Cinema

Noite de Ano Novo

Noite de Ano Novo

Noite de Ano Novo (New Year’s Eve, 2011) surge pegando carona na festividade que toma conta do povo em todo dia 31 de dezembro. Todos comemoram o ano novo e, nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque, há ainda a famosa bola iluminada da badalada Times Square, onde as pessoas se reúnem para ver a esfera descer por um mastro no momento da virada.

Enfim, é basicamente em torno desta comemoração nova-iorquina que gira as muitas tramas da comédia romântica Noite de Ano Novo. O longa vem recheado por um elenco de astros de Hollywood e é o tipo de produção que agrada os fãs do gênero.

Dirigido por Garry Marshall, de Uma Linda Mulher (1990) e Idas e Vindas do Amor (2010), o filme vai tecendo uma teia de histórias sobre vários personagens no último dia do ano, explorando seus objetivos, suas frustrações, suas esperanças, suas desesperanças, seus laços e todas as outras emoções que costumam fervilhar no ano novo. O resultado é previsível, nada demais. Aos poucos, as histórias vão se cruzando e culminando em seus respectivos desfechos.

Noite de Ano Novo não é um filme ruim, mas também não é espetacular. O roteiro tem muitos buracos e o excesso de personagens, em certo ponto, mostra-se um problema e atrapalha o desenvolvimento do todo. Algumas histórias não têm relevância alguma e são mostradas somente para mostrar um grande ator e chamar a atenção do público. É o caso de Halle Berry; a atriz é uma mera alegoria e sua personagem não mostra a que veio e, no final, ainda tenta passar uma mensagem meio forçada que surge na tela do nada, exatamente como o clique de um mouse.

Outras tramas, no entanto, razoavelmente desenvolvidas e despertam interesse, com destaque… pasmem… para a de Zac Efron e Michelle Pfeiffer; sim, a história dos dois (e a forma como termina) é muito bonita e passa algumas boas mensagens — uma delas, eu não posso falar, porque é spoiler; a outra é a clássica mensagem de ano novo: siga seu coração, corra atrás de seus sonhos e objetivos, mude, se deixe levar, não espere a vida passar etc. Aliás, grande parte do roteiro passa esta mensagem, mas ela é unificada no arco de Efron e Pfeiffer.

No mais, é um festival de rostos conhecidos das comédias românticas desfilando na tela: Katherine Heigl (sua linda!), Sarah Jessica Parker, Lea Michele, Robert De Niro, Hilary Swank, Ashton Kutcher, Abigail Breslin, Jessica Biel, Jon Bon Jovi, Sofia Vergara (a melhor participação do elenco, sua personagem arranca boas risadas), Seth Meyers, Til Schweiger, Josh Duhamel, Alyssa Milano (fazendo uma pontinha), Carla Gugino, Cherry Jones, Chris ‘Ludacris’ Bridges, Ryan Seacrest, entre outros.

Noite de Ano Novo deve agradar principalmente os fãs do gênero, que não esperam por grandes histórias. Mas, também, todos aqueles que quiserem assistir a uma história água com açúcar como forma de diversão leve e descompromissada. É um filme agradável. Não é uma produção pretensiosa, só uma reunião de vários atores comemorando o réveillon. É tipo Idas e Vindas do Amor… no Ano Novo.

Nível Heroico



Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • http://cinemasemerros.blogspot.com/2011/12/noite-de-ano-novo.html Eduardo Monteiro

    Oi Alan!
    Seu texto está ótimo, mas discordo de seus argumentos. Acho o roteiro sofrível, em vários sentidos. Zac Efron e Michelle Pfeiffer protagonizam a única historinha que tenta algo mais interessante, mas não é o suficiente pra salvar o filme do desastre.
    No mais, um abraço.

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Oi, Eduardo.

      O roteiro realmente é fraco e deixa muitas pontas soltas mesmo. Como você disse no seu texto… eu li :-)… os atores estão no piloto automático num tipo de especial de ano novo.

      Concordo que o filme tem muitos problemas, mas também encontrei alguns pontos positivos que me agradaram.

      E reconheço que sou um dos poucos que vi vantagens. Vários críticos amigos meus não gostaram; alguns poucos, como eu, que aceitaram mesmo com os defeitos. :-D

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço.

  • Juliana

    Adoraria ter acesso a mensagem final do filme. Concordo com a crítica, porém acredito que o objetivo principal tenha sido atingido: mostrar a realidade de muitas situações às pessoas, e que amor e esperança são primordiais. A mensagem citada pela Hilary Swank é a grande riqueza do filme, mesmo que tenha sido a única, me emocionou. Gostaria de saber a mensagem inteira. Pode ajudar? Não localizei … Obrigada

    • http://www.nivelepico.com/ Alan Barcelos

      Oi, Juliana…

      Como eu disse no texto, o filme para as clássicas mensagens de ano novo: siga seu coração, corra atrás de seus sonhos e objetivos, mude, se deixe levar, não espere a vida passar etc. ;-)

      A mensagem da Hilary Swank é uma espécie de verbalização do que o filme mostra, porque cada arco de personagens tem sua próprio mensagem. Por exemplo…

      O Josh Duhamel é o siga seu coração e não seja uma pessoa tão fria com seus objetivos.

      O Ashton Kutcher é sobre aprender a ser uma pessoa mais compreensiva e mente aberta (ou seja, menos preconceituosa), porque nem tudo é preto e branco, sempre existem tons de cinza.

      A Michelle Pfeiffer é sobre amadurecimento pessoal, mas também é sobre como as pessoas em geral têm medo de se arriscarem e acabam perdendo parte de suas vidas estagnadas em situações, relacionamentos ou trabalhos ruins. É sobre se arriscar, dar a volta por cima e realizar seus sonhos.

      O Zac Efron é sobre amadurecimento pessoal, mas é o cara que se arrisca sempre aprendendo a ser um pouco mais ponderado.

      O arco de Katherine Heigl e Bon Jovi é sobre as pessoas merecerem uma segunda chance.

      Enfim, várias são as mensagens que o filme passa, todas direcionadas para as expectativas que as pessoas normalmente nutrem na época do ano novo.

      Naturalmente, esta é a minha visão das mensagens do filme. Cada um tem sua própria visão e percebe suas próprias mensagens. Talvez, o filme toque até mesmo neste ponto, ainda que sutilmente. :-D

      Obrigado!

Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens