Filmes

Remake de O Caçador de Troll e a Resistência do Público Americano às Legendas

O Caçador de Troll

Três anos atrás, criou-se certo burburinho em torno de um filme incomum e curioso — uma produção de baixo orçamento da Noruega, com estilo de falso documentário e tons de horror, chamado O Caçador de Troll (Troll Hunter, ou Trolljegeren). Um ano depois, o filme estreou aqui no Brasil, durante o Festival do Rio 2011.

Talvez por ser um filme norueguês, talvez por ter sido lançado em festival, e depois direto para DVD, o filme não ficou muito conhecido, nem fez grande alarde, mas é sem dúvida uma produção interessante, que merece o respeito que conseguiu.

Como todo o filme estrangeiro nos Estados Unidos, O Caçador de Troll vai ganhar um remake. O hype em torno do filme levou a 1492 Productions, do diretor Chris Columbus, a comprar os direitos para um remake do filme, e agora, um diretor foi escolhido: Neil Marshall.

De acordo com o Deadline, Marshall está se preparando para começar a filmar um remake em língua inglesa de O Caçador de Troll no início de 2014. Além de filmes como Abismo do Medo e Centurião, o diretor também é conhecido por seu trabalho recente no sensacional episódio “Blackwater” da série Game of Thrones, e ele vai dirigir outro episódio na quarta temporada. Depois que terminar com a série da HBO, Marshall pretende começar a filmar O Caçador de Troll, durante a temporada de inverno — que deve manter o clima frio do cenário original.

O filme norueguês segue três cineastas universitários amadores enquanto tentam fazer um documentário sobre um homem que inicialmente acredita ser um caçador de ursos impiedoso. O trio começa a segui-lo, e dentro das profundezas dos bosques da Noruega, eles descobrem em primeira mão que o homem é na verdade caçador sancionado pelo governo encarregado de manter a população trolls do país sob controle. O que se segue é um assustador e bizarramente hilário passeio pelo folclore norueguês — surpreendentemente, com grandes efeitos especiais.

O envolvimento de Marshall com a adaptação de O Caçador de Troll em inglês, sem dúvida, é uma coisa boa, ainda que existam ressalvas. O diretor britânico tem um senso de visual fantástico e seus trabalhos anteriores são envolventes. O Caçador de

Troll será seu retorno ao gênero horror — seu primeiro, Abismo do Medo, é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos.

O problema é que esse remake está sendo desenvolvido com orçamento consideravelmente baixo — US $ 25 milhões, o equivalente ao orçamento do original — e isso sempre pode ser um problema em mãos norte-americanas. Filmes estrangeiros são normalmente refeitos para que sejam falados em inglês — aparentemente, os americanos não sabem o que é DUBLAGEM! Infelizmente, o americano médio não gosta de assistir a filmes legendados, e por causa disso, os filmes estrangeiros são refeitos em inglês, com atores de língua inglesa, para satisfazer essa demanda. Mais infeliz ainda são as frequentes notícias de que o público americano está pedindo reembolsos porque um filme tem legendas.

O Caçador de Troll parece ser apenas um remake pensado para essa demanda de mercado. Filmes pensados dessa forma às vezes resultam em coisas como Quarentena (remake desolador de REC), e isso é preocupante. Por outro lado, existem os casos que dão certo, como Deixe-Me Entrar (Let Me In), ótimo remake do sueco Deixe Ela Entrar (Let the Right One In), que não fica na sombra de seu original e cria uma versão respeitável e, ainda assim, comercialmente viável.

O Caçador de Troll possui elementos que são bastante específicos da cultura norueguesa e do folclore, e precisará de um tratamento especial para que não seja apenas mais um remake. A favor de Neil Marshall está o fato de que ele já mostrou ter talento para adaptar lendas de monstros, vide seu filme Dog Soldiers: Cães de Caça — sua visão do gênero pode trazer a ideia de trolls a vida de forma especialmente impressionante. O filme original é muito bom, e o diretor é muito bom, então, vamos esperar para ver como vai ficar esse remake.

O remake de O Caçador de Troll não tem data de estreia definida, mas começará suas filmagens no início de 2014.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Nível Épico em Imagens

Facebook

Google Plus