Animes

Vingadores vs. X-men

Vingadores vs. X-men

Vingadores vs. X-men

Vingadores vs. X-men

Vingadores vs. X-men

Nos últimos tempos, as grandes sagas tornaram-se os carros-chefes das editoras de super-heróis. Todo ano, um acontecimento de proporções titânicas toma conta de suas revistas por vários meses, envolvendo todos os seus personagens em batalhas que, em tese, definem o futuro de seus universos até o próximo evento.

O mais bem sucedido deles provavelmente foi a Guerra Civil, onde os heróis da Marvel dividiram-se em dois lados e combateram entre si por causa de uma lei que obrigava todos os heróis a revelarem suas identidades secretas. Aproveitando essa ideia, por ocasião do grande filme do ano passado, foi lançado o megacrossover Vingadores vs. X-men (AvX, EUA, 2012), no qual heróis e mutantes combatem entre si por conta do retorno da Fênix Negra ao nosso planeta.

Apesar de reunir os principais membros de sua equipe criativa – Brian Michael Bendis, Jason Aaron, Ed Brubaker, Jonathan Hickman e Matt Fraction nos roteiros, com a arte dividida entre Adam Kubert, Olivier Coipel e John Romita Jr. – o resultado final é decepcionante.

A grande maioria dos personagens não diz a que veio e parece que estão ali só pra constar no checklist. Os que ganham algum destaque parecem estar meio forçados, principalmente Ciclope e Capitão América, quase irreconhecíveis em suas atitudes. Hope Summers faz o papel de adolescente chata, o que é um erro enorme, pois supostamente deveríamos torcer por ela, já que o destino de todos ali depende da mutante. Os destaques positivos ficam para o Homem-Aranha, que apresenta maturidade sem perder suas características (como o bom humor) e o Pantera Negra, que consegue transmitir a dor pelo destino de Wakanda (que não vou dizer aqui qual é). Wolverine também merece respeito, e aparece fazendo o que sabe melhor.

A trama em si é bem simples: Fênix Negra está a caminho da Terra, e os Vingadores querem fazer de tudo para impedir sua chegada. Contudo, os X-men acham que somente ela poderá, com seus poderes, evitar o rumo da extinção em que se encontram os mutantes dentro do Universo Marvel. Mas isso soa como mera desculpa para jogar os heróis de cenário em cenário, em batalhas e mais batalhas meio sem sentido algum.

Mas aí você poderia pensar: pra que trama, quero ver é a porradaria entre super-heróis! Só que até nesse quesito a série não funciona. Embora tenhamos páginas duplas atrás de páginas duplas com os personagens em posição de batalha, em nenhum momento vemos as lutas em si, e quando elas acontecem, são retratadas em poucos quadros, só para nos dizer quem foi que venceu. As brigas em si aparecem em outra revista, totalmente desconexas da trama em que se inserem na série principal. Ou seja, é um caça-níquel dos mais safados. Podemos comparar com os crossovers clássicos como Vingadores vs. Liga, ou indo mais para trás, Vingadores vs. Defensores (cuja estrutura é bem parecida com essa saga), onde temos cenas bem definidas de lutas mano a mano, ao mesmo tempo em que a história principal avança. Pra completar, o final também é ruim, com mais um grande personagem morrendo (sabe-se lá até quando), e os problemas sendo resolvidos num passe de mágica.

É incrível como a Marvel vem mandando bem no cinema, mas errando feio nos quadrinhos. Histórias insossas, grandes eventos que não dizem a que vieram, mortes e revelações bombásticas que visam muito mais gerar repercussão na mídia do que boas histórias, tudo isso a está tornando menos atraente para os leitores.

É bom que a editora lembre que os filmes fazem sucesso, mas o alicerce deles são os quadrinhos, com décadas de boas histórias que criaram uma grande base de fãs. Os truques para aumentar as vendas parecem estar se acabando, e se o foco não voltar a ser boas histórias com o desenvolvimento de seus personagens, o final desta aventura pode não ser feliz.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud