Filmes

Questão de Tempo – Festival do Rio 2013

Questão de Tempo

Questão de Tempo

Questão de Tempo

Questão de Tempo

O diretor Richard Curtis sempre foi mais conhecido como excelente roteirista de comédias, englobando grande parte da série televisiva do Mr. Bean, além do roteiro de filmes adorados como Quatro Casamentos e um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill e O Diário de Bridget Jones. Estreou na direção com o delicioso Simplesmente Amor, que entrelaçava engraçadas, emocionantes e fofas histórias, durante a época de Natal.

Agora Curtis mostra que não perdeu a mão; pelo contrário, que pegou o jeito e amadureceu seu texto com o sensível Questão de Tempo (About Time, Reino Unido, 2013). Usando como metáfora o poder de voltar no tempo, ele fala sobre inseguranças, amadurecimento, amor e família. Tim (Domhnall Gleeson) chega aos 21 anos completamente sem noção de como conquistar uma mulher; por conta disso, seu pai (Bill Nighy) confidencia-lhe que os homens de sua família tem o poder de voltar no tempo e consertar pequenos enganos pelo caminho, sem nunca alterar o rumo da História.

Assim, Tim usa seu dom para conquistar moças, sem muito sucesso, até se mudar para Londres, onde vai morar com um dramaturgo temperamental, grande amigo de seu pai, trabalhar como advogado e conhecer Mary (Rachel McAdams). O problema é que alguns contratempos fazem Tim voltar e voltar no tempo até conseguir conquistar Mary e eles ficarem juntos. A partir de então, Tim usa cada vez menos seu dom ao perceber que nem sempre algumas decisões podem ser mudadas.

Questão de Tempo é uma fábula criada por Richard Curtis para falar sobre amor, família e, principalmente, autoconhecimento. Conforme amadurece, Tim nota que precisa menos e menos voltar no tempo, aceita melhor seus pequenos erros e aprende a conviver com eles; além de algumas outras consequências que ele aprende pelo caminho.

O momento mais impactante do filme — sem entregar spoilers — é quando algo muito forte ocorre e ele volta no tempo sem pensar duas vezes. Porém, ao fazer, percebe que coisas importantes em sua vida mudariam para sempre e radicalmente. Decide então deixar tudo como está e consertar da forma tradicional, com conversa, paciência e confiança. Para mim, esse é o momento que resume a trama do filme. Enquanto ele é jovem, sem ligações importantes em sua vida, usar seu dom, voltar no tempo para controlar erros bobos, não acarretava em grandes consequências. Ser jovem e imprudente faz parte da vida. Mas enquanto envelhece, Tim precisa ser cada vez mais cauteloso com suas escolhas e seus atos.

E se engana quem acredita que essa é uma comédia romântica. Ele trata muito mais da relação de Tim com seu pai e suas inseguranças, do que seu romance com Mary. O romance é apenas consequência da vida de Tim. O personagem central dessa trama é o pai. Ele é a pessoa mais próxima de Tim, que ele ama e confia acima de tudo, uma figura tão forte em sua vida, que nem ganhou um nome. Sua mãe é mais humana, composta de erros e um nome: Mary (o mesmo de sua namorada), assim como todos os outros personagens que rondam sua vida.

Aliás, o que mais chama atenção no filme é a dobradinha Domhnall Gleeson e Bill Nighy. Nighy, do alto de seu talento, consegue ser o protagonista perfeito para que o novato Gleeson brilhe. Famoso por seu papel como Bill Weasley na franquia Harry Potter, o ator já havia mostrado seu valor como o apaixonado Levin na última versão de Anna Karenina e agora se mostra um ator pronto para ser protagonista de muitas outras produções. Por fim, Questão de Tempo é mais uma obra de Curtis que diverte e emociona sem cair em armadilhas do gênero, que apenas quem já tem quase 30 anos de estrada consegue realizar com essa maestria.

MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

QUESTÃO DE TEMPO (About Time) – De Richard Curtis. Com Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy. Reino Unido, 2013. 123min.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud