pensariam no caso com carinho.
Eles recriaram algumas das cenas clássicas da abertura do anime com atores de verdade e (bastante) CG. Por enquanto, são apenas algumas imagens, um “tributo fotográfico”, como eles mesmo chamam, e não existe intenção para um filme (uma pena, na minha opinião).
Se você nunca viu Ghost in the Shell, corre para ver, porque isso é uma grande falha de caráter na sua formação.
Abaixo tem um making of (nsfw*) bem foda mostrando um pouco como eles fizeram isso. Se você quiser, também pode comparar o projeto com a abertura da animação original (no segundo vídeo).
*nsfw = not safe for work = tem peitinhos