Você Viu?

Terra Prometida – Festival do Rio 2013

Terra Prometida

Terra Prometida

Terra Prometida

Terra Prometida

Retomando a parceria que deu certo em Gênio Indomável, o diretor Gus Van Sant e Matt Damon voltam a trabalhar juntos em Terra Prometida (Promised Land, EUA, 2012).

Desta vez, Damon interpreta Steve Buttler, um representante de uma companhia de gás que, junto com sua parceira Sue (Frances McDormand), tenta convencer a população de uma cidade do interior a permitir a exploração de gás natural em suas terras.

Em meio à crise econômica que assola o país, o dinheiro da grande corporação poderia resolver os problemas da cidade, e Buttler acredita sinceramente nisso. No entanto, há boatos de que os riscos de desastre natural são grandes, o que poderia comprometer a agropecuária local. A chegada de um ativista (John Krasinski) e as dúvidas levantadas por um velho professor da escola local (Hal Holbrook) podem botar todo o trabalho de Steve e Sue no lixo.

É curioso que o roteiro faz uma certa inversão do clichê de filmes com temas ambientalistas. Aqui, o “mocinho” é o empregado da grande corporação, que parece estar sempre em desvantagem. É ele que sofre a desconfiança de todos.

Já o jovem ativista é carismático, encantador e autoconfiante, fazendo com que sua causa seja admirada. Assim, o desafio passa a ser pessoal, gerando uma competitividade entre ambos que, é claro, envolvem uma bela e jovem professora da cidade (Rosemarie Dewitt).

No entanto, uma virada na trama faz tudo voltar mais ou menos aos trâmites normais do cinema norte-americano. Uma pena, pois tudo neste filme parece ser burocrático, como a direção, atuação, fotografia, etc. Se tivesse permanecido com a aparente premissa original, pelo menos traria uma nova visão para um tema tão desgastado.

O resultado final, contudo, acaba sendo mais um draminha bobo e facilmente esquecido. Para alguém que dirigiu filmes como Elefante e Milk, Gus Van Sant promete, não cumpre e decepciona.

MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

TERRA PROMETIDA (Promised Land) – De Gus Van Sant. Com Matt Damon, John Krasinski, Frances McDormand, Rosemarie DeWitt, Hal Holbrook. Estados Unidos, 2012. 106min.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens