Filmes

Os Mistérios Sobre a Mitologia dos Filmes Atividade Paranormal

Atividade Paranormal Mitologia

Não é difícil imaginar o porquê de Atividade Paranormal ter feito tanto sucesso. O primeiro filme mexia com um de nossos medos mais instintivos, com os barulhos noturnos que todas as casas têm, com o temor de ter nosso pé puxado por espíritos, com a bizarrice de acordar com alguém parado sobre você, te olhando no escuro.

Atividade Paranormal tinha uma história obscura, explorada o mínimo possível para ampliar a sensação de medo do desconhecido. Resultado: o filme arrecadou milhões de bilheteria e garantiu várias continuações. Atividade Paranormal 2 e Atividade Paranormal 3 ainda jogavam com esses nossos medos, da mesma forma que o primeiro, mas não tinham o mesmo aspecto de novidade. O que os realizadores fizeram? Pensaram na solução mais inteligente para expandir a franquia. Pensaram numa mitologia a ser construída.

Pensando nisso, vamos explorar um pouco essa história, ver como as coisas chegaram ao ponto em que estão e aonde chegaram. Vamos conversar um pouco sobre os filmes que construíram essa mitologia.

Mas, ATENÇÃO! Este texto contém SPOILERS sobre todos os filmes da franquia. Se você não quiser saber detalhes cruciais sobre qualquer Atividade Paranormal, incluindo os mais recentes, pare agora. Volte depois de assistir aos filmes.


ATIVIDADE PARANORMAL
Acontece entre 18 de setembro de 2006 e 08 de outubro de 2006

Atividade Paranormal Mitologia

Atividade Paranormal acontece em San Diego, Califórnia, e foca na história de um casal de namorados, Micah Sloat e Katie Featherston. Quando o filme começa, descobrimos que Katie escuta alguns barulhos estranhos na casa e Micah instala câmeras por todo o lugar na tentativa de gravar o que quer que esteja acontecendo durante a noite. Ele também usa gravadores de áudio para capturar qualquer potencial Fenômeno da Voz Eletrônica (FVE) — ou EVP (Electronic Voice Phenomena como é conhecido em inglês).

Os eventos, assumidamente sobrenaturais, continuam a acontecer, então, Micah e Katie chamam um especialista. Katie revela que a primeira vez que ela se lembra de algo semelhante acontecer foi quando tinha oito anos de idade e dividia o quarto com sua irmã Kristi, que tinha cinco anos. Ambas tinham experimentado aquela sensação perturbadora de algo que estava sempre à espreita no pé da cama.

Depois disso, Katie se lembra da casa da família queimando e que eles precisaram se mudar às pressas. Quanto aos eventos sobrenaturais, eles começaram a acontecer de novo, quando ela tinha 13 anos e aconteciam periodicamente a partir de então, sem um padrão definido. O especialista revela a Micah e Katie que a entidade se alimenta de energia negativa. Descontraído e parcialmente incrédulo pelos acontecimentos, Micah brinca: “Não devíamos deixar sua mãe vir aqui” — mal sabe ele que podia ter razão em pensar aquilo.

Eles encontram uma fotografia queimada da infância de Katie no sótão, acima da cama do casal. Katie diz que não via aquela foto desde a infância na casa incendiada, o que levaria o público a acreditar que a foto tinha sido queimada no incêndio. Não foi.

Mais tarde no filme, Micah compra uma tábua de Ouija — sempre tem um idiota para brincar com essa porra! —, que presumidamente soletra o nome Diane. Micah descobre em um site na internet que Diane era o nome de uma mulher nos anos 60 que tinha sofrido com os mesmos acontecimentos que Katie experimentara por toda a vida. Diane tinha morrido durante um exorcismo.

No final do filme, Micah é assassinado por Katie, que aparece possuída pela entidade que a assombrava. Katie arremessa Micah contra a câmera, e se aproxima. Então, vemos alterações macabras em seu rosto, quando ela se atira para a câmera e tudo se apaga.

OBSERVAÇÃO sobre os dois finais alternativos: Existem dois finais alternativos para o filme. O final que vimos nos cinemas não era o final original. Na verdade o final dos cinemas foi desenvolvido quando a Paramount obteve os direitos para exibição no cinema. No final verdadeiro Katie mata Micah e depois fica reclusa dentro de casa, enquanto ouvimos as ligações na secretária eletrônica de uma amiga preocupada com o sumiço do casal. Por fim, policiais invadem a casa e encontram Katie segurando uma faca, coberta de sangue e confusa sobre o que está acontecendo. Os policiais se assustam e atiram em Katie, matando-a. No segundo final alternativo, depois de matar Micah, Katie caminha até o quarto e corta a própria jugular com a faca em frente a câmera. Se qualquer um destes finais fosse usado nos cinemas, não teríamos continuações. Bom que mudaram isso.

OBSERVAÇÃO sobre Atividade Paranormal em Tóquio: Esse filme não é oficialmente considerado parte da série. Na verdade é uma espécie de “remake japonês” do primeiro Atividade Paranormal, feito basicamente para os japoneses, mas que tenta funcionar como uma continuação. O filme japonês foi filmado em paralelo com Atividade Paranormal 2, mas foi ignorado dentro da cronologia da série, já que Atividade Paranormal 2 foi lançado e desconsiderou os acontecimentos do Atividade Paranormal em Tóquio.


ATIVIDADE PARANORMAL 2
Acontece entre algum momento de 2005 e 09 de outubro de 2006

Atividade Paranormal Mitologia

Atividade Paranormal 2 começa em algum momento de 2005 com Daniel e Kristi (irmã de Katie) voltando para casa do hospital com seu bebê recém-nascido, Hunter. Nós também conhecemos Martine, a babá da família que é uma espécie de vidente; e a adolescente Ali, filha do relacionamento anterior Dan e enteada de Kristi.

Se considerarmos que Atividade Paranormal 3 começa durante os eventos que Katie descreve no primeiro, quando ela e Kristi tinham respectivamente 8 e 5 anos de idade, em Atividade Paranormal 2, as duas teriam 26 e 23 anos de idade, também respectivamente.

A história avança rapidamente até 07 de agosto de 2006, no dia em que a casa de Kristi parece ter sido assaltada, mas aparentemente nada foi roubado, exceto um colar que Katie deu a Kristi. Essa é a primeira noite de atividade paranormal naquela casa, 62 dias antes da morte de Micah (no primeiro filme).

Duas informações-chave nos são passadas. Os fenômenos estranhos na casa continuam. Ali, a única que parece realmente estar prestando atenção nestes fenômenos, começa a pesquisar o que está acontecendo e descobre algumas coisas sobre o passado mal-assombrado de Katie e Kristi. Através de Ali, descobrimos que o bebê Hunter é o primeiro filho homem nascido na família de Kristi “pelo menos desde a década de 30”.

Ali também encontra informações sobre como uma pessoa pode fazer pactos com demônios em troca de poder, riqueza ou qualquer outro benefício. Como preço pelo pacto, a pessoa deve oferecer ao demônio seu primeiro filho homem. Se a dívida não for honrada, o demônio vai seguir todas as gerações da família da pessoa até que a alma da criança esteja sob seu poder. Ou seja, nesse ponto da mitologia, descobrimos sobre o espírito que assombra as meninas e de onde ele veio. Logo, o objetivo dele é o bebê Hunter, primogênito de Kristi.

Atividade Paranormal 2 também explora um pouco as lembranças de Katie e Kristi sobre os eventos similares que as duas enfrentaram quando eram crianças. Kristi se lembra de ter medo, mas não se lembra do que ela tinha medo, mas Katie parece se lembrar um pouco. Katie se lembrava de Kristi chorando o tempo todo e ficando meses sem falar, e se lembrava de pessoas estranhas que visitavam sua casa e deixavam sua mãe perturbada. Segundo Katie, o que quer que fosse, tinha prosperado no medo. Por isso, o melhor a fazer era ignorar, ou elas terminariam igual à mãe.

Aqui ouvimos sobre a mãe de Katie e Kristi pela segunda vez. O comentário de Micah no primeiro filme deixa a impressão de que a mãe das meninas está viva e é uma mulher desestabilizada emocionalmente e negativa de alguma forma. O comentário de Katie dá a entender que a mãe sofreu algum tipo de colapso mental, ou coisa pior.

Perto do fim do filme, descobrimos que a foto queimada da infância de Katie encontrada no sótão (no primeiro filme) não foi consumida pelo incêndio da casa de quando as irmãs eram crianças. A foto, na verdade, foi usada num ritual feito por Dan com ajuda de Martine para exorcizar o demônio de Kristi. O ritual consistia em transferir a maldição para outro membro da família. Katie foi a escolhida. O finalzinho desse segundo filme explica (parcialmente) o início do primeiro. Mas não totalmente.

Se há uma coisa certa na bruxaria é que aquilo de mal que você faz aos outros, sempre volta para você. Três semanas depois do ritual, quando as datas começam a se alinhar com a história do primeiro filme, chegamos ao dia 09 de outubro, um dia depois da morte de Micah nas mãos de Katie (supostamente possuída pelo demônio transferido pelo ritual de Dan).

Katie possuída surge na casa de Kristi toda manchada de sangue, quebra o pescoço de Dan com as mãos, mata Kristi e sequestra o bebê Hunter, o primeiro filho homem supostamente prometido ao demônio (num pacto que certamente foi feito muitas gerações atrás).

Atividade Paranormal 2 acaba com a informação que Ali voltou de uma viagem da escola e encontrou os corpos de Kristi e Daniel em 12 de outubro de 2006, e que o paradeiro de Katie e Hunter permanece desconhecido. Particularmente eu acredito que Ali ainda será aproveitada na franquia. Até agora, ela é a única que efetivamente cruzou o caminho da família de Katie e Kristi, tem alguma noção sobre o que está acontecendo e terminou viva.


ATIVIDADE PARANORMAL 3
Acontece entre 03 de setembro de 1988 e 25 de setembro de 1988

Atividade Paranormal Mitologia

O filme, na verdade, começa em 2005, com Katie deixando algumas coisas no porão da casa de Kristi. Dentre essas coisas está uma caixa cheia de fitas VHS com gravações caseiras no período entre 1988 e 1992. A história então salta para 2006, quando aparece o roubo na casa de Kristi que aconteceu no Atividade Paranormal 2. Descobrimos que, além do colar de Kristi, a caixa com as fitas também foi roubada.

Atividade Paranormal 3 começa a ser transmitido pelo ponto de vista das tais fitas VHS, em setembro de 1988 (o que faz dele uma prequel do primeiro e do segundo), quando Katie tinha oito anos e Kristi, cinco. Elas vivem em Santa Rosa, Califórnia. Finalmente temos a oportunidade de conhecer o passado obscuro e sobrenatural tão mencionado pelas irmãs nos longas anteriores.

As duas meninas moram com a mãe, Julie, e o padastro Dennis. Nessas gravações também somos apresentados à Lois, avó delas e mãe de Julie, que fica questionando Julie do porquê de ela não ter mais filhos, já que sempre quis uma família grande. Julie conta que não pretende ter mais filhos, e como já teve duas meninas, as chances de nascer um filho homem tornam-se nulas — ou seja, o demônio vai ter que esperar pela próxima geração para ter seu primogênito homem, fardo que no futuro recai sobre Kristi. — A avó está envolvida nisso até a alma.

Desde pequena, Kristi demonstra ligação com os fenômenos sobrenaturais que cercam a família. Ela aparece sempre conversando com um suposto amigo imaginário que chama de Toby. Em dado momento, quando Dennis pergunta a Kristi sobre a idade do amigo imaginário, a menina revela inocentemente: “Velho como a vovó”. Ou seja, o demônio foi nomeado na história.

Como de praxe, coisas estranhas começam a acontecer. Kristi constantemente aparece conversando com Toby, que só ela pode ver. Noutro momento, Katie é atacada pelo demônio e aprisionada dentro de um pequeno armário no quarto delas. É quando Kristi faz um pacto com Toby a fim de libertar a irmã do armário. Ela aceita fazer alguma coisa para o demônio, que não é revelada a princípio.

Dennis instala as câmeras na casa a fim de captar os fenômenos e começa a pesquisar sobre o assunto. Ele encontra um símbolo desenhado no armário onde Katie ficou presa e descobre que é o mesmo símbolo de um colar usado por uma convenção de bruxas da década de 30 — mais ou menos o período quando nasceu o último filho homem da família de Katie e Kristi. — Lembrando que, além das fitas roubadas, o colar que Katie deu a Kristi também foi roubado. Segundo Dennis, as bruxas esperavam as meninas crescerem para engravidarem, depois pegavam os filhos delas e então faziam lavagem cerebral nelas para que não se lembrassem de nada. Isso explica por que Katie dizia se lembrar pouco sobre sua infância no primeiro filme.

Pouco depois, Dennis finalmente consegue convencer Julie de que eles precisam sair daquela casa. Eles pegam as garotas e vão para a casa da avó Lois, em Moorpark, Califórnia. Depois de se instalarem, Kristi surge vestida com um véu de noiva. Ela está sendo arrumada pela avó, enquanto Katie apenas olha. Dennis pergunta quem é o felizardo e Kristi diz que é para Toby. Pronto, descobrimos o que Kristi aceitou fazer para Toby e isso cria algum sentido para o nascimento de Hunter, o primeiro filho homem em décadas, no segundo filme (um vídeo daquela época publicado recentemente na campanha viral de Atividade Paranormal: Jacob Degloshi confirma essa tese, como você pode ver clicando aqui).

No final, Dennis acorda de noite e estranha a casa vazia. Ela sai para procurar todos e encontra Julie pendurada no alto da escada por uma espécie de corda invisível. Dennis se desespera e tenta fugir com Kristi, mas quando chega perto de Katie, ela o assusta com o rosto macabro de quando está sob influência demoníaca. A avó Lois aparece, literalmente quebra Dennis e o mata. É quando descobrimos que Lois é integrante de uma antiga convenção de bruxas. Lois pega Katie e Kristi e sobe as escadas. Antes, no entanto, Kristi chama Toby para ir com elas.

No caso de Katie e Kristi, sua família levou um tempo muito longo para produzir um herdeiro do sexo masculino (Hunter em Atividade Paranormal 2), mas a avó Lois (que faz parte do clã bruxa) marcou as duas como o que podemos chamar de “noivas do demônio” quando elas eram crianças (como mostrado em Atividade Paranormal 3). Sendo assim, tornou-se inevitável que o demônio um dia viria recolher o fruto que lhe tinha sido prometido: Hunter. O demônio tentou fazer isso diretamente, atacando Kristi e sua família em Atividade Paranormal 2, mas a família Rey utilizou o ritual que transferiu a força demoníaca para Katie, despertando a bruxaria dela e transformando-a em uma espécie de escrava mental do demônio.


ATIVIDADE PARANORMAL 4
Acontece entre 02 de novembro de 2011 e 14 de novembro de 2011

Atividade Paranormal Mitologia

Atividade Paranormal 4 acontece em Henderson, Nevada, onde vive uma família americana que decide cuidar do filho de uma vizinha que sofreu um acidente misterioso. Você conhece a vizinha e suposta “mãe” do moleque: Katie, que estava desaparecida desde que sequestrou o bebê Hunter em Atividade Paranormal 2. O garoto, chamado Robbie, rapidamente fica amigo do caçula da família, Wyatt. Então eventos bizarros começam a acontecer na casa e chamam a atenção da filha adolescente, Alex, para o comportamento do estranho convidado. Alex, junto como o amigo Ben, instala câmeras pela casa para vigiar o menino, mas acaba descobrindo que o garoto é ainda mais perigoso do que parece.

Depois de cinco anos, temos uma continuação direta dos acontecimentos de Atividade Paranormal 2 com alguns elementos ligados à descoberta sobre a convenção de bruxas em Atividade Paranormal 3. Poucas questões, no entanto, são respondidas. Atividade Paranormal 4, na verdade, cria mais perguntas.

A grande pergunta deste filme talvez seja: quem diabos é o molequinho bizarro chamado Robbie? A princípio pensamos que ele é o bebê Hunter, agora crescido. Porém, em certo ponto da trama, descobrimos que não. Wyatt na verdade é Hunter. Quando essa verdade nos é revelada, Robbie simplesmente desaparece na história. O que nos leva a outra pergunta: por que Katie deu Hunter para outra família criar depois que o sequestrou?

Os dois garotos são elementos-chave nesse filme, por isso, vamos teorizar sobre eles, já que as explicações são escassas.

Robbie não parece ser um demônio, como muitos talvez pensem num primeiro momento. A explicação mais lógica é que ele seja um dos filhos homens a serviço da convenção de bruxas. No final do filme, temos o vislumbre de uma verdadeira horda de mulheres com aspectos demoníacos similares à Katie — são as bruxas todas reunidas. — Logo, todas elas podem ter feito pactos que exigiam um primogênito em troca. É só nos lembrarmos das descobertas de Dennis no terceiro filme. Ele revela que as bruxas da convenção esperavam as meninas crescerem para engravidarem, depois pegavam os filhos delas e então faziam lavagem cerebral nelas para que não se lembrassem de nada. Robbie provavelmente é um desses filhos, que foi usado como isca para atrair Hunter de volta para as bruxas e para o demônio.

O fato de Hunter ter sido entregue para a adoção de outra família também não é tão complicado imaginar a razão. Katie basicamente é procurada pelo assassinato de pessoas na frente de câmeras e pelo sequestro de um bebê — lembrando que Ali, a enteada de Kristi no segundo filme, ainda está viva e pode estar procurando por eles. — Por causa disso, Katie não seria realmente capaz de cuidar de Hunter sem chamar atenção para si. Sendo assim, ela o entregou para adoção e voltou para buscá-lo quando ele atingiu idade suficiente para cumprir os requisitos do demônio.

Como nos é revelado por Alex durante a história, as crianças destinadas ao demônio nos pactos precisam cumprir três etapas para provarem seu valor ao demônio; uma das etapas, por exemplo, é a demonstração de poder sobrenatural, que aparece quando Wyatt levita Alex da cama enquanto ela está dormindo.

Além disso, por fim, descobrimos a real dimensão da convenção de bruxas. No terceiro filme, apenas tínhamos visto algumas bruxas reunidas na casa de Lois, avó de Katie e Kristi, que presumivelmente eram as bruxas da foto de 1930 encontrada por Dennis. Mas aquilo foi em 1988 e naturalmente a convenção cresceu — absurdamente! — Como eu disse antes, no final do filme, temos o vislumbre de uma verdadeira horda de mulheres com aspectos demoníacos similares à Katie. São várias bruxas, todas juntas naquele momento a ser cultuado, afinal, Hunter estava voltando para elas.

Aqui tomamos uma noção maior sobre alguns fatos acerca da mitologia de Atividade Paranormal. Katie na verdade não parece ser exatamente possuída pelo demônio. Ela é uma bruxa, como sua avó. Por isso seu rosto assume aquele aspecto macabro e ela possui aquela força sobre-humana. Se ela manifesta essa característica desde a infância, como visto no final de Atividade Paranormal 3, significa que não se trata exatamente de uma possessão, mas provavelmente, uma espécie de canalização de poderes demoníacos através da bruxaria.

Dito isso, o ritual em que Dan transferiu a maldição de Kristi para Katie em Atividade Paranormal 2 não tornou Katie assombrada. Na verdade, despertou a bruxaria que estava adormecida dentro dela, e que ela esqueceu por causa da lavagem cerebral que as bruxas certamente fizeram. O colar que Katie deu a Kristi e que foi roubado prova que Katie era uma bruxa. Podemos até considerar que Katie era uma espécie de guardiã de Kristi até que o filho homem nascesse. Katie talvez não tenha controle disso como uma bruxa ativa teria, por isso, matou Kristi. Ou talvez Kristi tenha sido morta por causa do ritual que rejeitou Toby e o jogou para a casa de Katie, uma vez que Kristi tinha feito um pacto com Toby de que se casaria com ele.


ATIVIDADE PARANORMAL: MARCADOS PELO MAL
Acontece entre 12 de junho de 2012 e possivelmente 24 de junho de 2012

Atividade Paranormal Mitologia

Ainda que seja tratado como um spin-off, Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal é um dos que mais expandem a mitologia da série, tendo em vista o que vem sendo apresentado até agora. Esse é o primeiro spin-off oficial da série. O filme acontece em Oxnard, Califórnia e foca em Jesse, que recentemente se graduou no ensino médio, Hector, melhor amigo de Jesse, e Marisol, a gentil amiga dos dois.

Durante as férias, o trio se diverte gravando coisas aleatórias com a nova câmera de Jesse, até que filmam a estranha mulher que mora no andar abaixo de Jesse. A mulher aparece nua, fazendo rituais macabros com outra mulher, e por sua estranheza é frequentemente considerada uma “bruja” pelos vizinhos. Logo no início, a vizinha bruxa aparece morta, vítima de um jovem enlouquecido chamado Oscar, orador oficial da turma de Jesse, que mais tarde descobrimos ter sido “marcado” pela mulher e por isso se voltou contra ela.

Quando o assassinato da bruxa vizinha acontece, Jesse e Hector, numa atitude “esperta” como só personagens de filmes de terror sabem ter, decidem ir à casa da mulher bisbilhotar, apenas por diversão. Eles descobrem vários aparatos bizarros de bruxaria e algumas coisas relativas à franquia, como a caixa de fitas roubadas da casa de Kristi no início do Atividade Paranormal 2. Isso significa que Anna (a bruxa) e suas companheiras provavelmente são as responsáveis pelo roubo da caixa. Entrar na casa parece ser o estopim para Jesse se tornar, aos poucos, um marcado. Jesse começa a desenvolver dons sobrenaturais, que lhe permitem mover coisas e levitar, no melhor estilo super-poderes de super-heróis. Claro que, como um bom adolescente, ele leva tudo isso na brincadeira, posta na internet e se diverte com o fato de ter poderes. Mas logo as coisas mudam e Jesse começa a se transformar numa pessoa sombria, usando seus poderes para fins mais nefastos.

Além de descobrirmos que toda a trama de Katie, Kristi e Hunter é apenas uma pequena gota em um lago maior, o spin-off também nos conta um pouco mais sobre o grupo de bruxas do qual fazem parte personagens como Lois, avó de Katie e Kristi, e Anna. O título Marcados Pelo Mal é bem explícito no que se propõe: apresentar os chamados “Marcados”, pessoas que foram escolhidas e tocadas pela convenção de bruxas em nome do demônio a quem elas servem. Neste filme descobrimos o nome da convenção — As Parteiras —, e pelo menos uma parte de seu objetivo — criar um exército.

Descobrimos que as bruxas realizam feitiços em mulheres grávidas, que vêm a elas como barganhas de pactos e/ou vítimas inconscientes — isso ainda não está totalmente claro. — As mulheres enfeitiçadas dão à luz, e ao atingir a maturidade, seus filhos primogênitos do sexo masculino são marcados como “posse do demônio”, e eventualmente, são possuídos por completo. Isso é reforçado pela palavra “MEUS”, que aparece escrita na parede de Jesse, da mesma forma que aparecia na parede da família Rey em Atividade Paranormal 2 para o bebê Hunter. A palavra significa “meu” em latim e é aparentemente a alegação do demônio de que os primogênitos são sua propriedade. Esses acordos são feitos por todo o mundo, com vários jovens homens que mudam drasticamente seus comportamentos e desaparecem depois de cometerem terríveis assassinatos, presumivelmente tendo sido convertidos em algum tipo de forma demoníaca.

Também é revelado o tipo de demônio vinculado a esses rituais de posse: o íncubo. De acordo com uma série de tradições mitológicas e folclóricas, normalmente associadas à Mesopotâmia e ao Cristianismo, um íncubo é um demônio de forma masculina que surge em cima de mulheres durante o sono e, através de sonhos e pesadelos, tem relações sexuais com elas. Sua contraparte feminina é a súcubo.

Um íncubo normalmente busca essas relações sexuais para drenar energia da vítima e se alimentar, mas também pode ser para gerar um filho. Vale lembrar o que Micah e Katie descobrem sobre a entidade se alimentar de energia negativa em Atividade Paranormal. O fato de o demônio ser um íncubo cria certo sentido para a forma da convenção de bruxas, as Parteiras, que na verdade têm a função de produzir “filhos” para o íncubo, que nesse caso seriam os primogênitos “marcados”.

Katie, contudo, ainda parece ser uma exceção dentro da mitologia, o que explicaria por que tanto da história desse universo inevitavelmente gira em torno dela e de sua família. Ela aparentemente é uma bruxa, mas também seria uma “marcada”, por isso não parece ter controle de suas ações. É possível notar que Lois e Anna são bruxas que agem e usam seus poderes sombrios conscientemente, mas Katie parece usar por instinto, como se suas ações estivessem sendo controladas pelo demônio ou pelas bruxas. A real extensão da bruxaria/possessão de Katie continua sendo um mistério da história. Pode ser até mesmo que, em algum momento, ela se torne capaz de controlar isso a ponto de não agir simplesmente como uma assassina sem mente. Isso seria interessante de ver.

Marcados Pelo Mal ainda tem a aparição de uma personagem importante da franquia, Ali Rey, enteada de Kristi no segundo filme, que como eu disse antes, tem noção sobre o que está acontecendo. Ali passou os últimos anos fuçando e pesquisando sobre o assunto, e faz revelações importantes sobre alguns mistérios envolvendo a convenção de bruxas. Como eu pensei desde o início, parece que Ali é mesmo um elemento-chave para lidar com a ameaça da convenção de bruxas.

Assim como um exército maligno está sendo formado pelas bruxas, Ali pode estar percorrendo cidades e lugares e, sorrateiramente, formando uma base de informações — e talvez até mesmo aliados — que possa servir de resistência contra as intenções da bruxa. Se existe um inimigo a ser combatido, existe alguém para combatê-lo. Ali visivelmente se transformou numa caçadora de demônios amadurecida e experiente, e ainda está investigando o rapto de Hunter. Eu particularmente gosto bastante dessa premissa de transformar uma personagem secundária em um elemento que pode ser essencial para a história no futuro. E torço muito pela Ali contra a ameaça das bruxas.

A reviravolta no final de Marcados Pelo Mal, contudo, acrescenta um novo elemento à mitologia, e cria algumas novas perguntas a serem respondidas. A sequência final acontece no casarão-fortaleza de Lois, avó de Katie e Kristi, que vemos em Atividade Paranormal 3. Aprendemos que as bruxas têm portas mágicas que lhes permitem viajar pelo espaço/tempo através de “lugares profanos”.

Isso significa basicamente que o grupo de bruxas que encontramos pela primeira vez em Atividade Paranormal 3 e novamente em Atividade Paranormal 4 têm a capacidade de literalmente atravessar o espaço/tempo e acessar pontos-chave de suas atividades demoníacas: isso significa qualquer dos outros filmes de Atividade Paranormal.

No final de Marcados Pelo Mal, vemos Hector fugindo das bruxas e de seu amigo Jesse, agora possuído, correndo pela casa de Lois, e atravessando uma porta mágica. Quando Hector sai da porta, ele está na casa de Katie e Micah, do primeiro Atividade Paranormal, no exato momento em que Katie, possuída, assassina Micah, mostrando uma cena que ocorreu fora da tela no filme original, mas que é mostrada em detalhes pelo spin-off. Se formos lembrar, Atividade Paranormal, com a câmera estática no quarto, não mostrava Katie atacando Micah, apenas ouvíamos os gritos. Depois do ataque é que Katie volta para o quarto, arremessa o corpo de Micah contra a câmera e revela seu rosto distorcido. No final de Marcados Pelo Mal, Jesse possuído surge sobre Hector através da porta mágica e ajuda Katie com o abate.

A introdução de viagem no tempo, basicamente, permite que os realizadores escapem de algumas armadilhas de continuidade da mitologia, uma vez que eles podem trabalhar basicamente em torno de toda e qualquer coisa, mostrando demônios e bruxas em qualquer lugar, a qualquer hora, sem terem realmente que se preocupar com explicações, cronologia etc. Isso também permite que futuros capítulos da série sejam situados em uma variedade ampla de lugares e períodos de tempo sem perder conexão com a narrativa principal. Claro que isso também permite a aparição de personagens-chave da franquia, como Katie, Lois e até mesmo Kristi, em qualquer parte da franquia, seja numa linha principal ou num spin-off. Isso já até acontece sutilmente em Marcados Pelo Mal. Devido à viagem no tempo, Jesse encontra brevemente com as versões crianças Katie e Kristi de Atividade Paranormal 3 (são as mesmas atrizes) quando ele desce ao porão da casa de Anna.

A princípio tudo isso gira em torno de um objetivo simples. Um demônio está construindo um exército, e está usando as bruxas como servas leais para fazê-lo, colocando feitiços em mulheres grávidas em todo o mundo, transformando-as em parte da convenção e os primogênitos em soldados assassinos. O motivo exato dessa campanha pela criação de um exército ainda não está realmente claro, mas imagino que as coisas da mitologia devem ganhar contornos maiores a partir desse spin-off.


ATIVIDADE PARANORMAL: JACOB DEGLOSHI
Acontece entre 16 de outubro de 2012 e 30 de outubro de 2012

Atividade Paranormal Mitologia

Atividade Paranormal: Jacob Degloshi é uma campanha viral que aconteceu em várias redes sociais com um personagem chamado Jacob Degloshi. Podemos considerar, basicamente, como uma websérie que serviu como suporte para o Atividade Paranormal 4. A campanha, iniciada pouco tempo depois da estreia de Atividade Paranormal 4 nos cinemas, mostrava Jacob e a filha, Sarah, chegando em sua casa nova — que é bastante parecida com a casa de Kristi, onde se passou o filme Atividade Paranormal 2.

Jacob foi uma investida multimídia de Atividade Paranormal. O cara estava no twitter, no facebook, no tumblr, no instagram e no youtube, onde mostrava montes de novidades acerca da franquia.

A websérie acompanha Jacob logo depois da mudança para a nova casa, aparentemente vindo de Henderson, Nevada — o mesmo local dos eventos de Atividade Paranormal 4. — Ele chegou a postar no twitter uma foto da filha Sarah com a seguinte legenda: — “Sarah e sua amiga quando eram mais novas”. — A menina na foto com Sarah é a loirinha Alex de Atividade Paranormal 4.

Durante a campanha, Jacob postou em sua conta no youtube um vídeo que mostra uma piscina em sua casa, que se parece exatamente com a piscina da casa de Kristi em Atividade Paranormal 2, assim como o resto da casa. Ele também postou no twitter que ele e Sarah foram desembalar algumas coisas e encontraram uma fita VHS, que nenhum deles sabe de onde veio. Depois, ele postou uma foto da fita, que tem claramente um adesivo rasgado com o símbolo da convenção de bruxas (o triângulo com o círculo no centro). Jacob também postou no youtube o conteúdo da fita, com cenas de infância de Katie e Kristi — que ele afirma não conhecer. — Detalhe que a filha Sarah nomeou o pássaro dela como Toby, nome que ela viu na fita VHS. Um tempo depois, ela mata o pássaro quando está sob influência demoníaca.

Através de imagens, comentários e vídeos, pudemos acompanhar Jacob em uma espécie de sub-trama da história principal. Descobrimos que Sarah começou a sofrer com acontecimentos estranhos desde que chegou à nova casa, tornando-se aos poucos o que agora podemos definir como uma “marcada”. Jacob encontrou fitas perdidas de Katie e Kristi — as fitas de Atividade Paranormal 3, que foram roubadas em Atividade Paranormal 2 e que aparecem no spin-off Marcados Pelo Mal — e após assistir a várias delas, ficou completamente abatido e desnorteado. Para piorar as coisas, ele começa a gravar as estranhas crises de sonambulismo de Sarah, e os vídeos mostram-se preocupantes.

A última transmissão de Jacob aconteceu no dia 30 de outubro de 2012, quando ele estava vendo o conteúdo da Fita 6 e foi assassinado em frente à câmera. Esse foi o fim da websérie/campanha viral. Sarah foi levada da casa por duas mulheres, integrantes da convenção de bruxas. Há ainda um mistério que permanece em relação à Fita 6 — O que Jacob viu naquela fita que o deixou tão desesperado? — Pelos gritos de uma voz feminina é algo que certamente aconteceu com Katie ou Kristi ou com as duas, algo que pode ou não ter sido mostrado em Atividade Paranormal 3, ou pode ser qualquer outra coisa envolvendo a convenção de bruxas.

Se você quiser saber mais sobre a história do falecido Jacob Degloshi, veja os materiais que ele postou. Você pode acessar a conta do facebook dele clicando aqui, a do twitter clicando aqui e a do youtube clicando aqui.


ATIVIDADE PARANORMAL: DIMENSÃO FANTASMA
Acontece entre 29 de novembro de 2013 e 20 de dezembro de 2013

Atividade Paranormal Mitologia

Demorei a escrever sobre o quinto Atividade Paranormal, demorei muito, eu sei, e existem razões para isso. O fato é que Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma é o elo mais fraco de toda a franquia, um filme aquém de tudo o que poderia ter sido. Eu usaria até o termo: decepcionante. Na época em que ele estreou nos cinemas, tive muitos problemas para conseguir assisti-lo. Quando finalmente assisti, ainda no cinema, não sentei imediatamente para escrever sobre ele como das vezes anteriores, em parte, porque faltou o feeling da coisa. Aquele feeling que todos os outros Atividades Paranormal despertaram e que esse não despertou. A vida seguiu, precisei dar atenção a muitas outras coisas e projetos tomando forma, e pronto, só agora consegui parar para falar sobre o filme e (teoricamente) concluir esta postagem. Digo teoricamente porque, segundo os realizadores, Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma é o último da franquia. Mas nesse mundo de filmes de terror de baixos custos e altas bilheterias, nunca se sabe quando decidirão restaurar a franquia em uma continuação, ou remake ou reboot.

O motivo da falta de feeling é simples. Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma praticamente ignora (ou passa batido) por grande parte da mitologia que tornou a franquia tão envolvente. Enquanto o spin-off Marcados Pelo Mal veio com reviravoltas alucinantes, abrindo um leque de possibilidades incrível para a mitologia da série, Dimensão Fantasma nada trouxe além de um desfecho superficial e sem grandes revelações sobre os mistérios em aberto. O que é uma pena considerando que o produtor Jason Blum comentou em entrevista que este filme responderia às perguntas em aberto sobre a mitologia demoníaca desenvolvida anteriormente, incluindo as verdades sobre Toby. Não é bem isso que acontece. Mesmo assim vou tentar explorar da melhor forma possível o que o filme ofereceu para imaginar e teorizar algumas potenciais respostas para a história.

Dimensão Fantasma começa com UM ERRO GROSSEIRO de continuidade ao mostrar a cena de Atividade Paranormal 3 em que o padrasto de Katie e Kristi é morto pela avó Lois. A cena neste quinto filme diz que eles estão em Santa Rosa, Califórnia, setembro de 1988; sendo que em Atividade Paranormal 3 a cena da morte do padrasto acontece na casa da avó Lois, em Moorpark, Califórnia, setembro de 1988. SÃO DUAS CIDADES COMPLETAMENTE DIFERENTES PORRA! O quinto filme mostra uma nova família que se muda para (o que seria) a mesma casa onde Katie e Kristi cresceram durante os eventos de Atividade Paranormal 3. Elas realmente cresceram em Santa Rosa, Califórnia, mas a casa em que estão, que é mostrada no vídeo inicial de Dimensão Fantasma, é a casa de Lois em Moorpark. Assim, nossos queridos realizadores escrotizaram a mitologia que se esforçaram tanto para criar.

Sendo assim, considerando este erro desolador, para efeitos deste texto, vamos considerar que a casa de Dimensão Fantasma é a casa em Santa Rosa, Califórnia, e que depois que Lois mata o padrasto das meninas em Atividade Paranormal 3 e apresenta o professor a elas, Katie e Kristi saíram de Moorpark e voltaram para a casa em Santa Rosa com uma nova família que as criou e treinou, até 1992 quando a casa foi incendiada (eu estou assumindo as coisas dessa forma, já que os realizadores do filme fizeram besteira).

Dimensão Fantasma começa com Ryan e Emily indo para a casa com a filha Leila. O irmão de Ryan, Mike, vem morar com eles depois que de terminar com a namorada. Enquanto conhecem a casa, Ryan e Mike descobrem uma câmera de vídeo que, por alguma razão desconhecida, tem a capacidade de ver fenômenos paranormais. Eles começam a investigar os estranhos acontecimentos na casa com ajuda de uma amiga sensitiva, Skyler, e precisam lutar para se livrar do mal que assola o lugar.

O foco em uma nova família é um dos maiores erros do filme. Se você está construindo um filme para encerrar uma franquia, não traga um elenco de personagens completamente novos para a história. Com uma personagem disponível como Ali Rey, enteada de Kristi em Atividade Paranormal 2 e que apareceu em Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal demonstrando saber sobre o que está acontecendo, parece tolice a história insistir em não usá-la de forma mais presente. Para piorar as coisas, a Katie adulta — PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA MITOLOGIA! — simplesmente não aparece no filme, a não ser pelo fato de ser mencionada como Katie Hubber, a mulher da imobiliária que teria indicado e vendido a casa para a família (sinceramente acho que ela merecia uma aparição e função melhor no último filme da franquia). Na verdade, com exceção de alguns vídeos mostrando as jovens Katie e Kristi com a avó Lois, nenhum personagem dos filmes anteriores aparece. As meninas aparecem com um homem misterioso que as ensina a lidar com suas habilidades paranormais, mas nada muito além do que já sabemos é contado. Basicamente Kristi apenas aparece nas fitas vasculhando espaço/tempo com poderes de premonição para encontrar a tal garota especial que o homem fala no começo, que é Leila, a filha do casal. Kristi e Katie aparentemente ficaram sobre os cuidados desse estranho tutor e do culto — as Parteiras —, e outra mulher (certamente uma integrante do culto) assumiu o posto de mãe delas; essa mulher poderia inclusive ser Anna, a bruxa morta por Oscar em Marcados Pelo Mal.

O encerramento de uma franquia bem sucedida como Atividade Paranormal não poderia dar certo com um elenco de novatos em uma história que não entrega o que promete. Enquanto assiste a alguns dos vídeos de Katie e Kristi, Ryan questiona: — “eles filmam tudo o que fazem?” — A princípio parece uma forma de brincar com o próprio conceito da franquia, em que os personagens continuam filmando mesmo na hora da morte. Os filmes anteriores funcionavam de forma a tornar esta estupidez uma tolice aceitável em prol da história (mesmo quando todo mundo acabava morrendo no final). Dimensão Fantasma não possui esse senso de abstração (ou suspensão de descrença). Os personagens parecem efetivamente pessoas estúpidas, filmando tudo mesmo quando o instinto de sobrevivência grita que eles deveriam largar as câmeras e sair correndo. Em dado momento o filme nos lembra de que não adianta fugir do lugar, uma vez que o demônio que assombra uma pessoa a seguirá não importa para onde for. Mas a ideia do enredo em si é tão mal construída aqui que a insistência deles em continuar gravando soa idiota (como por exemplo, quando Ryan pede que Mike fique parado quando o demônio está se aproximando). O filme é construído unicamente em função de esperarmos a hora em que todo mundo vai morrer. Quem acompanha a franquia, sabe que Atividade Paranormal tem mais a oferecer do que isso.

Mesmo a capacidade de enxergar as atividades de Toby através da câmera sobrenatural acrescenta pouco. Nós conseguimos finalmente ver o demônio, e só. Não descobrimos grandes novidades sobre ele, exceto talvez pelo demônio que ele é por causa de um momento em que é mencionado a hierarquia dos demônios. O padre que a família chama conta que demônios escondem a identidade. Até o final do filme, a identidade de Toby permanece escondida. Não é contado quem ele é de verdade — o que deveria acontecer já que esse é o fechamento da série. — A aparência dele, pelo que é mostrado em um desenho de Leila, é de uma criatura com cara de bode e múltiplos olhos, embora nada disso nos seja mostrado em suas manifestações de sombras disformes na câmera sobrenatural. Em dado momento, Skyler encontra uma imagem parecida com o desenho de Leila e cita a relação com o Apocalipse 5:6 — “O cordeiro morto será usado contra Deus. Sangue infectado dos escolhidos ajudará a dar vida a um dos sete príncipes do inferno. Cada príncipe retornará pelo sangue dos dois nascidos na mesma lua.” Leila e Hunter. Dentre os primogênitos escolhidos pelo pacto com o demônio, um provavelmente precisa se reunir a uma garota escolhida para completar o ritual que trará o príncipe demoníaco ao mundo.

Se ele é um dos sete príncipes do Inferno, e considerando que em Marcados Pelo Mal, Toby é associado ao íncubo, em um chute que provavelmente nunca será comprovado, eu diria que Toby é o demônio Asmodeus. De acordo com a distinção hierárquica de Binsfield (definida em 1589) em que os sete príncipes correspondiam aos sete pecados capitais, Asmodeus é associado à luxúria, que é o pecado mais característico para os íncubos. Francis Barrett, em 1801, deu a Asmodeus o atributo de Príncipe da Vingança, o que é também uma característica muito presente em Toby ao longo de toda a franquia. Logo este é provavelmente o príncipe demoníaco cultuado pelas Parteiras e trazido a Terra em forma corpórea pelo culto.

Ainda assim todas as escolhas da trama sobre como abordar o demônio e mitologia são dolorosamente discutíveis. A divulgação pregava — “Pela primeira vez, você vai ver a atividade.” — Isso é verdade. Nós realmente vemos. Mas a qualidade dos efeitos visuais é tão duvidosa que, somada a falta de surpresas ou revelações, apenas ajuda a afundar ainda mais o que deveria ser um fechamento digno para uma franquia com uma mitologia tão rica e interessante. O próprio clímax é apressado, apenas para mostrar Toby se manifestando como humano. Agora o anticristo está caminhando pela Terra e o mundo vai acabar. Isso é tudo que o filme tem a nos oferecer como encerramento. O demônio se manifestando no mundo. Não parece anticristo. Parece mais anticlímax. Especialmente depois de cinco filmes que se preocuparam em acrescentar algo para o mito de Atividade Paranormal.

Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma, aliás, pouco usa a mitologia inserida em Marcados Pelo Mal, que é um dos melhores filmes da franquia e um dos que mais aprimorou a ideia do cenário. Nada é explorado sobre os Marcados ou o exército criado para servir o demônio. Este quinto filme, na verdade, também ignora completamente o quarto. Parece mais uma continuação direta do terceiro do que qualquer outra coisa, só que nem continuação do terceiro consegue ser visto que comete o ERRO GROSSEIRO de continuidade que citei anteriormente. Aquilo tudo que precisávamos saber ou conhecer para assistir ao encerramento da franquia, para obter as tão esperadas respostas, não faz realmente diferença. As respostas simplesmente não vieram, e provavelmente não virão. Parece que os realizadores estavam de saco cheio da série e queriam terminar tudo logo de uma vez, o mais rápido possível, e com o mínimo esforço possível (o erro de continuidade reforça isso). Depois de tudo, o final soa apenas preguiçoso e desleixado.


OUTRAS QUESTÕES DA MITOLOGIA

Atividade Paranormal Mitologia

No filme Atividade Paranormal 3 muita coisa é revelada. Agora depois de Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma sabemos que o incêndio que destruiu a casa de Katie e Kristi quando eram crianças aconteceu em 1992. A casa destruída, contudo, é a casa de Santa Rosa, Califórnia, não a casa de Lois em Moorpark, Califórnia (esta última é a casa que aparece em Marcados Pelo Mal). A despeito dos erros cometidos na continuidade, a casa em que as meninas cresceram e pegou fogo assume-se como sendo a de Santa Rosa, onde Ryan e a família foram morar no quinto filme.

Outra coisa são as referências à mãe de Katie, por Micah no primeiro filme e pela própria Katie no segundo. No final do Atividade Paranormal 3, vemos a mãe delas, Julie, erguida no topo da escada e depois sendo arremessada contra Dennis. A mãe biológica das meninas claramente morreu neste momento, visto que de acordo com relatos de Ryan em Dimensão Fantasma, nem ela, nem o padrasto aparecem ou são mencionados nas fitas após os eventos do terceiro filme. A avó foi quem cuidou das duas meninas depois do incidente — o que se tornou mais evidente considerando um vídeo liberado na campanha viral de Atividade Paranormal: Jacob Degloshi, que você pode ver clicando aqui, e o fato de que Lois continua ativa na convenção de bruxas mesmo depois de tantos anos. Agora sabemos também, como visto em Dimensão Fantasma, que as meninas chamavam outra mulher de mãe. Essa é a mulher a quem Micah se referia, e certamente era uma mulher estranha por pertencer a convenção de bruxas.

Até agora quase nada foi dito a respeito do pai biológico de Katie e Kristi. O que poderíamos presumir é que o pai biológico delas é o homem que ajudou na criação das garotas depois dos acontecimentos do terceiro filme (o estranho instrutor que as ensinou sobre seus poderes em Dimensão Fantasma). Isso, contudo, nunca é confirmado.

Há ainda a fita VHS de 1992 que estava na caixa. Alguém estava assistindo às fitas em Atividade Paranormal 3 e a fita de 1992 só é descoberta em Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma. A fita apresenta elementos sobre a história de Katie, uma vez que, nessa época, ela estava prestes a completar 13 anos, quando os eventos sobrenaturais começaram a acontecer com mais força — como ela nos contou no primeiro filme. — Em um conversa de Ryan e Mike em Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma, é contado que a casa pegou fogo em 1992, nenhum corpo foi encontrado e a família inteira desapareceu, inclusive as filhas Katie e Kristi. Agora sabemos que elas estavam sendo ensinadas pelo misterioso homem que pode ser (muito provavelmente) o pai biológico delas. Ainda em Dimensão Fantasma, também descobrimos graças a uma fita que Hunter foi levado através de uma porta mágica para 1992.

Supostamente é para este ano que Leila é levada no final do quinto filme, e o momento quando Toby assume forma humana no mundo (e a casa de Santa Rosa é incendiada e as coisas mudam para Katie e Kristi). O que me leva a pensar que, se Toby despertou como humano em 1992, ele poderia na verdade ter manipulado os eventos ao redor das meninas desde o início, guiando-as pelo caminho que permitiria (através do espaço/tempo) ser despertado. Considerando as idas e vindas no tempo, isso significa que talvez existam alguns outros príncipes demônios no mundo, despertos em momentos diferentes do espaço/tempo, aguardando e trabalhando para trazer todos os outros que faltam, até que os sete estejam reunidos para o juízo final.

Toby (possivelmente Asmodeus) é um dos sete príncipes do Inferno a chegar a Terra em forma humana. Ele pode ter sido o primeiro ou não. Será que existem outros príncipes no mundo? O exército criado pelas Parteiras, que atuam desde a Idade Média, é nitidamente para Toby. Ou seria para os sete? O fim do jogo seria o fim do mundo? Ou será que alguém está lutando contra?

Como alguém apaixonado por Atividade Paranormal e por toda a sua mitologia, Dimensão Fantasma é uma tremenda oportunidade desperdiçada. Infelizmente os erros afetam completamente a credibilidade do filme e da mitologia como um todo. Até torço para que façam um novo filme para encerrar DE VERDADE E COM MAIS DIGNIDADE a franquia. Claro que isso provavelmente não vai acontecer. Ficamos com uma mitologia de teorias incompletas e com um monte de questões não resolvidas.

O que me resta é deixar a imaginação viajar em um potencial desfecho para essa história. Ali Rey continua sendo a única que cruzou o caminho da família de Katie e Kristi, tem alguma noção sobre o que está acontecendo e terminou viva. Se existe alguém lutando contra, é ela. Se Toby é o anticristo. Ali é a salvadora.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • leila

    valeu se n fosse vc n teria entendido direito sobre algumas partes do flme

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      O post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • https://www.facebook.com/saulinhon?ref=tn_tnmn Saulo Nogueira

    Kra vc me ajudou muito com esse resumo detalhado sobre a franquia… serviu para tirar muitas duvidas.

    O que me deixou intrigado msm sobre tudo que vc colocou foi o tal Jacob Degloshi e sua filha…

    Qual o objeitvo dessa webserie?? Foram os diretores ou autores da franquia que o idealizaram??

    Eles estão a par desses personagens??

    E outra coisa… se os autores da franquia tiverem algo a ver com isso tem chances desses personagens ou melhor, dessa web serie se tornar parte da franquia??

    Confesso que fiquei muito intrigado com esses dois pesonagens… Em relação ao resto perfeito… só achei um erro em relação aos trailers de Atividade 3 não terem ido para o filme… ou pode ser que o caso do incendio, que aconteceu depois do filme 3 pode ainda ser utilizado no proximo filme, o atividade 5.

    Bem, assim como vc aguardo ansiosamente esse proximo filme. Parabens pelo seu post.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      A websérie foi uma campanha de marketing viral feita como parte do processo de lançamento do Atividade Paranormal 4. Uma das razões para a websérie foi ajudar na divulgação do Ap 4. Outra razão, muito importante, foi expandir o universo dos filmes e trabalhar com novas mídias (no caso aqui, a internet).
      A websérie foi idealizada pelos realizadores da franquia de filmes sim. E os personagens podem ser usados de alguma forma no universo da Atividade Paranormal, tanto nos filmes principais quanto em eventuais spin-offs. A websérie é parte do universo de Atividade Paranormal. ;)
      E sim, a cena do trailer de Atividade Paranormal 3 que não entrou pode aparecer em um futuro filme. Pode ser no 5 ou em algum outro que venha depois…até porque, os realizadores têm intenção de fazer também um Atividade Paranormal 6.
      Obrigado pelo elogio! :D

  • sidney

    Sou fa dos filmes preciso saber se o 5 eo ultimo pq esse com jacob nao tem nda haver.isso e fatos reais ou e so ficçao com os outros.ando pesquisando sobre isso aconteceu uma historia em 1982 em california e diz que a fitas forao modificadas..eas atrizes kate e crist elas existe sao so atrizes..

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      O AP 5 não será o último, a princípio. Os realizadores têm intenção de fazer também um Atividade Paranormal 6.

      A websérie foi uma campanha de marketing viral feita como parte do processo de lançamento do Atividade Paranormal 4, mas cronologicamente na franquia, acontece bem depois do AP 4 e depois do AP Marcados Pelo Mal.

      A websérie tem ligação com a mitologia dos filmes e acrescenta algumas coisas novas (que podem ou não ser usadas no futuro).
      A menina nesse vídeo que você mandou é sim a Sarah (filha do Jacob)…Quando a campanha do Jacob Degloshi começou, ele postou uma foto no Twitter e no Facebook dizendo que era a filha dele, Sarah, com uma amiga, Alex – isso já estabeleceu a ligação entre a série e o AP 4. A cena desse vídeo, no caso, acontece antes da websérie. Os personagens podem ser usados de alguma forma no universo da Atividade Paranormal, tanto nos filmes principais quanto em eventuais spin-offs. A websérie é parte do universo de Atividade Paranormal. ;)

      Os filmes não são baseados em fatos reais. São filmes de ficção, apesar de terem esse clima de “realidade” por serem filmados com esse aspecto de “personagens com câmeras de mão”. O primeiro filme é, na verdade, inspirado em um de nossos medos mais instintivos: os barulhos noturnos que todas as casas têm, com o temor de ter nosso pé puxado por espíritos, com a bizarrice de acordar com alguém parado sobre você, te olhando no escuro. Os filmes que vieram depois foram explorando esse conceito e desenvolvendo a história, criando um cenário próprio e uma mitologia própria – com bruxas, pactos com demônios, possessões, poderes sobrenaturais etc.

      O filme pode aproveitar história de mistérios e acontecimentos obscuros que tenham acontecido na vida real, mas ele apenas usa como fonte de inspiração leve…não é uma história real. Os personagens do filme são ficcionais, apesar de alguns personagens terem o mesmo nome que os atores que os interpretam (isso também foi feito para dar essa sensação de “realidade” na história).

      As atrizes que fazem Katie e Kristi são atrizes, e chamam-se Katie Featherston (interpreta Katie) e Sprague Grayden (interpreta Kristi). E também existem as atrizes que interpretam Katie e Kristi quando eram crianças no AP 3. :)

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • danilo dos santos machado

    eu queria fazer este filme eu queria te um imprego asim

  • Dany

    Ótimo texto, explica e teoriza o que aconteceu e o que vai acontecer.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado! Demorei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • pablo hunter

    Gostei muito de suas análises e se realmente voce estiver certo a historia vai ficar mais foda do que ja é

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado! O post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Jenny S.

    Ta certo… Otimas explicações, ajudou bastante a entender particamente todos os filmes.. Mas.. Oq acontece com a adolescente alex do atividade paranormal 4?

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      A princípio, não fica claro se ela é morta ou não. E no caso, existem duas possibilidades: ou a Alex morreu, ou ela foi convertida em uma bruxa (o que é mais provável).

      Talvez possamos saber mais sobre o que aconteceu com a Alex nos próximos filmes, de repente até no AP 5. :)

      • Angélica Monsinhatti

        Eu acho que ela morreu porque, quando ela descobriu sobre o Hunter tbm descobriu que uma das tarefas dele era, uma virgem ser sacrificada e pelo visto foi ela coitada :/

  • Mara

    Gostei muito da análise, esclareceu muitas coisas q não tinha entendido e a ligação entre eles.
    Só tenho uma dúvida, o Atividade Paranormal em Tóquio não tem ligação nenhuma com eles? Não é da mesma franquia?
    Cheguei até a pensar que seria o vol. 3 mas quando lançaram o Atividade Paranormal 3 percebi que ele (em Tóquio) não se tratava da continuidade e fiquei confusa. Esse filme faz parte da sequência?

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Não, o Atividade Paranormal em Tóquio foi desconsiderado quando lançou o segundo filme. No post, na parte sobre o primeiro AP, eu falo mais sobre o AP em Tóquio. :)

  • http://www.facebook.com Elaine

    Oi gostaria de saber se o filme atividade paranormal é ou não real…obgd

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Não é real, é ficção, inspirado em fatos cotidianos (mas não em um caso específico). Essa impressão de ser real é passada normalmente pelo fato dos personagens usarem os nomes verdadeiros dos atores.

  • gilvan

    Ei, eu só queria saber se esses filmes são reais
    ou não. . .e também gostaria de saber se as bruxas citadas são realmente reais na realidade . . .

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Não é real, é ficção, inspirado em fatos cotidianos (mas não em um caso específico). Essa impressão de ser real é passada normalmente pelo fato dos personagens usarem os nomes verdadeiros dos atores. A convenção de bruxas também é criada para o filme com base em conceitos e lendas sobre bruxaria.

  • Bruno

    Quero saber se esse tal de jacob morreu de verdade

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Sim, ele morreu, como aparece no último vídeo da websérie.

  • mili

    Cara vc ajudou muito a entender os filmes agora isso tudo fez um pouco de sentido :3

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Mauricio

    Parabéns cara, você explicou muito bem todos os filmes. Continue assim, esse post foi ótimo mesmo, ótimo!

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado! :)

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Bruna Araújo

    Adoreii todas as explicações, eu como amo todos os filmes da saga Atividade Paranormal, me apaixonei mais ainda pelos filmes, eu estou aguardando ansiosa para os próximos.. Vce é feraaa.. Parabééns…

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado! Demorei bastante, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Débora Rodrigues

    Ual , excelente cara , parabéns mesmo . Colocou de forma muito clara toda a franquia. Agurdando o n. 5 . Abraços.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Quell

    Mas se a historia do jacob er vdd a da Alex teria q ser vdd tbm num er? Ate pk a Alex er a amiga de Sarah a de historia de Alex e mentira ou verdade?

  • Warner

    Acho que os personagens da web série devem voltar, numa cena do AP 4, Alex comenta que sua amiga Sarah está muito estranha e postando coisas estranhas no facebook. Enfim, parabéns, é uma ótima análise.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado! Infelizmente, pelo quinto filme, parece que a websérie ficou naquilo mesmo, e os personagens não apareceram mais. O post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. Tem mais informações. :)

  • alex

    falando de atividade paranormal 3, praticamente nada nos trailers foi pra versão final, nos trailers vemos que julie é a mais assombrada pelas entidades, e vemos até um “medium” entrando para verificar a casa(confirmando quando no segundo filme katie e kristi afirmavam que pessoas vinham muita na casa) e tambem katie no segundo filme diz a kristi que é pra ela para de pensar em coisas estranhas senão ela acabariam como a mãe nos trailers vemos julie sendo atacada oque nos da uma pista que o final original de AP3 era diferente, então desconsidero quando você diz que elas estavam falando possivelmente de uma madrasta fica claro que é sobre a julie, mas em vez disso eles usaram um roteiro diferente que acaba contradizendo algumas informações nos filmes anteriores.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      O post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. Tem algumas informações sobre essa questão da mãe, a partir do texto de Marcados Pelo Mal em diante. :)

  • Alissandra

    Parabéns por as explicações, me ajudou bastante a entender várias coisas que não tinha conseguido absorver ao assistir os filmes!!! Você expõe de forma clara e objetiva, adoro filmes desse gênero e estou ansiosa pelo AP 5. Vc eh show, parabéns!!!

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado! Que bom que ajudei :)

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado!!! Demorei bastante, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Naty

    Gostei muito dessa matéria. Gosto de todos os filmes dessa franquia.

  • marco acosta

    agora ja sabendo qh AP nao he feito em fatos reais, mas essa webserie do jacob, foi real? apenas baseado em fafos reais ou tambem he soh uma ficCao ?

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      A websérie não foi real, mas usou as redes sociais reais para exibir seu material e se vender. Foi uma campanha bem bolada para a franquia. :)

  • http://ghast.com.br/ Jorge Anthony
    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      O filme também deixou várias. O post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Gabriel Frederico
    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      O post está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele, e sobre as questões de ser o último filme da franquia. Dá uma olhada. :)

  • Igor Rodrigues

    Eu acho que essa fita 6 ou a de 1992 pode ser a fita do inicio do trailer de AP5.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      A fita de 1992 de fato aparece em Atividade Paranormal 5. Atualizei o post com informações sobre o quinto filme. Dá uma olhada lá. :)

  • Evandro Santos

    Uma das melhores matérias que eu já li na minha vida! Amo Atividade Paranormal por causa dessa vasta mitologia.
    Katie seria uma espécie de protetora dos marcados pelo mal do Toby, por isso que ela é um pouco diferente dos outros e sua irmã seria a noiva do Toby e como ela descumpriu o pacto, ela foi morta. Eu andei pesquisando sobre o demônio da franquia, Incubu, descobrir que incubus na verdade seria uma raça de demônios, ou seja, Toby pode ser um incubu qualquer ou o mais poderoso dos incubus, Samael (Lúcifer) que foi o pai dos incubus e Lillith a mãe das sucubus. Acho muito provável que Katie e sua irmã, sejam filhas de um incubu, pode ser que todos os marcados sejam filhos desse demônio, afinal, incubus só querem procriar.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      O post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. Na parte sobre o Marcados Pelo Mal falo sobre os Íncubos, e na parte do Dimensão Fantasma, falo sobre qual demônio pode ser Toby. Dá uma olhada lá. :)

  • Lucas D. Silva

    Fale por favor sobre o novo filme, gostei muito do artigo!!!!

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Falarei! Assim que o filme estrear, vou atualizar o artigo. ;)

      • Lucas D. Silva

        Já assisti e espero anciosamente seu artigo :)

        • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

          Pode deixar! Já estou preparando a atualização do post. Sai ainda nessa semana. :)

        • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

          O post está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

      • werike

        FALE SOBRE O NOVO FILME!!!

        • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

          Vou falar, pode deixar! Já estou preparando a atualização do post. Sai ainda nessa semana. :)

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Saulo Nogueira

    Alan, tem a fita de 92 mas tbm tem a fitade 93 do lado dela. Essa fita a KAtie ja tem 13 anos. Mostraria melhor as ações do demônio. E pelo que foi se falado a Mãe da Katie esta msm viva, só que traumatizada. Aguardaremos os esclarecimentos no novo filme.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • João Paulo Lourenço

    cara… estive pensando aqui: o toby pode ser o pai das duas meninas? pelo sentido delas gostarem de brincar com ele, pelo sentido dele proteger as duas sempre! fiz esse pensamento assistindo várias vezes a série principalmente o filme numero 3! o pai poderia ter alguma coisa haver com isso! já pensei várias coisas que poderiam se relacionar, mas nao tenho certeza! fala mais sobre… aguardo respostas antes de quinta (estreia) kkkkk abraço cara!

    • Douglas Alexandre Alves Silva

      Não faz um pouco de sentido, pois o toby se casa com a Kristi, talvez o Hunter seja filho dele.
      Esse filmes deixou ainda mais perguntas do que respostas. Tenho quase certeza que ainda terá alguma coisa a mais além desse filme. Vamos esperar pra ver a opnião do nosso amigo Alan Barcelos.

    • Nicoli França

      Acho que Toby apenas usa as crianças que no caso são inocentes e manipuláveis pra conseguir o que ele quer. Como ele ia se casar com a Kristi acho difícil que ele seja o pai delas haha

  • Nicoli França

    Estreou Atividade Paranormal Dimensão Fantasma, se puder fale sobre. Obrigada!

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Vou falar, pode deixar! Já estou preparando a atualização do post. Sai ainda nessa semana. :)

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Rafaela Del Campo

    Ótima matéria!

  • Shirley Cerodio

    Acabei de ver o novo filme e vim aqui em busca de pontos pra ligar o final, mas realmente, não foi dessa vez.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Vou falar do filme, pode deixar! Já estou preparando a atualização do post. Sai ainda nessa semana. :)

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Douglas Alexandre Alves Silva

    Queria mais explicações sobre o final do 5, ainda não sanou todas as questões pendentes.. E as parteiras? E as outras Crianças? Quem era aquele cara do rabo de cavalo?? Cade a Katie, Hunter?? Porque não apareceu o rosto do Toby Humano?? Tem muita coisa ainda pra ser revelado, essa franquia não para por aqui!!

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, eu sei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Júlio Cezar

    cade sobre o novo filme??

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei, eu sei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Will Carvalho

    Esperando explicações do ultimo filme, ficou muita coisa em aberto, não pode ter sido o último….

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, eu sei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Mark Sannin

    Preciso da atualização do post, pra esclarecer mais dúvidas que Dimensão Fantasma trouxe.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei, eu sei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Felipe

    Cara, quando vai falar do último filme da franquia?

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Demorei bastante, eu sei, mas o post enfim está todo atualizado com o último filme e o que foi trazido por ele. :)

  • Saulo Nogueira

    Alan,

    Li a sua matéria atualizada.

    Concordo que foi um erro grosseiro o AP4 e o Marcados pelo mal praticamente não serem citados nesse filme. Parece que o intuito do filme foi simplificar ao máximo e ter como seu ponto principal “apenas” explicar o nascimento do Toby. Foi um erro grave! A Mitologia em si não se baseia apenas nisso.

    A aparição de uma nova família tbm foi decepcionante. Esses poucos esclarecimentos que Ryan e sua família trouxeram no filme poderiam ser muito bem divulgados por Ali Rey, a unica sobrevivente do demônio até aqui.

    Um ponto interessante citado por você, os pais de Katie e Kristy. Vamos la, Sobre o pai das meninas, não acho que seja o instrutor que aparece no inicio do filme. Não me parece muito lógico. Se fosse, Louis poderia apresenta-lo como pai na ocasião. Acredito que o pai delas tenha morrido antes ou não tem contato com as meninas, ou seja, um personagem indiferente no filme, que até poderia ser citado ou até usado num futuro filme, o que não veio ao caso até aqui.
    Sobre Julie, ainda tenho minhas duvidas se ela morreu realmente. A hipótese dela estar viva e traumatizada tbm não pode ser descartada. Tendo em vista que Katie cita para a irmã que “se não fizermos isso, podemos ficar igual a mamãe” ou seja, é uma incógnita muito grande sobre Julie. Na hipótese de realmente ela estar morta e as meninas chamarem outra pessoa de mãe, não acho que seja Anna, pois ach que se fosse assim haveria uma ligação de Anna com Katie no filme Marcados pelo Mal. Acho que no final Julie ficou louca ou traumatizada e está num internato ou manicômio.

    Vale lembrar que além da fita de 92, existe a fita de 93, mostrada no filme AP3. Ela pode revelar mais coisas a respeito de Katie e sua familia, pois Katie em 93 já teria 13 anos. O fato de Toby ter conseguido a forma humana em 92 foi uma ótima deixa citada por vc, não me basiei nisso na hora.

    Outro fato, Louis morreu! Não sabemos em que ano ela morreu. É mais uma dúvida em aberto. O fim de Louis.

    Assim como você, ainda torço, caso tenha algum outro filme, por Ali Rey. Ela no caso seria a ultima esperança. Está mais experiente, sabe que Jesse foi convertido a convenção das bruxas. Provavelmente sabe da morte dos amigos de Jesse e pode estar colhendo aliados. Tem mais gente que sabe ou passou aperto perante o demônio e está vivo. A empregada de sua casa, o assistente de Dennis, a família de Jesse etc.

    Resta aguardar pra saber se os diretores vão querer um desfecho melhor para a franquia com outro filme.

  • Fabrício

    Parabéns pelas explicação dos filmes, é uma das melhores. A morte do padre ao tentar fazer o exorcismo no final do ap5. Não deu certo por Toby estar mais forte ? E será que se Mika tivesse no primeiro filme chamado o demonologista assim o que o paranormal orientou, teriam conseguido dar fim a toby ?

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Obrigado! Acho que não faria diferença. Por Toby ser um dos sete príncipes demônios, ele já é bastante poderoso. Na verdade, talvez seja mais fácil derrotar ele agora que assumiu forma humana e está na Terra do que quando era uma força sobrenatural. Mas isso, por enquanto, não temos como saber, já que AP 5 é o último filme. :)

  • Leandro Sertanejo

    Nossa, que texto grande…. O que tenho a dizer é: Nossa, que texto grande!

  • Ohanna Santos

    Você está de parabéns. Cara eu pude entender melhor toda a franquia, apesar de não ter gostado muito do Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma, porém compreendi bastante a história do filme.

  • Word Of Games™

    Alan onde posso encontrar video tapes vhs completas da vida de katie e kristie
    no youtube tem algumas muito interessantes mas com menos de 40 segundos.
    me ajuda pf?
    tô querendo fazer um video sobre : a vida delas com as parteiras.
    vlw!!!

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Oi!

      Na verdade não tem vídeos com as fitas VHS completas, apenas esses vídeos com trechos curtos mesmo. A ideia é essa… tendo apenas trechos espalhados por aí, fica um clima mais de mistério sobre as fitas. Você encontra algumas das imagens das fitas na conta do Jacob Degloshi que cito no texto. ;)

      Abs.

  • vinicius marques

    por que não vai ter mais filmes?
    parece que o Toby no ultimo filme apareceu como um necromante, assumindo forma física.. e aquele final ficou como todos os outros filmes da série um caminho para um novo filme

    • Júlio Cezar

      pq a franquia foi encerrada

      • charli xcx

        mentira, a franquia acabou? aaaaaaaaaaa não

  • Yuri Goldenberg

    muito boa materia

  • Ana Carolina Viduani

    A pena ter acabado a franquia..

  • Geovane Assis

    Legal mano parabéns pela matéria esclareceu algumas dúvidas que eu tinha, realmente o filme no final ficou confuso, espero que façam outro pra esclarecer mais sobre essa mitologia

Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud