Livros

Daytripper

Daytripper

A vida é frágil. Ficamos tão preocupados com as coisas pequenas do dia a dia e de repente — BANG! — estamos mortos. Num instante, tudo se vai, e o que parecia importante não tem mais importância alguma. Na boca, fica apenas um gosto de que poderíamos ter feito mais, que o tempo foi pouco para tanto a fazer.

É essa a sensação que fica ao final da leitura de Daytripper, a graphic novel dos gêmeos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, que conquistou a América e figurou durante 2011 tanto na lista dos mais vendidos quanto a de melhores do ano para os críticos. E o sucesso é merecido pois, embora ambientada no Brasil, seus temas são universais.

Na HQ, acompanhamos a vida de Brás de Oliva Domingos, um jornalista especializado em escrever obituários. Seu sonho é ser um grande escritor, como o pai, mas será que ele terá coragem de segui-lo? Dividida em 10 capítulos, em cada um deles temos um vislumbre de como foi sua vida em diferentes estágios, desde a infância até a velhice. Mas tem um detalhe fundamental, que você terá que descobrir lendo, que faz com que, a cada mudança de capítulo, tenhamos que adotar uma nova perspectiva sobre o que estamos realmente lendo.

A primeira vista, pode parecer que a obra busca uma reflexão sobre a finitude da vida – o tempo passa e sempre fica algo por fazer. No entanto, o que os gêmeos parecem realmente querer dizer é que devemos aproveitar os momentos bons, que não são constantes, e saber conviver com os ruins. Se hoje você perdeu algum ente querido, amanhã ganhará outro. Se seu relacionamento acabou e ambos se machucaram, amanhã você estará novamente apaixonado. E assim, de retrato em retrato da vida de Brás, é impossível não reconhecermos nossa própria vida, nossas alegrias e nossas tristezas desenhadas dentro dos quadros.

Daytripper

O final é um dos mais bonitos da histórias das HQs, sem exageros. Impossível não se emocionar. Tente exercer o desapego, controle menos e deixe se levar. Aceite a vida como o mar, indo e vindo, trazendo sempre novas emoções e novas lembranças. Embarque nesse dia de viagem com os gêmeos, que você não irá se arrepender.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Dia do Hambúrguer

Arquivos do Blog

Blogs Favoritos

Blog Favorito

Blog Favorito

Blog Favorito