Música

Please Please Me – Primeiro Álbum dos Beatles Completa 50 Anos

Please Please Me 50 Anos

Dia 22 de março de 1963; um álbum foi lançado e o cenário musical nunca mais foi o mesmo. Ali nascia um fenômeno que mudaria a forma do mundo ouvir música e que influenciaria vários artistas a partir de então. Nessa data, o grupo britânico The Beatles lançava seu primeiro álbum gravado em estúdio e tornava-se um dos grupos mais influentes desde então, o que agradecemos muito até hoje.

Na trilha do sucesso dos singles ”Please Please Me” e ”Love Me Do”, a gravadora Parlophone percebeu que era hora de lançar o primeiro álbum dos meninos de Liverpool e assim, naquele dia de março, 50 anos atrás, Please Please Me, o álbum, chegava às lojas e mudava a vida de muita gente pra sempre, principalmente as de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Mesmo quem não gosta da banda, reconhece a sua importância para a história da música, não apenas por sua contribuição como banda de rock, mas também porque abriu caminho para a cultura pop quando foram além e lançaram os primeiros clipes musicais, shows em estádios, desenhos animados estrelados por uma banda, e filmes tão icônicos quanto suas músicas.

Com quatorze músicas completando os dois lados do LP, sendo oito assinadas por Lennon & McCartney, aquela era a primeira banda que se mostrava exatamente como um grupo, sem líder, sem favoritos, apenas quatro amigos que montaram uma banda de rock e queriam se divertir. A ideia deu tão certo, que até hoje os fãs mais xiitas dos Beatles ficam na dúvida em relação a verdadeira autoria das canções dessa primeira fase deles. É verdade que grande parte das músicas eram cantadas por John e Paul, mas há as vozes de George (”Chains”) e Ringo (”Boys”), além de uma composição de Harrison, ”A Taste of Honey”, que faz até hoje George Martin (o famoso produtor da banda) se lamentar por não ter dado mais chances a Harrison desde o começo.

Com sete canções de cada lado, Please Please Me inovava também ao colocar mega sucessos no lado B, como “Love Me Do”, “P.S. I Love You” e “Twist and Shout”, que ficou famosa mundialmente na versão dos fab four, mas que na verdade era uma composição de Phill Medley e Bert Russell. Gravado em um pouco mais de 9 horas, divididas em 3 sessões de um mesmo dia, a ideia de Martin era reproduzir a energia de um show da banda, principalmente as famosas apresentações do Cavern Club em Liverpool. Claro, que a isso seguiu-se um exaustivo processo de edição de som, overdubbing (regravar algumas vozes, guitarra e até bateria), para então lançar, o mais rápido possível, aquele que se tornaria um marco na carreiras daqueles rapazes.

Please Please Me atingiu, já em seu lançamento, o topo das paradas britânicas e por ali permaneceu por 30 semanas (sim, 30 semanas!). Qual álbum tirou ele do primeiro lugar? With the Beatles, segundo álbum da banda, lançado em novembro de 1963.

Curiosamente três enormes sucessos dos Beatles não fazem parte de álbum algum. São elas: “From Me To You”, “She Loves You” e “I Wanna Hold Your Hand”, que foram lançadas em formato single nos meses seguintes, mantendo os Beatles no topo das paradas, junto com o primeiro álbum, até o lançamento do segundo em novembro.

A famosa capa tinha a intenção de ser outra. Martin queria que os quatro rapazes posassem para a foto em frente à casa de insetos do zoológico de Londres, mas não conseguiram permissão. Então, Martin pediu ao famoso fotógrafo de estrelas de teatro, Angus McBean, para tirar a foto de John, Paul, George e Ringo na escadaria da matriz da EMI, em Londres, olhando para baixo. Assim nasceu a famosa foto.

Os EUA só foram atingidos pelos Beatles em 1964, onde o mercado fonográfico funcionava de forma bem mais comercial, o que desmembrou o álbum Please Please Me, e transformou-o em Introducing… The Beatles, com apenas 12 canções do total de 14 do álbum original. Esse álbum norte-americano não é considerado parte da discografia do grupo, visto apenas como rara peça de colecionador.

Voltando ao álbum original, Please Please Me, contava com canções alegres, de letras superficiais, voltadas ao público que mais os amava, as adolescentes. Muitos podem não concordar, argumentar que aquelas canções já eram bem mais significativas que outras da época, mas nesse primeiro álbum, a grande estrela era sem dúvida George Martin, que soube aproveitar todo o potencial dos rapazes, usar a criatividade que o mercado ainda permitia naquela época, e montar um álbum com arranjos preciosos, que são copiados até hoje e influenciam gerações e gerações de músicos.

A partir dali, o céu era o limite para os Beatles. Nascia a beatlemania, jovens do mundo inteiro imitavam seus cortes de cabelo, seu estilo de vestir e ouviam suas músicas incessantemente. Era a primeira vez que os integrantes de uma banda de rock iam além do estrelato musical e viravam ídolos.

Depois de 50 anos, Please Please Me ainda mantém seu importante lugar na discografia mundial, não apenas como álbum de estreia daquela que foi uma das maiores bandas de rock de nosso tempo, como de relevância musical, ganhando o trigésimo nono lugar entre os 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, de acordo com a revista norte-americana, Rolling Stone.

Please Please Me, faixas:

Lado A:

1. “I Saw Her Standing There”

2. “Misery”

3. “Anna (Go to Him)”

4. “Chains”

5. “Boys”

6. “Ask Me Why”

7. “Please Please Me”

Lado B:

1. “Love Me Do”

2. “P.S. I Love You”

3. “Baby It’s You”

4. “Do You Want to Know a Secret”

5. “A Taste of Honey”

6. “There’s a Place”

7. “Twist and Shout”

Singles:

“Love Me Do” – Lado B: “P.S. I Love You”

“Please Please Me” – Lado B: “Ask Me Why”

“From Me To You” – Lado B: “Thank You Girl”

“She Loves You” – Lado B: “I’ll Get You”

“I Wanna Hold Your Hand” – Lado B: “This Boy”

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Nível Épico em Imagens

Facebook

Google Plus