Você Viu?

Raul – O Início, o Fim e o Meio

Nível Heroico

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Paulo Coelho já alerta no início de sua entrevista: “Raul Seixas é uma lenda, e não se conta a história de uma lenda – o que se conta é a lenda”. Com isso, parece vaticinar o destino do documentário Raul – O Início, o Fim e o Meio (2012), dirigido por Walter Carvalho.

Desde a adolescência rebelde até os últimos dias já derrotado pelo alcoolismo, o longa abrange, quase cronologicamente, toda a vida do cantor mais autêntico do rock nacional. No entanto, o diretor parece mais interessado em detalhes e se perde ao não conseguir retratar como um todo a figura de Raul Seixas.

O material de arquivo é muito bem utilizado, e as entrevistas ilustram bem um lado mais pessoal de Raulzito. Contudo, a visão do diretor é sempre a do personagem: o jovem revoltado, o hippie doidão, o alcoólatra acabado. Não há na projeção um esforço de tentar realmente entender quem era Raul Seixas, e o que levou a toda uma geração a se identificar com o estilo maluco beleza do roqueiro.

A metade final chega a ser irritante com seu apelo barato ao melodrama, mostrando as filhas e as ex-mulheres chorando de saudade. O pior momento, sem dúvida, é mostrar a empregada doméstica do cantor refazendo o trajeto no prédio do dia em que encontrou Raul morto. Apelação digna desses quadros de programas de TV feitos “pro artista chorar”.

Isso não significa que o filme seja ruim. Muita coisa vale a pena, principalmente a entrevista com Paulo Coelho, bastante franca, onde o mago escritor fala de amizade, drogas e rivalidade. Por outro lado, o misticismo tão marcante na obra de Raul é retratado com preconceito, de forma bem caricatural.

Enfim, os fãs devem sair satisfeitos do cinema. Mas Raul já reclamava que, apesar de cantar para multidões, apenas uma meia dúzia entendia o que ele realmente queria dizer. E este filme, infelizmente, perdeu a oportunidade de fazer essa meia dúzia aumentar. Faltou metamorfose ambulante e sobrou aquela velha opinião formada sobre tudo.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens