Filmes

Clear History – Festival do Rio 2013

Clear History

Clear History

Clear History

Clear History

Clear History (EUA, 2013) é um filme feito para a televisão pela HBO, pensado certamente para deixar os fãs de Larry David felizes.

David, também conhecido por seu papel como co-criador da série Seinfeld, elaborou o esboço de 30 páginas para o filme juntamente com outros nomes do humor como Alec Berg, Jeff Schaffer e David Mandel. Ele descreveu para os atores o arco-geral do filme, mas não detalhou qualquer diálogo, deixando espaço o elenco repleto de estrelas improvisar — incluindo nomes como Jon Hamm, Bill Hader, Philip Baker Hall, Kate Hudson, Michael Keaton, Danny McBridge, Eva Mendes, Amy Ryan e J.B. Smoove. Por isso, não se surpreenda pelas conversas do filme parecerem casualmente saídas de uma sitcom.

David interpreta Nathan Flomm — um executivo de marketing do Vale do Silício vagamente inspirado por Ronald Wayne e sua decisão na década de 70 por vender sua participação de 10 por cento na Apple.

Apesar de usar uma peruca/barba impressionante que o faz parecer um cruzamento de Alan Moore e The Dude — O Grande Lebowski —, o carisma distorcido de David é brilhante. Através de sua tendência para ser inconvenientemente honesto, Nathan briga com seu chefe/sócio/amigo Will Haney (Hamm) por não concordar com o nome que ele quer dar para o novo carro desenvolvido pela empresa deles: Howard — “Howard?! É como um restaurante chamado Hepatite!”, ele diz. Por causa de sua atitude, Nathan passa a ser publicamente humilhado quando a empresa se torna um sucesso escandaloso, e tenta recomeçar sua vida disfarçado como “Rolly DaVore” na ilha de Martha Vineyard — apenas para descobrir que 10 anos depois seu ex-chefe se mudou para seu bairro.

Dirigido por Greg Mottola, de Superbad, toda a loucura gira em torno dos desvios característicos de David por ser um chato detalhista que reclama dos talheres do restaurante local que não são limpos e das tomadas elétricas em lugares baixos que deviam estar na altura dos olhos — “Qual o problema, são como órgãos genitais? Nós temos que escondê-las?” — O filme ainda toca em alguns aspectos éticos sobre as consequências da ganância e vingança, e nunca se preocupa realmente em ser politicamente correto — o que é muito bom!

A marca única do humor ácido de Larry David, junto com a sensacional espontaneidade de cada cena improvisada, garante um filme espirituoso e engraçado.

Larry David interpreta Larry David, basicamente, e o filme como um todo parece um grande episódio de Seinfeld, repleto de momentos sobre absolutamente nada, sem pudores, mas que até certo ponto, é uma crítica sarcástica sobre tudo.

MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

CLEAR HISTORY (Clear History) – De Greg Mottola. Com Larry David, Bill Hader, Philip Baker Hall, Jon Hamm, Kate Hudson, Michael Keaton. Estados Unidos, 2013. 100min.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud