Filmes

Blue Jasmine – Festival do Rio 2013

Blue Jasmine

Blue Jasmine

Blue Jasmine

Blue Jasmine

É comum a afirmação de que os protagonistas masculinos dos filmes de Woody Allen são alter-egos do próprio diretor, situação que só cresceu nos últimos, quando Allen cada vez menos atua. Mesmo em filmes como Anne Hall, focado nas mulheres, sempre havia um homem do tipo intelectual, de boa situação financeira, extremamente ansioso e hipocondríaco.

Mas no caso de Blue Jasmine (EUA, 2013), o diretor decide inovar colocando na tela sua versão feminina, interpretada magistralmente por Cate Blanchett.

Ela faz o papel de Jasmine, viúva de um milionário (Alec Baldwin) que fez fortuna aplicando golpes no mercado financeiro de Nova York. Deslumbrada com todo o luxo, Jasmine fazia vista grossa às falcatruas do marido, até tudo ruir. Isso é mostrado em flashback, enquanto no presente ela resolve mudar para São Francisco e morar com a irmã pobre (Sally Hawkins) para reconstruir do zero sua vida.

O drama todo se passa na dificuldade de adaptação de Jasmine à nova vida, na qual precisa trabalhar para ganhar a vida. No entanto, em sua cabeça, ela ainda não aceita sua realidade, o que gera situações tanto cômicas quanto tristes. Blanchett tem uma das melhores atuações de sua carreira, pois consegue oscilar entre estas emoções sempre mantendo o porte e mostrando sua inadequação ao novo meio social em que vive.

Mesmo em decadência, ela não perde sua elegância. Embora sua personagem seja a versão feminina do típico Woody Allen, ela consegue dar um brilho próprio a sua Jasmine, que figura fácil na lista dos melhores personagens em toda a cinematografia do diretor.

Blue Jasmine continua mantendo o alto nível desta fase mais recente de Allen. E desta vez, ele ainda consegue filmar duas cidades de forma tão bela que faz o espectador querer largar tudo e embarcar num avião para conhecê-las. Juntando o estilo do diretor com a atuação soberba de Cate Blanchett, temos mais um filme imperdível para dificultar a nossa escolha de qual é o nosso Woody Allen favorito.

MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

BLUE JASMINE (Blue Jasmine) – De Woody Allen. Com Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Andrew Dice Clay, Louis C.K. Estados Unidos, 2013. 98min.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud