Filmes

Mini-Episódio THE NIGHT OF THE DOCTOR – Os Mistérios do Oitavo Doctor

A série Doctor Who está completando 50 anos, e o especial The Day Of The Doctor está chegando como parte das comemorações. A BBC recentemente liberou um mini-episódio com pouco mais de 6 minutos, intitulado The Night Of The Doctor.

Apesar da sua curtíssima duração, o mini episódio é muito bem produzido e estrelado pelo Oitavo Doctor, Paul McGann, aquele do filme de 1996. Também conta com uma trama extremamente interessante, ao contar um pouco (mas bem pouco mesmo) sobre os mistérios do Doctor.

A sétima temporada de Doctor Who teve um episódio final ÉPICO! Desde o seu anúncio, quando todos souberam que chamaria “The Name of the Doctor”, até todos os acontecimentos, quando descobrimos o verdadeiro papel de Clara Oswin e sua importância na vida do Doctor. Mas o que mais intrigou todo mundo foi a última cena, quando o Doctor revela a Clara que seu verdadeiro nome é irrelevante, que o que importa é o nome que ele escolheu para si e esse nome é… DOCTOR.

O nome é como uma promessa feita, um compromisso. Então ele conta que aquela pessoa estranha que surgiu para eles é o homem que quebrou essa promessa. Assim, descobrimos John Hurt, o segredo do Doctor, enquanto misteriosamente o Doctor misterioso fala ao Décimo Primeiro Doctor que seus atos foram feitos em nome da paz e da sanidade. Então o quadro final do episódio se fecha em Hurt com uma legenda: “Introduzindo John Hurt como o Doctor”.

Whovians do mundo se inquietaram, a partir dali o mundo que nós conhecíamos tão bem havia caído — um Doctor completamente novo, existente dentro da linha temporária do Décimo Primeiro Doctor. Uma cartela final mostrava que tudo seria revelado em 23 de novembro.

Pois é, eu sei, como assim? É, senti a mesma coisa. Na verdade minha reação foi: Uau! Então é assim que o John Hurt surge na linha temporal do Décimo Primeiro Doctor! Mas a principal pergunta é, do que eles estão falando? Por que todo mundo teme o Doctor? Sabemos que isso é antigo, que todos tem medo do Doctor, mas acredito que é principalmente pelo poder que ele tem como Time Lord. Mas esse mini-episódio é um nível bem mais elevado, do tipo a garota, Cass, preferir morrer carbonizada com a queda de sua nave a entrar na TARDIS com o Doctor.

O que fica confuso é quando essa trama acontece, porque parece ser durante a Guerra do Tempo, entre os Time Lords e os Daleks. Mas se for, o que o Oitavo Doctor estava fazendo ali? Afinal o Doctor não consegue viajar através de sua própria linha temporal. Como o Oitavo Doctor conseguiria estar na Guerra que o fez fugir com a TARDIS e então se tornar o nosso Doctor aqui na Terra? Seria ele um paradoxo?

A nave cai em Karn, planeta que foi colônia de Gallifrey, onde vive a Irmandade de Karn, liderada por Ohila (Clare Higgins). A líder fica feliz em rever o Doctor e tudo parece começar a fazer sentido — uma rápida explicação: Karn foi visitado pelo Quarto Doctor (Tom Baker) durante a temporada 14 da Série Clássica, no episódio “The Brain of Morbius”. — Ohila revive o Doctor, que morreu com a queda da nave, por 4 minutos, o suficiente para que ele regenere e sobreviva. Só que a ideia de Ohila é que o Doctor regenere em algo que possa ajudar o Universo a superar o que está para acontecer. Após relutar, o Doctor resolve regenerar, e um jovem John Hurt aparece em um reflexo borrado. A cartela final revela: ”John Hurt como The War Doctor.”

Aí entendemos qual o papel de John Hurt dentro da linha temporal do Doctor e porque o Décimo Primeiro Doctor ficou tão abalado com sua aparição. O que dá a entender é que essa é uma medida extrema para ajudar o Universo e todas as realidades contra as consequências da Guerra do Tempo.

Grande parte das perguntas que surgiram no fim da Sétima Temporada são respondidas, como o nome do Doctor ter sido escolhido por ele entender essa nomenclatura como sinônimo de bondade. Foram anos salvando a Terra e o Universo, e esse sentido do nome está muito bem compreendido. Mas uma coisa muito bem mostrada no decorrer da Sétima Temporada é o lado sombrio do Doctor, que por mais misericordioso que possa ser, é poderoso acima de qualquer coisa, assim como são os Time Lords. Esse lado sombrio parece culminar na imagem do War Doctor: John Hurt. Principalmente quando ele olha para seu reflexo e diz: “Doctor, não mais.”

Tudo isso é meio óbvio dentro do mini-episódio, mas o que ele não conta de forma clara? O que ele não conta, deixa nas entrelinhas e nas referências deixadas por todas as partes. Primeiro, vamos entender o papel da Irmandade de Karn dentro da mitologia de Doctor Who.

Essa irmandade é composta por mulheres e foi fundada pelas Pythias, uma antiga comunidade matriarcal que comandava Gallifrey, quando elas foram exiladas em Karn. Elas são guardiãs da Chama Sagrada de onde é destilado o Elixir da Vida, que tinha o propósito de auxiliar um Senhor do Tempo em sua regeneração. Dotada de conhecimentos e tecnologia de Gallifrey, essa é razão pela qual Ohila consegue ajudar o Doctor a escolher qual será sua próxima regeneração.

Agora que Steven Moffat trouxe para essa nova fase a Irmandade de Karn, a Chama Sagrada e o Elixir da Vida, tudo parece ganhar um propósito maior dentro da série, além de deixar muito mais claro várias questões dentro da segunda metade da Sétima Temporada. A Guerra do Tempo está ameaçando o Universo e todas as realidades, o que significa que o War Doctor possa ter surgido dentro de uma outra realidade e por isso o Oitavo Doctor aparece ali.

Mas por que o Oitavo Doctor? Provavelmente porque ele está solto dentro da linha temporal. Ninguém viu ele regenerar no Nono Doctor (Christopher Eccleston). E nesse ponto, podemos ir mais além. O Oitavo Doctor era refinado, sábio e apesar de recém regenerado, sabia muito bem qual seu papel no Universo, o que me lembra o Décimo Doctor.

O Nono Doctor parecia repleto de um ódio e uma raiva muito primordial, ele estava pronto para defender o Universo, porém muito mais como um soldado do que um sábio, tanto que quando sua missão parece completa, ele regenera no Décimo Doctor (David Tennant), esse sim um homem muito mais sereno e sábio. Essa teoria fica clara na quarta temporada da série contemporânea, quando o Décimo Doctor conta isso a Rose. Tudo isso me leva a crer que o Nono Doctor surgiu quase que da mesma forma que o War Doctor, que é uma das regenerações do Doctor. A regeneração no Nono talvez tenha sido uma solução do Doctor para superar a regeneração sombria que originou o War Doctor.

Enfim, especulações e mais especulações em cima do mini-episódio, que abriram novas questões em relação ao episódio especial de 50 Anos de Doctor Who. Algumas respostas com certezas surgirão ali, mas acredito que muitas novas perguntas também.

The Day Of The Doctor será transmitido dia 23 de novembro, às 17h50, em centenas de salas de cinema e pela televisão no mundo todo, simultaneamente. Isso inclui a BBC HD do Brasil, e também salas de cinema daqui.

Também no dia 23 de novembro, para comemorar a exibição, acontecerá o Cineclube Sci-Fi: Doctor Who 50 Anos, no Planetário da Gávea, Rio de Janeiro. O episódio especial também será exibido na cúpula do Planetário, e se você quiser, pode encontrar mais informações na página no evento.

The Night Of The Doctor

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Nível Épico em Imagens

Facebook

Google Plus