A História da Menstruação contada pela Disney

Alan Barcelos 21/11/2012

A Disney tem muito material produzido antigamente que até hoje permanece obscuro pra muita gente. Muitos caíram no domínio público e rapidamente ganharam espaço na internet, relembrando para as gerações atuais coisas conhecidas apenas pelas gerações passadas.

O curta animado A História da Menstruação é um desses casos. Como os direitos sobre a obra não foram renovados pela Walt Disney Corporation, o filme caiu no domínio público e pode ser facilmente encontrado na internet.

O curta foi feita em 1946 e exibido para milhões de estudantes americanos em aulas de educação em saúde, sob consultoria de um ginecologista, algo que aumentava a credibilidade da produção, de modo que fosse permitida sua exibição nas escolas. O filme foi ainda distribuído com um livro chamado Very Personally Yours, que tinha informações sobre o assunto e anúncios sobre absorventes e coisas do gênero.

A História da Menstruação foi um dos primeiros filmes comercialmente patrocinados a serem exibidos em escolas e, supostamente, foi o primeiro a usar a palavra “vagina” no roteiro. O curioso é ver no filme a visão bastante antiquada e recatada que se tinha sobre sexualidade naquele tempo, tanto não há referências a sexo ou reprodução, apenas a questões comuns sobre o processo menstrual e higiene. Além disso, o vídeo também foi usado como propaganda para uma companhia que comercializava produtos de higiene feminina.

O valor histórico e nostálgico de assistir a uma produção dessas da Disney é inquestionável, ainda que o vídeo seja um pouco melancólico de uma forma estranhamente cômica.

Alan Barcelos

Apaixonado por cultura pop, cafeína e cerveja. Tentou ser taverneiro, desenhista, lutador de rua e shinigami. Não deu certo, acabou virando jornalista.

OndestouTwitterFacebookMais Posts

Leia também:



Comentários

Deixe Uma Mensagem »