Filmes

Antes Sexo Do Que Nunca – Festival do Rio 2013

Antes Sexo Do Que Nunca

Antes Sexo Do Que Nunca

Antes Sexo Do Que Nunca

Antes Sexo Do Que Nunca

O tédio da vida burguesa de casar, trabalhar, ter filhos, etc. já foi objeto de tantas obras que já é quase um gênero à parte. Antes Sexo do que Nunca (Concussion, EUA, 2013) tem como grande novidade fazer isso com um casal lésbico.

O filme nos apresenta Abby (Robin Weigert), uma mulher de meia idade, com dois filhos, casada com outra mulher que parece não mais desejá-la sexualmente. Para obter satisfação, procura uma prostituta, e acaba por fim ela mesma se tornando uma, oferecendo seu serviço apenas para mulheres com grande poder aquisitivo. Aos poucos, vai encontrando dificuldade em conciliar a vida dupla.

Uma estratégia no combate ao preconceito é tentar mostrar as semelhanças de quem o pratica e de quem o sofre. O objetivo da diretora Stacie Passon parece ter sido esse: mostrar que um casal homossexual passa pelas mesmas agruras que um heterossexual. No entanto, não apenas de boas intenções se faz um bom filme, e este acaba falhando em muitos aspectos.

Falta às personagens uma profundidade psicológica maior. O que leva realmente a protagonista se prostituir, e não apenas procurar uma aventura amorosa? Sua esposa a deixa de lado por qual razão? E suas clientes, quem elas realmente são, e o que as levam a procurar por tais serviços sexuais? Todas as situações ficam muito jogadas no roteiro. A favor da diretora, porém, deve-se dizer que filma com bastante elegância as cenas eróticas, buscando planos que valorizam menos o corpo e mais a sensualidade das atrizes.

Muitas vezes, comparar duas obras com premissas parecidas, mas objetivos diferentes, pode ser extremamente injusto. Mas neste caso é impossível não se lembrar do clássico A Bela da Tarde de Luis Buñuel.

Enquanto o diretor espanhol utilizava o mote da burguesa que se prostitui para desconstruir as hipocrisias das convenções sociais, Passon acaba por fazer o contrário aqui. O erotismo de seu filme valoriza muito mais o lesbian chic, e quando tenta ser engajado acaba apenas por reforçar os estereótipos do modelo social e familiar ao qual todos nós estamos presos.

MOSTRA MUNDO GAY

ANTES SEXO DO QUE NUNCA (Concussion) – De Stacie Passon. Com Robin Weigert, Julie Fain Lawrence, Emily Kinney, Johnny Tchaikovsky, Ben Shenkman, Daniel London. Estados Unidos, 2012. 93min.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud