Você Viu?

O Homem que Mudou o Jogo

Nível Heroico

O Homem que Mudou o Jogo

Filmes de esportes geralmente voltam-se aos vencedores, aos campeões. De preferência os mais improváveis. E parecem seguir sempre o mesmo padrão, dramatizando ao máximo as vitórias da equipe. Esta é uma fórmula utilizada a exaustão em Hollywood, e já estava na hora de alguém mudá-la. E foi isto que fez o diretor Bennett Miller com O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011).

Acompanhamos a história de Billy Beane (Brad Pitt, em atuação indicada ao Oscar). De promessa do baseball que não se concretizou à gerente de uma equipe pequena que não tem chances de ser campeã, Beane parece ter o estigma do loser americano. Ao ser mais uma vez eliminado do campeonato, ele decide que terá que inovar dentro do esporte, ou seguirá fadado ao fracasso. É quando conhece Peter Brand (Jonah Hill, com indicação à melhor ator coadjuvante) , um economista formado em Yale que trabalha para uma equipe concorrente. Logo trabalhando para Beane, os dois adotam uma nova filosofia de jogo: contratar os jogadores baseados em estatísticas, e não na fama ou no palpite de olheiros.

Como não é um esporte conhecido no Brasil, não vamos dizer aqui se eles ganham ou perdem. Este, aliás, não é o foco do longa. Não espere as vitórias dramáticas citadas acima . O que interessa aqui é mostrar como uma nova filosofia de trabalho, em qualquer campo, sofre resistência de todos, e somente a persistência e a crença de que se está certo é que faz com que ela possa dar certo.

O destaque negativo fica por conta de Philip Seymour Hoffman, que tem atuação apagada como o treinador do time dirigido por Beane. O personagem poderia ter explorado mais os conflitos entre as diferentes visões do jogo, mas a interpretação de Hoffman é burocrática, decepcionante.

Embora não seja um grande filme, esta é uma obra que busca inovar um tema batido. Resta aguardar para ver se, assim como seus personagens, conseguirá deixar alguma marca nos filmes esportivos.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens