Capa brasileira e booktrailer do romance steampunk Leviatã: A Missão Secreta

Alan Barcelos 07/08/2012

Leviatã: A Missão Secreta (Leviathan, 2009) é um romance steampunk escrito por Scott Westerfeld e ilustrado por Keith Thompson. É a primeira parte de uma trilogia que acontece numa versão alternativa da Primeira Guerra Mundial — uma premissa por si só pra lá de interessante. Westerfeld é um autor norte-americano reconhecido por séries como Midnighters e Feios.

A trama de Leviatã gira em torno do iminente confronto da Primeira Guerra Mundial — que como muitos sabem deu-se entre a Tríplice Entente e as Potências Centrais. Porém, aqui, a divisão de facções durante a guerra assume características um pouco diferentes, baseadas nos conceitos de ficção científica da história.

Os países estão à beira de se enfrentarem. De um lado, estão os Clankers, o grupo de países que utilizam máquinas movidas a vapor e cujas principais nações são Alemanha e o Império Austro-Húngaro — as Potências Centrais. Do outro lado, estão os Darwinistas, o grupo de países formado por Grã-Bretanha, França, Rússia, Bélgica, Argélia, Sérvia e Japão — sendo que este último também domina a tecnologia a vapor dos Clankers. Os Darwnistas são assim chamados porque utilizam bestas fabricadas geneticamente como armas. Um exemplo é o Leviatã, uma baleia-dirigível da frota britânica, considerada a maior besta de guerra nos céus da Europa. Há ainda o Império Otomano, teoricamente neutro, mas considerado uma nação clanker por acreditarem que as criações darwinistas vão contra as leis de Deus; e nações como Suíça e Estados Unidos, que permanecem neutras na guerra, pelo menos a princípio.

Em meio à guerra, surgem dois personagens principais. Alek (Aleksandar de Hohenberg) é o filho adolescente de uma versão alternativa do Arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono Austro-Húngaro, que foge de sua terra quando seus pais são mortos, tendo como única forma de sobrevivência a máquina de guerra a vapor que usa como transporte. Durante sua fuga, Alek acaba se deparando com Deryn Sharp, uma menina escocesa que se disfarça de menino — com o nome de Dylan — para se alistar na Força Aérea Britânica e servir na grande besta aérea Leviatã. Após um acidente com o Leviatã, Alek acaba salvando a vida de Deryn e, mesmo sendo inimigos, os dois unem-se numa missão importante e que vai mudar os rumos de suas vidas.

O segundo e terceiro livros são Behemoth e Golias, e um quarto livro chamado O Manual da Aeronáutica será lançado com detalhes e ilustrações sobre algumas das bestas fabricadas, figurinos de personagens e maquinários do Clankers.

Leviatã: A Missão Secreta tem previsão de lançamento para outubro aqui no Brasil, e será publicado pela Galera Record. Abaixo, você pode dar uma olhada no ótimo booktrailer (em inglês), na capa brasileira divulgada pela editora e na arte do mapa mundi do cenário.

Leviatã Capa

Leviatã Capa

[bb]

Alan Barcelos

Apaixonado por cultura pop, cafeína e cerveja. Tentou ser taverneiro, desenhista, lutador de rua e shinigami. Não deu certo, acabou virando jornalista.

OndestouTwitterFacebookMais Posts

Leia também:

No related posts found



Comentários

Deixe Uma Mensagem »