Música

AEROSMITH e o Cenário Atual do Rock – Entrevista Com a Banda

Fotos: Christiano Rubin

Aerosmith Coletiva

Acredito que seja bem pequeno o número de pessoas que não conhece a banda Aerosmith e menor ainda o de quem não sabe quem é Steven Tyler, mas acredite, elas existem. Se você faz parte desse grupo pequeno, pare o que estiver fazendo e procure conhecer agora, afinal se trata de uma banda com 40 anos de estrada, que enfrentou altos e baixos na carreira sem nunca perder o bom humor e, mais importante, o talento, como ficou claro na entrevista coletiva com Steven Tyler, Joe Perry, Joey Kramer e Brad Whitford.

Tom Hamilton, baixista da banda, não participou dos shows no Brasil (que começou por Curitiba, no dia 15 de outubro), por motivo de saúde. Em seu lugar, David Hull veio tocar com a banda. Essa foi a primeira preocupação dos jornalistas presentes na coletiva, que obtiveram uma resposta muito positiva de todos os membros do Aerosmith. Primeiro por não ser a primeira vez que Hull toca com eles e, em segundo, porque o baixista faz parte da banda Joe Perry Project.

Incrível ver que uma banda com 40 anos de carreira consegue se manter atual e no topo, talvez por se preocupar com o futuro sem esquecer o passado, como afirmou Steven Tyler. São sobreviventes, que conseguiram se manter no jogo e produzir grandes álbuns, para no fim do dia ainda perceberem que estão fazendo o que gostam. Para Joey Kramer, eles sempre podem ser melhores do que são, por isso continuam praticando, compondo, gravando álbuns e tocando em shows, tudo para conseguirem superar o trabalho anterior.

Para contar a história da banda seriam necessários seis filmes distintos, foi a conclusão que chegaram ao serem perguntados se algum dia haveria um documentário sobre o Aerosmith. Eles não pensam em produzir algo como um documentário sobre eles, mas alguém poderia fazer um dia, talvez surpreendê-los. Porém, Tyler tem uma ideia bem clara de como seria, pois para ele, não precisa focar apenas nas músicas, mas também na vida de cada um deles e, quem sabe, ter o título de “Sweet Emotion”, que poderia ser um filme ou uma peça na Broadway. Bem preciso para quem não pensa nisso.

Sobre o presente, Tyler contou que na verdade o nome da turnê, Global Warming Tour, é uma referência ao calor trocado entre o público e a banda. “Warming” do fogo provocado entre eles. Já Perry, confessou que também se refere ao mundo atual e a preocupação com a situação climática. A turnê é para promover o álbum Music From Another Dimension, lançado em novembro de 2012, e o primeiro composto de músicas inéditas desde 2001. Para eles, esse novo trabalho é uma clara evolução da banda, sem perder o estilo antigo, procurando manter suas raízes.

Aerosmith Coletiva

A principal intenção ao manter o estilo, é poder, em shows, tocar os clássicos mesclados às músicas novas, para mostrar à nova geração do que eles ainda são capazes. Porém Tyler e Perry se sentem um pouco incomodados com o grande número de pedidos para que eles toquem apenas as músicas antigas, quando a intenção da banda é promover o novo álbum e o material que foi composto recentemente. Perry comentou que algumas bandas antigas, como a deles, decidiram parar de produzir novo material, por causa do constante pedido para tocarem apenas as músicas clássicas. Mas o guitarrista não acha que essa seja a solução, por isso continuam compondo material novo e saindo em turnê com as novas músicas. Tyler afirmou que eles sempre serão fieis às suas raízes, entendem que passaram por muitos problemas durante os anos 1990, mas conseguiram se reerguer com um hit. Sempre vão existir fracassos e sucessos, mas que eles continuarão compondo, exatamente por se recusarem a ser escravos apenas dos hits. Nos dias atuais, está cada vez mais difícil chegar ao topo e mais ainda, se manter lá. É uma façanha que eles conseguiram por 40 anos.

E o rock atualmente? Eles sabem que existem excelentes bandas de rock novas, começando a trilhar seus caminhos, que estão prontas para participar de festivais de rock ao lado deles. Mas reconhecem que essas bandas ganham pouco espaço atualmente em um mundo dominado por Justin Bieber e afins. Antigamente existiam grandes festivais de rock, com bandas de todos os estilos tocando, mesmo que fosse apenas 4 ou 5 músicas. Hoje em dia os festivais são dominados pelos DJs, o que torna o cenário atual mais difícil para novas bandas de rock. As bandas mais jovens estão aí, existem muitas, que não conseguem a exposição necessária para se tornarem conhecidas; mas felizmente, há a internet, onde é possível que essas bandas mostrem seus trabalhos e conquistem seus públicos. Perry e Tyler conseguem destacar algumas boas bandas atuais; Perry confessou ter baixado alguns álbuns no ano passado e Tyler não deixa de comentar sobre a banda de sua filha, Liv Tyler. Eles reconhecem que há muita coisa boa por aí, e que cada vez é mais difícil conseguir se manter em dia com as novidades.

Esse é o sexto show da banda no país, que esteve pela última vez aqui em 2011. Tyler resume a relação entre o Aerosmith e o público brasileiro, com a palavra paixão. Sentimento que ele espera para o show do Rio, nessa sexta, 18 de outubro, na Praça da Apoteose. Adora o calor do público brasileiro (e de toda a América do Sul) que canta e participa dos shows animadamente.

Com muita simpatia, mesmo após o aviso de que a Coletiva havia terminado, Tyler ainda contou histórias curiosas sobre bastidores de alguns shows que fizeram com outras bandas como Jane´s Addiction e com Dave Navarro, o qual o cantor revelou todos os pontos do corpo em que o artista tem piercings, até os mais íntimos. Mesmo com a saída dos outros membros do Aerosmith, após calorosa despedida, Steven permaneceu ali, fez algumas brincadeiras com os jornalistas, tirou uma foto em grupo e se despediu com muita alegria e simpatia, deixando claro que o seu carisma é um dos principais ingredientes para o sucesso do Aerosmith por 40 anos.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud