Cinema

Projeto X – Uma Festa Fora de Controle [pela visão de um Homem]

Nível Épico

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

OBS: Conversamos entre nós aqui do Nível Épico e resolvemos fazer dois pontos de vista para o filme, de acordo com o gênero. Dependendo do caso, pensamos até em fazer isso mais vezes com outros filmes. Logo, aqui vai o ponto de vista masculino.

Projeto X – Uma Festa Fora de Controle (Project X, 2012) é EPICAMENTE fora de controle! Me senti ali, o tempo todo, no meio daquela multidão, curtindo aquela insanidade. Melhor de tudo, agora eu quero urgentemente uma festa! A sensação que o projeto deixa é esta: diversão desmedida e despreocupada. O filme, que não tem qualquer preocupação com roteiro, traz uma única mensagem: não se leve tão a sério!

A história lembra muito Superbad e segue a mesma ideia básica — três perdedores prestes a terminar o ensino médio querem transar em uma festa. Simples assim! O roteiro de Superbad era muito melhor, mas a proposta e a forma narrativa de Projeto X torna tudo mais próximo da realidade. Aí está a grande sacada. O longa ganha pela epicidade dos fatos. Nunca uma festa atingiu proporções tão ABSURDAS quanto aqui.

O começo mostra o planejamento da tal festa. O incontrolável Costa decide dar uma festa de aniversário para o melhor amigo Thomas. Juntam-se aos dois o gordinho (sempre tem um!) J.B. e o esquisito Dax — este último é quem filma tudo e funciona como o olhar do espectador para a festa. É na organização que conhecemos todos os elementos importantes da festa: a melhor amiga gostosa do aniversariante (que loura maravilhosa!), os pais, o cão, o traficante de drogas, o vizinho escroto, a garota mais desejada da escola, o cara cool da faculdade etc. Todos os clichês estão ali.

Então, começa a festa… e a porra fica séria! Um monte de gente, convidados via internet/celular, socados numa casa com piscina, com bebidas e drogas à vontade… claro que dá merda! Mas é uma merda SENSACIONAL! A coisa toda torna-se cada vez mais épica e ultrajante — torna-se cada vez mais UMA PORRA DE UMA FESTA DE VERDADE! \o/

É aqui que algumas pessoas podem ficar ofendidas e tal, mas, sério, o filme tem censura 18 anos (isso não vai impedir ninguém de assistir, especialmente quando sair em DVD), e a proposta dele é simplesmente divertir com o máximo de exagero possível. Muito do humor é parecido com a escatologia desenfreada de Se Beber, Não Case — provavelmente pela influência do produtor Todd Phillips —, mas também cultiva um pouco do vigor adolescente de Scott Pilgrim Contra o Mundo — talvez por causa do roteirista Michael Bacall.

Aliás, Projeto X é inspirado num moleque bizarro que fez uma festa quase desse nível na Austrália. O nome dele é Corey Worthington. Procura no YouTube pra ver o naipe do sujeito. Eu achei o Costa MUITO MAIS LEGAL do que o original.

Aliás, exposição é outro aspecto importante desta festa. O filme tem apelo entre nós, “velhos”, mas foi feito mesmo pra nova geração, que vive ligada na internet, gravando tudo da forma mais tosca e ágil possível com seus celulares sempre à mão, que pegam tudo que acontece ao redor no exato momento em que acontece. A filmagem em estilo documental deixa isto bem claro. E ainda nos permite participar, como se estivéssemos ali vivenciando aquela loucura e nos divertindo. Porque a diversão é inevitável!

Projeto X, pra mim, é o Porky’s da geração moderna. Se você também viu Porky’s nas sessões da tarde de sua infância/adolescência, você sabe do que tô falando. Superbad + Porky’s = Projeto X! FUCK YEAH! :-D

Parabéns a todos os envolvidos! Há anos não me divirto tanto no cinema. A festa dá tudo o que promete: pegação, sexo, drogas, rock’n’roll, música frenética, destruição e gostosas de peitinhos de fora o tempo todo. É foda. E eu queria estar lá. É uma festa fora de controle. É a festa mais ÉPICA de todas!



Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • http://galerarecord.blogspot.com/ Raffa Fustagno

    Oi Alan,

    Tenho mt a agradecer pela promo do Nível Épico onde pude ontem assistir ao lado de minhas amigas a esse filme, quando vi SuperBad eu amei, e também ganhei o ingresso em uma promo de um site…vi o trailer do Projeto X e sinceramente acho o fraco perto do quão bom é esse filme. Ele é simples, bobo mas deliciosamente divertido.
    Não curti muito a continuaçao de Se beber, não case então olhei torto para esse filme.
    Mas tenho que confessar que felizmente estava errada e que a noite foi épica como a festa do filme, não só pela sala lotada de gente animada e pela pipoca gratuita mas pelo filme ser muito divertido! Amei tudo, as risadas do público, as confusões dos 3, até mesmo o exagero de algumas cenas que sinceramente sei que são bem capazes de acontecer. Pena dos pais dele, raiva do amigo que só pensava nele para ter uma mulher a qq custo..tudo sumiu em 2 h de diversão na sala de exibição! Obrigada, pessoal! Foi MARAVILHOSO!!! Há tempos não ria tanto no cinema!

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Eu é que agradeço pela presença.

      Foi uma noite muito divertida mesmo. Épica! :-D

  • Alexandre

    Você conseguiu descrever exatamente o meu pensamento, vontade de estar la e vontade de participar urgentemente de uma festa assim!

  • Bruna Andrade

    Tentei formular idéias pra colocar um comentário legal. O filme é bizarro de um jeito totalmente divertido. Saí do cinema com a impressão de estar saindo de uma festa/boate/rave.

    Ainda rolaram brincadeiras de “onde está meu gnomo” e “aquele está indo pra festa do Thomas” depois da sessão.

    Obrigada pelo convite! Até a próxima!

    Beijos.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Ah é… e você, Bruna, tava com os olhos minúsculos e vermelhos quando saiu. Você realmente saiu da festa!…huahahaha :-D

      Foi ótimo! Obrigado pelo presença! ;-)

  • http://www.nivelepico.com.br Veronica Almeida

    Moro em Manaus vou dar uma festa aqui Nao sei se vai se comparar com a festa do filme, mas a certeza é que vai vir gente até da china e a putaria vai rolar solta 092994300956 chamem no whats para mais informaçoes. Obs: tudo liberado (tudo) ate agora 2.400 presenças confirmadas

Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens