Livros

SETE Heróis da Literatura Infantojuvenil Que Você Deveria Conhecer

Como você deve saber, nossa querida Ronize Aline lançou no fim do ano passado seu novo livro Anete, Nariz de Chiclete. Em comemoração ao lançamento, autora resolveu fazer um Blog Tour e nós fomos convidados para participar desse evento. O Blog Tour é uma ação em que o autor de um livro passa por vários blogs literários escrevendo posts exclusivos sobre um assunto relacionado ao seu livro ou à literatura, divulgando assim seu próprio trabalho. Sendo assim é com muita honra que recebemos no Nível Épico a autora Ronize Aline para um Guest Post sobre heróis importantes da literatura infantojuvenil, e que certamente fizeram parte da infância de muitos de nós.

Blog Tour Anete

“No fundo, apesar de sua infinita variedade, a história de um herói é sempre uma jornada. Um herói sai de seu ambiente seguro e comum para se aventurar em um mundo hostil e estranho.” É dessa forma que Christopher Vogler, em seu livro A Jornada do Escritor, nos apresenta o herói.

A jornada do herói a que ele se refere tanto pode ser uma viagem a um lugar real, como uma cidade estranha ou floresta, quanto uma jornada interior — da mente, do coração ou do espírito. O fundamental é que, ao longo da aventura, o herói cresça e se transforme, passe de um estado a outro. Abaixo, trago sete heróis da literatura infantojuvenil que valem a pena conhecer. É claro que esta lista é ínfima, apenas um recorte baseado na importância que tais personagens têm na literatura e, também, em minhas preferências pessoais.


ALICE

Blog Tour Anete

A personagem principal de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carrol,vive uma aventura caótica onde nonsense e charadas matemáticas convivem lado a lado. A jornada de Alice começa quando ela resolve seguir um coelho branco que passa apressado e some por um buraco no chão. Ao tentar alcançá-lo, a garota cai no mesmo buraco e passa por situações inusitadas e desafiadoras. As situações vividas por Alice podem ser encaradas como etapas do amadurecimento da adolescente.


MARCELO

Blog Tour Anete

Personagem título do clássico Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha, esse menino curioso embrenhou-se em uma aventura linguística fascinante. Ele está na fase da descoberta das palavras e seus significados, e enfrenta a dificuldade de abstração comum às crianças nessa etapa da vida. Repleto de questionamentos e espontaneidade, Marcelo ajuda a desenvolver uma relação prazerosa da língua ao criar suas próprias palavras para nomear as coisas ao seu redor.


PETER PAN

Blog Tour Anete

Um menino que resiste a crescer e amadurecer. Este é Peter Pan, o herói do livro de mesmo nome de J. M. Barrie. Ele mora na Terra do Nunca, junto com a fada Sininho e os meninos perdidos, um lugar que as crianças visitam enquanto dormem. Peter visita os irmãos Wendy, João e Miguel durante a noite e consegue levá-los voando para a sua terra. Lá, vivem aventuras incríveis junto aos meninos perdidos e enfrentando o Capitão Gancho, o pirata vilão da história.


ATHOS, PORTHOS E ARAMIS

Blog Tour Anete

Neste tópico, são três os heróis. O clássico Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, é um romance histórico que arrebatou gerações de jovens com as aventuras do calmo – e por vezes soturno – Athos, do bonachão impulsivo e despreocupado Porthos, e do cavalheiro galante com inclinações sacerdotais, Aramis. Os três enfrentam muita aventura, muita intriga, muita política e muitos atos heroicos, típicos dos romances de cavalaria em que era comum duelar pelo que se acreditava.


GULLIVER

Blog Tour Anete

As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, narra as aventuras e desventuras do cirurgião e marinheiro Lemuel Gulliver que, durante mais de 15 anos, vaga pelos mares do mundo, sofrendo naufrágios, passando por terras estranhas e conhecendo povos inusitados. A parte da viagem que ficou mais conhecida é quando o protagonista chega a Lilliput, a terra dos pequeninos homens onde ele acorda preso ao chão, amarrado por cordas e estacas. Ao longo da jornada ele tem a oportunidade de viver experiências únicas ao encontrar pessoas tão diferentes ao que ele estava acostumado.


DOROTY

Blog Tour Anete

Frank Baum cria, em O Mágico de Oz, uma jornada mágica na qual a garota Doroty embarca depois de ser tirada da segurança do seu lar por um ciclone. Acompanhada por um Espantalho sem cérebro, um Lenhador de Lata e um Leão Covarde, Doroty segue pela Estrada dos Tijolos Amarelos rumo à Cidade das Esmeraldas. Ela vai em busca do mágico da Terra de Oz, um velho artista ilusionista de circo que finge ser um poderoso feiticeiro para proteger-se das bruxas. Só ele é capaz de fazer com que a garota volte para casa. Uma aventura cujos perigos são enfrentados graças à amizade que surge entre Doroty e seus companheiros.


HARRY POTTER

Blog Tour Anete

Para encerrar esta breve lista, um herói mais recente das histórias infantojuvenis: Harry Potter, criação da J. K. Rowling. O garoto, que dá nome à série de livros que se inicia com Harry Potter e a Pedra Filosofal, descobre-se bruxo de repente e é preciso lidar com um mundo totalmente desconhecido. Sua jornada, que inclui aulas de magia, partidas de quadribol e luta contra seres das trevas, é compartilhada com os amigos Rony e Hermione. Os livros acompanham Harry em seu amadurecimento tanto pessoal quanto em relação aos seus poderes e habilidades com a varinha.


Dica: Existem inúmeros outros heróis da literatura infantojuvenil cujas jornadas são dignas de nota: Tom Sawyer, Robinson Crusoé, Menino Maluquinho, Pequeno Príncipe, Oliver Twist, Percy Jackson e muito mais. E para você, qual é o melhor herói infantojuvenil?

Blog Tour Anete

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Nível Épico em Imagens

Facebook

Google Plus