Filmes

American Idol 2013 – Top 10 Finalistas

American Idol 2013 – Finalistas

Sempre rola um desespero básico para falar de American Idol por um único motivo: é raro o “melhor cantor” ganhar. Vocalmente falando. É difícil definir, seja agora ou depois, quem vai levar o título. Como depende de um público 90% feminino é ainda mais complicado. Eu sou mulher, tenho meus momentos bipolares e sei do que estou falando. Como a opinião do público é a que conta e nem sempre o público sabe o que significa “melhor voz”, ganha quem tiver mais carisma, cof cof beleza cof cof, quem acertar nas escolhas de música e quem souber “mentir melhor” no palco a cada apresentação.

É claro que a afinação é uma coisa perceptível para a maioria dos ouvidos, mas nem sempre é a moeda com que se paga o prêmio. A moeda é convencer o público, basicamente norte-americano, de que você não só sabe cantar, mas agradar a quem escuta — de um jeito contemporâneo, devo acrescentar.

Com isso em mente, eu escolhi os meus favoritos entre os Top 10 Candidatos, e resolvi compartilhar meus pitacos amadores em relação a cada um dos participantes.


MULHERES:

Angie Miller (Favorita)

American Idol 2013 – Finalistas

Quando ela cantou uma música original na semana de Hollywood, o queixo do palco inteiro caiu. Foi uma surpresa, porque, até então, ela não tinha se destacado tanto assim em relação às outras. A partir daí, parece que é uma obrigação dela tentar se superar, quando, na verdade, só o que ela precisa fazer é manter o nível. Se superar a cada performance é o mínimo para todos os participantes. Acho que para manter o público gostando dela, ela precisa é ser consistente. E, como, de fato, é o que tem acontecido, ela tem fortes chances de ganhar o American Idol.

Kree Harrison (Favorita)

American Idol 2013 – Finalistas

O timbre dessa mulher é coisa de outro mundo. Não é fácil manter o agudo do jeito que ela mantém e ainda assim ser gostoso de ouvir. Normalmente, o agudo feminino é mais estridente. Normal. Não significa que todos são chatos e irritantes, de jeito nenhum. Mas há diferentes tipos de agudos e falsetes e há gosto e estilo pra tudo. A Kree consegue usar o falsete e a voz da cabeça, mantendo sempre o volume da música. Ela não se esforça demais, nem de menos. Mas dá pra ver que ela usa mais técnica do que paixão. Gosto muito dela, mas acho que a gente não viu nada ainda do que ela tem para oferecer.

Candice Glover (Favorita)

American Idol 2013 – Finalistas

Se tem alguém que já é profissional e chega até a ser injusto estar no American Idol é a Candice. Ela tem uma naturalidade ao cantar, sem esforço algum, que irrita. Ela canta a escala e brinca com as notas do jeito que eu brinco de escovar os dentes. Ou dormir. Deito no meu travesseiro com uma facilidade de invejar. Sério. Tiro de letra. Mas ela brinca de descer e subir escadas com a maldita voz. Se ela vier a perder é porque escolheu mal as músicas. Simples assim.

Amber Holcomb

American Idol 2013 – Finalistas

Apesar de não ser uma favorita, devo reconhecer seu talento. Falta vencer um pouco o nervosismo, mas por algum motivo bizarro ela sempre consegue se manter no tom, não desafina e tem uma presença de palco forte. Isso talvez leve ela para a final. As outras vão precisar pisar na bola para que isso aconteça, mas tudo é possível.

Janelle Arthur

American Idol 2013 – Finalistas

Por mim, ela nem estaria no Top 10. Ela é fraca no palco, não tem poder na voz como as outras, falta um caminho enorme para chegar aos pés dos outros candidatos, mas, felizmente, para ela, o carisma é bastante alto. E acho que só por isso ela chegou aonde chegou. Embora isso seja um ponto forte, duvido que vá carregá-la até a final do programa.


HOMENS:

Curtis Finch, Jr. (Favorito)

American Idol 2013 – Finalistas

De longe, meu favorito. Esse pode ser o ano das mulheres, mas Curtis é um fortíssimo candidato, e é bem provável que esteja na final. Mas se o Bo Bice não ganhou da Carrie Underwood, não vai ser o Curtis que vai ganhar de seja lá quem ele for disputar na final, julgando que isso aconteça. Ele já é profissional, é visível, mas talvez o modo exagerado dele de ser pode ser também o motivo pelo qual ele venha a sair. Acontece.

Burnell Taylor

American Idol 2013 – Finalistas

Ele é fofo. É a voz mais melodiosa entre os candidatos masculinos e encaixou perfeitamente, até agora, em todas as escolhas de música que ele fez. Ele é esperto. Se continuar agindo dessa forma, pode até passar do Curtis. Como eu disse no primeiro parágrafo do post, nem sempre ganha a pessoa com o melhor vocal.

Devin Velez

American Idol 2013 – Finalistas

Ele não é a cara do Tintin? =P

Infelizmente, acho que ele continua no programa ainda por bastante tempo. Não gosto muito dele. Preferia muito mais o outro louro, que tinha muito potencial, mas talvez Devin tenha vencido pelo apelo e constantes elogios dos juízes.

Lazaro Arbos

American Idol 2013 – Finalistas

A voz pode não ser a melhor da competição, nem a mais melodiosa, nem a mais afinada, mas ele tem presença. E eu adoro gente com carisma e que consegue conquistar os outros sem muito esforço. Gente que a gente gosta de graça, sabe? Não acho que ele dura muito, comparado aos outros, mas quem sabe?

Paul Jolley

American Idol 2013 – Finalistas

Essa temporada definitivamente não vai ser lembrada pela beleza de seus participantes. E Paul talvez seja o único bonito, estruturalmente falando, do grupo masculino. Ele é simétrico, tem tudo no lugar, sorriso cativante, essas coisas. E não duvido que esse seja o único motivo de ele estar no Top 10. Ele não tem presença nenhuma, eu esqueço completamente que ele existiu no momento em que ele para de cantar, e nem tem o melhor timbre de voz. Por mim, ele nem estaria mais no programa. Mas o público feminino parece adorá-lo e isso é seriamente preocupante.


Vamos ver se ganha, dessa vez, uma mulher, né?

Desde a temporada sete que é só homem, homem, homem. Jordin Sparks, da sexta temporada, foi a última a vencer e, apesar do talento e do charme inquestionável, ela também deu muita sorte num ano em que os homens não eram fortes candidatos — julgando através dos olhos do público feminino que vota.

Talvez esse seja o ano das mulheres, se pensarmos por esse lado. Será? O que vocês acham?

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud