Você Viu?

Festival do Rio 2012

Festival do Rio 2012

O Festival do Rio é um dos principais eventos culturais do Brasil, que acontece uma vez por ano no Rio de Janeiro. Durante esse período, a Cidade Maravilhosa respira cinema.

A décima quarta edição, que começou no dia 27 e vai até o dia 11 de outubro, trouxe para os cinéfilos um repertório de 400 produções de 60 países, distribuídas em 20 mostras espalhadas por vários cinemas cariocas. Para quem vem de fora, essa é ainda uma oportunidade de viajar pela cidade assistindo aos filmes espalhados pelo circuito.

É uma maratona acompanhar todas as produções, não tenha dúvidas. Então, pra dar uma ajuda aos cinéfilos de plantão, antes de começar nossa cobertura do festival, vamos deixar aqui algumas dicas de filmes.

Pra começar, há uma parte do festival que sempre se mostra interessante: a que engloba filmes de terror e ficção científica. Os longas desse gênero exibidos no evento costumam ser sensacionais, mas dificilmente estreiam no circuito principal. Por isso, uma boa é ficar de olho neles.

A Mostra Midnight é onde normalmente se concentram essas produções. Na Midnight Terror, algumas possibilidades são o japonês O Clube do Vamos-Fazer-a-Professora-Abortar, o norueguês Thale – Ela Veio da Floresta, o canadense Um Pouco Zumbi e os americanos Possessão e O Segredo da Cabana — sendo que O Segredo da Cabana é uma das maiores expectativas do terror pra esse festival. Na Midnight Movies, as boas são o documentário Quarto 237 – Teorias Loucas sobre “O Iluminado”, o filme de lobisomens (fêmeas) Jack & Diane, o coreano O Livro do Apocalipse, e o documentário A Saga Comic-Com: O Sonho de um Fã — especialmente pros nerds. Quem curte música, pode aproveitar as produções da Midnight Música, que inclui o documentário Michael Jackson – Bad 25. Os surfistas podem querer acompanhar também a Midnight Surf.

Ainda no terror/ficção científica, a principal dica desse ano é a Mostra John Carpenter. Se você é fã desse diretor (como eu), não pode deixar de assistir a clássicos como Os Aventureiros do Bairro Proibido, Fuga de Nova York, Eles Vivem, O Enigma de Outro Mundo ou Vampiros de John Carpenter.

Outra mostra que promete boas produções é a Mostra Panorama Mundial, com as últimas novidades de alguns cineastas importantes. Os destaques ficam por conta de Selvagens, de Oliver Stone (Assassinos Por Natureza); Moonrise Kingdom, de Wes Anderson (Os Excêntricos Tenenbaums); Twixt, de Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão); Magic Mike, de Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo); Ruby Sparks: A Namorada Perfeita, de Jonathan Dayton e Valerie Faris (Pequena Miss Sunshine); e o impressionante Argo, de Ben Affleck (Atrações Perigosas). Para os cinéfilos que gostam de um drama, especialmente envolvendo histórias de superação, a Mostra Panorama Mundial também é uma opção interessante.

Há ainda as mostras voltadas para o pessoal que gosta de ir ao festival para conhecer produções estrangeiras que muitas vezes não ganham espaço no circuito principal. Para esses, o foco desse ano são as Mostras: Expectativas 2012, Fronteiras, Foco Reino Unido, Imagens de Portugal, Première Latina e nossa clássica Première Brasil — que esse ano tem como maior destaque o filme Gonzaga – De Pai para Filho, de Breno Silveira.

Nós aqui do Nível Épico, como os bons cinéfilos nerds que somos, vamos entrar nessa maratona e vamos postando aqui as críticas dos filmes que formos assistindo.

Prepare sua revistinha da programação (ou seu aplicativo no smartphone), respira fundo e aproveita, porque se tem uma época em que o Rio de Janeiro torna-se um mar de sonhos, é essa. A época em que a paixão pelo cinema transborda por toda a Cidade Maravilhosa. Se você encontrar com a gente pelos cinemas do festival, chega mais pra dar um “oi” e trocar uma ideia sobre o assunto. Nós vamos adorar! ;)

Você pode fazer download da revista de programação clicando aqui.

Você pode ler as críticas clicando nos links abaixo.

Argo, por Alan Barcelos

Assalto à 13º DP, por Alan Barcelos

A Bruma Assassina, por Alan Barcelos

A Saga Comic-Con: O Sonho de um Fã, por Alan Barcelos

César Deve Morrer, por Rafael Monteiro

Eles Vivem, por Alan Barcelos

Encontrarás Dragões: Segredos da Paixão, por Rafael Monteiro

Electrick Children, por Rafael Monteiro

Fuga de Nova York, por Alan Barcelos

Fuga de Los Angeles, por Alan Barcelos

Hemingway & Gellhorn, por Alan Barcelos

Jack & Diane, por Alan Barcelos

Killer Joe – Matador de Aluguel, por Alan Barcelos

Magic Mike, por Raphaela Ximenes

Moonrise Kingdom, por Alan Barcelos

Monty Python – A Autobiografia de um Mentiroso, por Rafael Monteiro

O Enigma do Outro Mundo, por Alan Barcelos

O Livro do Apocalipse, por Rafael Monteiro

O Segredo da Cabana, por Alan Barcelos

Os Aventureiros do Bairro Proibido, por Alan Barcelos

Possessão, por Alan Barcelos

Quarto 237 – Teorias Loucas Sobre “O Iluminado”, por Raphaela Ximenes

Ruby Sparks: A Namorada Perfeita, por Raphaela Ximenes

Selvagens, por Alan Barcelos

Termas Romanas, por Alan Barcelos

Twixt, por Alan Barcelos

Um Pouco Zumbi, por Alan Barcelos

Vampiros de John Carpenter, por Raphaela Ximenes

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens