Você Viu?

Spring Breakers: Garotas Perigosas – Festival do Rio 2013

Spring Breakers

Spring Breakers

Spring Breakers

Spring Breakers

Spring Breakers: Garotas Perigosass (EUA, 2012), dirigido por Harmony Korine, é uma produção causou grande fuzuê por ter em seu elenco as estrelas como Selena Gomez, Vanessa Hudgens e Ashley Benson, conhecidas por seus trabalhos com a Disney, de um jeito que os fãs nunca viram. É um filme que, provavelmente, não será exibido nos cinemas do circuito principal.

O filme se apropria de repetições de cenas e narrativas, a fim de apresentar aos espectadores os excessos cometidos pelos jovens, suas profusões de sentimentos e a rapidez dos acontecimentos que os cercam.

A trama é bem simples: quatro amigas decidem tirar as famosas férias de primavera (o tal spring break), mas não têm dinheiro para tal. Então, decidem praticar roubos para levantar dinheiro. As meninas tomam gosto pelo ato e mesmo depois de já levantado o montante, elas continuam a agir nos roubos. Durante as férias, são presas e vão parar nos cuidados do gangsta Alien (James Franco).

Esse pacote de ex-princesas da Disney seminuas decaindo das formas mais perturbadoras possíveis é um dos grandes atrativos da produção, por vermos aquelas menininhas supostamente ingênuas sendo desconstruídas.

Esta é uma história pesada, não como um filme de terror, mas como uma comédia de humor negro sobre a queda brutal da nossa civilização cada vez mais decadente, tudo em uma alucinante viagem de ácido neon no qual você não consegue saber o que sente.

A atmosfera parece saída de um pesadelo — em neon. O efeito é poderoso, para dizer o mínimo, pois Korine te deixa com a sensação desconfortável de falta de esperança, apesar do aparentemente esperançoso final do filme. Embora os temas sejam muito pesados, Korine trabalha com eles de forma exagerado para mexer com nossos brios.

A mensagem de Korine é dura e real: o governo falhou, o sistema de ensino falhou, a religião falhou, a culturas falhou, os valores falharam, os pais falharam. As pessoas estão sempre tão cegas por seu sentimento de auto-estima que não conseguem definir o que um crime realmente é. Pior, o crime é capaz absorver a inocência, e ainda chega sorrateiramente cantando Britney Spears.

MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

SPRING BREAKERS: GAROTAS PERIGOSAS (Spring Breakers) – De Harmony Korine. Com James Franco, Selena Gomez, Vanessa Hudgens, Ashley Benson, Rachel Korine. Estados Unidos, 2012. 92min.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud