Filmes

Clear History – Festival do Rio 2013

Clear History

Clear History

Clear History

Clear History

Clear History (EUA, 2013) é um filme feito para a televisão pela HBO, pensado certamente para deixar os fãs de Larry David felizes.

David, também conhecido por seu papel como co-criador da série Seinfeld, elaborou o esboço de 30 páginas para o filme juntamente com outros nomes do humor como Alec Berg, Jeff Schaffer e David Mandel. Ele descreveu para os atores o arco-geral do filme, mas não detalhou qualquer diálogo, deixando espaço o elenco repleto de estrelas improvisar — incluindo nomes como Jon Hamm, Bill Hader, Philip Baker Hall, Kate Hudson, Michael Keaton, Danny McBridge, Eva Mendes, Amy Ryan e J.B. Smoove. Por isso, não se surpreenda pelas conversas do filme parecerem casualmente saídas de uma sitcom.

David interpreta Nathan Flomm — um executivo de marketing do Vale do Silício vagamente inspirado por Ronald Wayne e sua decisão na década de 70 por vender sua participação de 10 por cento na Apple.

Apesar de usar uma peruca/barba impressionante que o faz parecer um cruzamento de Alan Moore e The Dude — O Grande Lebowski —, o carisma distorcido de David é brilhante. Através de sua tendência para ser inconvenientemente honesto, Nathan briga com seu chefe/sócio/amigo Will Haney (Hamm) por não concordar com o nome que ele quer dar para o novo carro desenvolvido pela empresa deles: Howard — “Howard?! É como um restaurante chamado Hepatite!”, ele diz. Por causa de sua atitude, Nathan passa a ser publicamente humilhado quando a empresa se torna um sucesso escandaloso, e tenta recomeçar sua vida disfarçado como “Rolly DaVore” na ilha de Martha Vineyard — apenas para descobrir que 10 anos depois seu ex-chefe se mudou para seu bairro.

Dirigido por Greg Mottola, de Superbad, toda a loucura gira em torno dos desvios característicos de David por ser um chato detalhista que reclama dos talheres do restaurante local que não são limpos e das tomadas elétricas em lugares baixos que deviam estar na altura dos olhos — “Qual o problema, são como órgãos genitais? Nós temos que escondê-las?” — O filme ainda toca em alguns aspectos éticos sobre as consequências da ganância e vingança, e nunca se preocupa realmente em ser politicamente correto — o que é muito bom!

A marca única do humor ácido de Larry David, junto com a sensacional espontaneidade de cada cena improvisada, garante um filme espirituoso e engraçado.

Larry David interpreta Larry David, basicamente, e o filme como um todo parece um grande episódio de Seinfeld, repleto de momentos sobre absolutamente nada, sem pudores, mas que até certo ponto, é uma crítica sarcástica sobre tudo.

MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

CLEAR HISTORY (Clear History) – De Greg Mottola. Com Larry David, Bill Hader, Philip Baker Hall, Jon Hamm, Kate Hudson, Michael Keaton. Estados Unidos, 2013. 100min.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Nível Épico em Imagens

Facebook

Google Plus