Você Viu?

O Segredo da Cabana – Festival do Rio 2012

O Segredo da Cabana

O Segredo da Cabana

O Segredo da Cabana

O Segredo da Cabana

Não se deixe enganar pelo título. O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods, EUA, 2011) não é um simples terror de adolescentes morrendo numa cabana na floresta. É algo muito maior. Muito mais surpreendente! O filme, na verdade, transforma um dos conceitos mais manjados do cinema numa história inteligente de terror e mitologia.

Personagens estereotipados, emoções rasas, gostosas com peitinhos de fora, orgias sangrentas, entre outras coisas, é provavelmente o que você espera num filme com um grupo de jovens universitários que viaja para algum lugar afastado da cidade em busca de um pouco de diversão caipira. É uma premissa que tem alimentado produções do terror por décadas, desde O Massacre da Serra Elétrica até A Bruxa da Blair, passando por ícones como Sexta-Feira 13 e Evil Dead – A Morte do Demônio.

Logo, você já conhece a trama em todos os seus detalhes e clichês. Ou pelo menos parte dela. Os atores Chris Hemsworth, Jesse Williams, Anna Hutchison, Fran Kranz e (a linda) Kristen Connolly interpretam cinco estudantes arquetípicos — o atleta, o estudioso, a vadia, o tolo e a virgem — que viajam para um fim de semana de diversão na cabana de um primo que convenientemente não aparece em momento algum. Ao longo do caminho, eles param num posto decrépito onde são recebidos por um sujeito bizarro e assustador cheio de profecias sobre morte. E isso é só o começo.

Por fim, eles chegam à macabra cabana no meio do nada, com suas paredes e escadas que rangem, seus segredos por trás dos quadros e seu porão cheio de velharias antigas que inevitavelmente levam a algum mal. Há até o sempre presente jogo de verdade e consequência. Todos esses elementos básicos são usados para construir algo maior e muito — MUITO! — melhor do que um simples filme de terror trash com uma fórmula batida. As sacadas da trama e os mínimos pontos que ligam todo o enredo não são só inteligentes, são geniais!

O diretor Drew Goddard e seu co-roteirista Joss Whedon são deixam claro desde o início que esse não é um terror convencional. Quer dizer, até existem as convenções, mas boa parte delas são distorcidas pelas “pessoas que se escondem atrás do espelho da sala de interrogatórios”, uma proposta que lembra um pouco o filme Operação: Fim de Jogo, especialmente pelo humor sarcástico das tais pessoas.

Os atores Richard Jenkins e Bradley Whitford aparecem como os maiores responsáveis por esse senso de humor. Eles têm as melhores piadas e suas cenas mostram a habilidade de Goddard para manter o ritmo de sua narrativa. O diretor alterna terror e terrir na dose certa, sem atrapalhar a tensão da história em si.

O Segredo da Cabana é um filme de terror sobre filmes de terror pra quem gosta de filmes de terror — e sobre como esses filmes se tornam sequências intermináveis de conceitos exaustivamente repetidos. Mas esse filme, ao contrário, é imprevisível e criativo, como um grande jogo de xadrez, que movimenta suas peças casa a casa, de forma inteligente e com um senso de humor impecável até o desfecho de explodir o cérebro. Puta. Que. Pariu. Como é foda!

De resto, você tem que assistir ao filme para entender. O Segredo da Cabana é tão ESPETACULAR que qualquer comentário leve sobre a segunda metade da história pode se tornar um mega spoiler. Pra quem gosta de um terror daqueles bem frenéticos, vai ser um parque de diversões pra algo completamente novo e inusitado. O filme é nitidamente um exercício de gênero de pessoas apaixonadas pelo terror e, por isso mesmo, consegue ir além do básico. Drew Goddard e Joss Whedon conseguiram um belo xeque-mate aqui. Poucas coisas são tão divertidas quanto participar dessa experiência e ser perfeitamente manipulado por dois homens que sabem exatamente para onde mover suas peças.

O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods)

De Drew Goddard.

Com Chris Hemsworth, Richard Jenkins, Jesse Williams, Bradley Withford.

Estados Unidos, 2012. 95 minutos.

Mostra Midnight Terror

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens