Animes

The Super Dimension Fortress Macross

The Super Dimension Fortress Macross

The Super Dimension Fortress Macross

The Super Dimension Fortress Macross

The Super Dimension Fortress Macross

Cenas de ação grandiosas, triângulos amorosos, música pop e sequências superficiais guardam os significados mais profundos de Macross, uma das mais clássicas histórias de robôs gigante de todos os tempos.

Criada por Shoji Kawamori e dirigida por Noboru Ishiguro, a série The Super Dimension Fortress Macross (Japão, 36 episódios, 1982) foi uma das primeiras animações japonesas sobre robôs gigantes a surgir na cultura pop. O final dos anos 70 e o começo dos anos 80 viram um aumento exponencial no desenvolvimento tecnológico. Com ele, vieram muitas séries de animação japonesa que introduziam contexto nessa tecnológica, e como ela afetava o comportamento humano em suas fundações mais básicas. Esse tipo de animação foi profundamente importante até os anos 90, quando foi substituída por discussões mais atualizadas.

Macross estreou com um esquadrão dos melhores animadores disponíveis na época, que incluíam Hideaki Anno, responsável por uma das séries de robô gigante mais famosas de todos os tempos: Neon Genesis Evangelion.

No ápice da Terceira Guerra Mundial, em 1999, uma gigantesca nave alienígena caiu em uma ilha no sudoeste do Japão. A tecnologia extraterrestre levou a um aumento exponencial no desenvolvimento da tecnologia humana, que criou o Variable Fighter: o avião a jato que se transformava em robô. Esse conceito de transformação é um dos princípios básicos da série Transformers, cuja série estreou dois anos depois.

No entanto, junto com essa maravilhosa descoberta científica, veio também a iminente ameaça de um ataque alienígena. Os governos da terra deixaram suas diferenças de lado para formar as Nações Unidas da Marinha Espacial (United Nations Space Navy). A nave extraterrestre foi reconstruída em dez anos e colocada em uso. No dia de seu lançamento, a raça Zentradi faz um ataque na tentativa de recuperar a espaçonave.

Conforme a Terra e as Nações Unidas tentam se defender, acompanhamos o cotidiano da tripulação da nave Macross e como a guerra muda profundamente cada um deles. Triângulos amorosos se formam, unidos pela cantora pop, Lynn Minmay, que se apaixona pelo piloto (e protagonista) Hikaru Ichijyo, e cujas canções se tornaram sucesso no Japão na época do lançamento da série.

Macross pode parecer superficial a princípio. De fato, ele não possui os esquemas políticos e discussões filosóficas de Gundam e Evangelion. No entanto, é uma série com aspectos mais profundos e espirituais do que se pode imaginar em uma primeira visita.

Discussões como a origem da vida na Terra, e os fatores que determinam o que é humano e o que não é, são mascaradas em cenas aparentemente burocráticas, ou até desinteressantes. A qualidade da animação varia consideravelmente do começo da série para o final, e subsequentemente para o filme Macross: Do You Remeber Love?, que foi lançado em 1986 e aprofunda o questionamento feito pelos Zentradi, que começam a perceber que não são tão diferentes da raça humana como eles imaginavam.

Macross passou no Brasil em meados da década de 80 com o nome de Robotech, que juntava três trabalhos em um seriado de 95 episódios. Muita coisa ficou confusa com as re-edições, muito foi perdido com as dublagens, mas ela se tornou um clássico da cultuada filosofia do robô humanoide pilotado pelo ser humano. Trabalhos mais expressivos e mais inteligentes surgiram depois. A própria série continuou a existir com diversos filmes, OVA’s e seriados lançados nas duas décadas seguintes. Mas há algo humano em Macross que perdurou durante todos esses anos. Algo que, como os protagonistas e antagonistas da série eventualmente percebem, vale a pena ser preservado.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud