Você Viu?

Jovens Adultos

Nível Exemplar

Jovens Adultos

Jovens Adultos

Jovens Adultos

Jovens Adultos

Jovens Adultos (Young Adult, 2011) é um filme ousado, com um roteiro inteligente e honesto, dolorosamente honesto. Parece comédia, mas é na verdade uma tragédia, uma história que não é bonita, sobre os transtornos de uma pessoa que tem tudo, mas não é feliz.

A trama apresenta a típica garota adorada/odiada no colegial — tão cruel, conivente e teimosa quanto possível para conseguir o que deseja. A menina é Mavis Gary (Charlize Theron), que por ser também linda teve a maioria de seus desvios de caráter tolerados na adolescência.

No filme, não vemos Mavis na época da escola, mas isso não importa, pois ela continua a mesma pessoa de vinte anos atrás. Mavis cresceu e tornou-se escritora (na verdade, ghost writer) de livros para jovens adultos — livros que normalmente tratam dos conflitos da adolescência embora sejam direcionados para um público um pouco mais adulto. Porém, Mavis vive como seus personagens, presa à adolescência incapaz de crescer psicologicamente, tão infeliz por não ser tão bem-sucedida que precisa reviver os tempos gloriosos da juventude.

Recém-divorciada e praticamente alcoólatra, Mavis vive sozinha e miserável, odiando tudo e todos por se sentir injustiçada. O mundo é injusto — e o fato dela ter desperdiçado as melhores oportunidades da vida dela com futilidades não tem qualquer relação com isso, pelo menos, é o que ela acredita.

Quando Mavis chega ao fundo do poço, decide voltar para sua antiga cidade do interior para reconquistar o namoradinho da época da escola, Buddy Slade (Patrick Wilson), que ela acredita ser o verdadeiro amor de sua vida. Mas o tempo passou, o cara agora está casado, tem um filho, e tornou-se um homem responsável e feliz. Ele cresceu, enquanto ela parou no tempo. Para Mavis, no entanto, isso não importa, desde que ela consiga resgatar o pedaço que falta de sua felicidade.

Jovens Adultos retrata um aspecto complicado da juventude moderna — e é quase tão cruel e incisivo quanto a protagonista. Os jovens de hoje em dia passam a vida sonhando com a felicidade, mas não correm atrás dela enquanto têm tempo. Eles vivem consumidos por um conceito efêmero resultante de uma visão de mundo distorcida. Não há felicidade, há sim o bem-estar, a realização pessoal, profissional, amorosa, um sentimento existencial alcançado apenas através do esforço e da superação dos obstáculos que aparecem ao longo da vida.

Mas a juventude, em geral, prefere fugir dos obstáculos, quer a tal felicidade de mão beijada. E quando as coisas dão errado, não estão realmente preparados para suportar a queda e, por isso, acabam voltando suas mentes para épocas mais áureas, quando as coisas eram mais fáceis. Sim, porque durante a adolescência tudo é simples, as maiores preocupações são normalmente estudar, namorar e farrear. Então a vida adulta chega e cobra seu preço, cobra responsabilidades. É nessa hora que os adolescentes percebem que não foram preparados para aquilo. Mavis é a caricatura grotesca desta realidade fatídica que, infelizmente, existe muito por aí.

Dirigido por Jason Reitman (de Amor sem Escalas) e escrito pela premiada Diablo Cody (de Juno), Jovens Adultos constrói sua história em cima de um personagem bem desagradável. Aliás, Mavis é tão egoísta e auto-piedosa que faz o filme parecer uma vingança da Diablo Cody contra alguém que ela conheceu.

O curioso é que por mais filha-da-puta que a Mavis seja, você acaba torcendo inconscientemente por ela, não porque você quer que ela conquiste o antigo namorado e melhore como pessoa, mas porque os erros embaraçosos dela são dolorosamente engraçados. Quanto mais ela se afunda, mais divertido o filme se torna. É nessa falta de empatia com a protagonista que Jovens Adultos difere da maioria das comédias recentes. E, talvez por este motivo, não vai agradar a todos. Talvez até incomode muita gente.

Poucas atrizes seriam capazes de explorar essa crueldade charmosa como Charlize Theron. Ela que já encarnou uma prostituta que virou assassina em Monster, consegue representar uma mulher antipática (e quase insana) com perfeição incômoda. Muitas atrizes certamente seriam engolidas por um papel desse. Mas Theron leva Mavis com classe e expressa exatamente o que a personagem é — o exterior bonito que esconde o interior feio.

Porém, nem tudo é decadência para Mavis e até nisso Diablo Cody acerta. O único que entende a personagem é Matt Freehauf (Patton Oswalt), um nerd da época da escola que passou grande parte da vida sendo humilhado pelos mauricinhos fanfarrões comuns ao colegial e, por causa de uma brincadeira idiota, terminou aleijado. O cara tem cicatrizes parecidas com as de Mavis, mas sempre soube lidar com elas e aprendeu a usá-las em seu favor. Embora seja igual, Matt é também o oposto dela, porque ele entende as dificuldades da vida e amadureceu com isso, mesmo ainda apegado às nerdices de sua adolescência. Matt acaba tornando-se o “grilo falante” de Mavis. E a performance de Patton Oswalt é comovente.

Jason Reitman e Diablo Cody mostram talento para misturar humor sincero com dramas pessoais. Eles entregam uma história afiada que trata de profundidade, não de estereótipos, com um ritmo diferente das comédias comuns. Jovens Adultos não se preocupa com convenções cinematográficas, é tão sombrio em suas ideias quanto o fundo do poço que tanto explora. Não é tão precioso no quesito auto-conhecimento quanto Amor sem Escalas ou Juno, mas apesar da falta de redenção, ainda é uma jornada de auto-descoberta, para o bem ou para o mal. Há situações engraçadas e você vai rir, mas Jovens Adultos não é só pra rir. É pra sentir a tragédia que muitas vezes se disfarça de comédia. Cometer erros, levantar a cabeça, sorrir e começar tudo de novo é para poucos. Talvez, seja um tipo de felicidade. Quem sabe?!

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens