Filmes

Uma Ladra Sem Limites

Uma Ladra Sem Limites

Uma Ladra Sem Limites

Uma Ladra Sem Limites

Uma Ladra Sem Limites

Pois é, todo mundo sabe que Uma Ladra Sem Limites (Identity Thief, EUA, 2013) é dirigido por Seth Gordon, mesmo diretor responsável por Quero Matar Meu Chefe, ótima comédia de humor negro de 2011, e todo mundo acreditava que essa nova produção poderia ser tão boa quanto a primeira.

O problema (grande, inclusive) é que o roteiro é assinado pelo sem graça Craig Mazin, responsável pelas milhares de paródias sem graça que surgiram nesses últimos anos, algumas como Todo Mundo em Pânico 3, Todo Mundo em Pânico 4 e Super-Herói: O Filme, que são sem graça, de humor duvidoso, se aproximam da escatologia e agradam apenas meninos de dez anos, isso se agradam alguém. O senhor Mazin agora decidiu seguir por outro caminho, com uma comédia um pouco mais madura, cheia de desencontros e alguns diálogos mais interessantes. Com certeza, é melhor do que suas paródias, mas comparada a outras, é muito fraco, e nem revolta consegue causar.

Sandy Patterson trabalha em uma empresa de investimentos e tem uma vida bem controlada, com o mínimo de gastos possíveis. Casado com duas filhas, sua esposa está grávida do terceiro filho, o que faz com que Sandy seja mais comedido ainda. Um dia ele recebe um telefonema de uma mulher avisando que ele foi vítima de uma tentativa de fraude e que precisa de todos os seus dados para que ele ganhe um seguro gratuito contra esse tipo de golpe. A mulher chama-se Diana, uma golpista que rouba a identidade de Sandy e começa gastar o dinheiro dele sem limites, usando os dados roubados. Sandy é convidada a trabalhar em outra empresa com salário e cargos melhores. Ao aceitar, ele acaba descobrindo que alguém roubou sua identidade e fez uma dívida de mais de 12 mil dólares em seu nome. Correndo o risco de perder o emprego e tudo mais, Sandy decide ir atrás de Diana na Flórida e entregá-la à polícia. O problema é que Diana tem caçadores de recompensa em busca dela também, o que dificulta o plano de Sandy.

A premissa do filme é interessante e original, lembrando as comédias dos anos 80 estreladas por Steve Martin. Porém, Mazin não consegue sustentar sua boa premissa, caindo em armadilhas do gênero, transformando Uma Ladra Sem Limites numa enorme colagem de momentos e cenas já vistas e usadas, como uma piada repetida e recontada até perder a graça. Tudo é tão previsível que é quase possível saber o que irá acontecer em seguida. Mesmo Jason Bateman e Melissa McCarthy (a nova dama da comédia norte-americana) não salvam o filme. Bateman com seu humor cínico, fica contido em um personagem chato, sem ter muito como improvisar em cima da chatice de Sandy. Melissa, genial em tudo que faz, é quase uma caricatura de si mesma, repetindo bocas e piadas que a tornaram famosa em outros filmes. Nem mesmo a presença do excelente Jon Favreau salva seus cinco minutos de cena, ou de Eric Stonestreet (de Modern Family), que está constrangedor. Nesse caso, um feito, porque Stonestreet é hilário em qualquer papel.

Mazin cria sua trama, mistura com outras (como a dos caçadores de recompensa e de traficantes atrás de Diana), mas não consegue sustentá-las. Personagens secundários somem e aparecem quando conveniente, e acabam tendo suas participações resolvidas de forma ridícula.

É impossível para Seth Gordon realizar um bom filme, porque o principal fator que torna uma comédia boa é ter um bom roteiro. Não há direção que salve, nem mesmo se ele fosse um dos melhores diretor de comédia da atualidade (o que também não é o caso). Em tempos de Se Beber não Case, Missão Madrinha de Casamento e (principalmente) Ted, escrever e produzir uma comédia morna, sem grandes momentos e nenhum um pingo de ousadia, é cair na mesmice, mesmo com um elenco ótimo.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud