Você Viu?

O Cavaleiro Solitário

O Cavaleiro Solitário

O Cavaleiro Solitário

O Cavaleiro Solitário

O Cavaleiro Solitário

O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger, EUA, 2013) é uma adaptação para o cinema do famoso cowboy criado para o rádio na década de 30 por George W. Trendle, dirigida por Gore Verbinski, conhecido por seu trabalho com a série Piratas do Caribe. O filme tem Armie Hammer no papel do personagem-título e Johnny Depp como o índio Tonto.

Na trama, o guerreiro indígena Tonto (Depp) narra os contos que transformaram John Reid (Hammer), um homem da lei, no lendário herói mascarado conhecido como Cavaleiro Solitário, desde atos como salvar pessoas de um trem desgovernando até o divertido relacionamento entre esses dois improváveis homens, que aprenderam aos poucos a trabalhar juntos em sua luta contra a ganância e a corrupção.

O filme conta com produção de Jerry Bruckheimer, que está sempre presente em filmes-espetáculos normalmente divertidos, e tem ainda no elenco Tom Wilkinson, William Fichtner, Barry Pepper, James Badge Dale, Ruth Wilson e Helena Bonham Carter.

De fato, O Cavaleiro Solitário é razoavelmente divertido, e tem seus momentos espetaculares, mas sofre com problemas de ritmo e também por ser grande demais, com uma narrativa que se arrasta por longos 149 minutos. Ainda que seja uma história de origem, o roteiro gasta muito tempo em cenas que arrastam demais os acontecimentos quando poderia resolvê-los de forma mais rápida e concisa. Como resultado, à medida que o filme vai se aproximando do fim, vários arcos narrativos vão sendo convergidos para a sequência final, criando diversos de momentos de clímax que vão acontecendo uma depois do outro. As cenas finais são impressionantes, mas também um pouco frustrantes em alguns momentos por causa desse exceto de clímaxes. Com uns quarenta minutos a menos, o filme provavelmente seria outra coisa.

Algo que poderia ter sido desconsiderado é a figura do “Nobre Selvagem” idoso contando a história do Cavaleiro Solitário para o garotinho de máscara. O objetivo para ser aproximar o filme das crianças e também relembrar aos fãs mais velhos que eles eram crianças quando acompanhavam as aventuras do herói, mas a escolha narrativa “contador de história” infelizmente não funciona, e se torna apenas mais um enchimento para tornar o filme desnecessariamente longo. Seria melhor mostrar diretamente a história de John Reid e Tonto, sem tê-la contada para alguém.

Os momentos mais divertidos ficam a cargo (obviamente) de Johnny Depp, que interpreta um Tonto implacavelmente impassível — e por isso mesmo, engraçado. O humor sisudo do indígena torna o personagem mais carismático, com um charme matreiro, ainda que seja meio bizarro com aquela maquiagem e aquele corvo morto na cabeça. Tonto não é nobre, é mais como uma homem direto para a ranger consideravelmente ingênuo e tolo. Hammer tem uma fisionomia heroica, mas seu herói é inconsistente, o que é compreensível já que ele tem a difícil tarefa de interpretar um personagem principal que é completamente ofuscado por seu coadjuvante. O cavalo branco, Silver, é outro alívio cômico, especialmente quando divide a cena com Depp, e permanece basicamente com um elemento engraçadinho no enredo.

Helena Bonham Carter é uma presença comicamente prazerosa como a Senhora Red, que tem uma perna de madeira que também serve de espingarda. Bonham Carter aparece pouco, mas com um penteado extravagante característico em suas personagens, e com um decote pra lá de generoso!

O Cavaleiro Solitário não chega a ser um As Loucas Aventuras de James West; na verdade, é muito melhor do que isso, mas também não chega a ser um grande filme de faroeste. Está mais para um bang bang pastelão e passageiro, que tem cenas de ação legais e divertidas, mas que por sua execução longa, oscila entre os risos e a monotonia e termina apenas como um filme mais ou menos.



Apoie
Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens