Animes

Hayao Miyazaki Anuncia Aposentadoria Como Diretor

Hayao Miyazaki é bastante cultuado em diversas partes do mundo, com obras de animação adoradas e elogiadas pelo público e pela crítica. No Japão, ele é ainda mais renomado, tendo três de suas animações — A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado e Princesa Mononoke — entre as cinco melhores bilheterias de todos os tempos no país. The Wind Rises, novo trabalho de Miyazaki, esteve no topo da bilheteria japonesa por mais de um mês. Para nossa tristeza, esse que é um dos maiores mestres das animações japonesas, vai se aposentar.

Hayao Miyazaki Aposentadoria

Miyazaki, atualmente com 72 anos, anunciou sua aposentadoria da direção de longa-metragens em uma coletiva de imprensa durante o Festival de Veneza. Da mesma forma que aconteceu quando Miyazaki entrou em semi-aposentadoria depois que ele concluiu Princesa Mononoke, o cineasta vai continuar a trabalhar no Studio Ghibli, provavelmente prestando consultoria e supervisionando projetos. No entanto, considerando sua idade e seu legado, dessa vez, a probabilidade de Miyazaki permanecer aposentado e afastado dos holofotes do cinema é maior do que 15 anos atrás — embora a direção de curta-metragens ainda seja uma opção válida.

A aposentadoria de Miyazaki era inevitável, e aconteceria mais cedo ou mais tarde, mas ainda é uma notícia difícil de se receber. Nunca é fácil perceber que um grande talento encontrou seu momento de parar. Ao longo das décadas, o cineasta foi responsáveis por obras de arte das animações, dos variados tipos, com mundos criativos, histórias ricas, personagens memoráveis, protagonistas femininas marcantes, visual impressionista belíssimo, e uma mistura de senso infantil e responsabilidade adulta cativante. Filmes como O Castelo de Cagliostro, Nausicaa, Meu Amigo Totoro, Ponyo, entre outras já citadas, vão ficar nas memórias e nos corações de muitos de nós por muito e muito tempo ainda.

Saber a hora de parar também é um mérito dos grandes artistas, e considerando o sucesso que The Wind Rises está fazendo, Miyazaki está encerrando sua carreira com a mesma integridade de toda a sua história, e sai de cena por cima, no topo de um castelo que flutua sobre um vale por onde resvalam os ventos da criatividade.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud