Filmes

Suspiria – Festival do Rio 2011

Suspiria

Considerado por muitos como a principal obra do diretor Dario Argento, Suspiria (1977) conta a história de Suzy Bannio (Jessica Harper), uma estudante de balé americana que se muda para Frankfurt visando aprimorar sua arte. A escola de balé também é uma espécie de internato, pois suas alunas ficam, em sua maioria, hospedadas por lá. Na noite em que chega ao seu novo lar, Suzy vê uma das alunas ser expulsa do local, que, mais tarde, é assassinada. Aos poucos, a norte-americana vai percebendo que a escola é muito mais do que aparenta.

O que nas mãos de alguém sem talento poderia ser apenas um filme trash com uma trama banal, com Argento transforma-se em obra-prima. Com seu estilo próprio, Argento nos transporta a um pesadelo surrealista, onde o Diabo está sempre próximo, nos deixando ouvir sua respiração. A viagem de Suzy rumo ao desconhecido é também a nossa viagem para as trevas, por meio de sugestões visuais que, permeadas de referências esotéricas, remetem ao Inferno, aos demônios e ao próprio Lorde das Trevas.

O clima soturno, inspirado em escritores como Edgar Allan Poe (influência assumida do cineasta), transborda uma espécie de sinestesia do mal. O jogo de luz e sombras, a trilha sonora, efeitos especiais, tudo isto provoca no espectador sensações fortes, lhe trazendo as emoções que sentia quando era uma criança com medo do escuro. E aqui o escuro é realmente motivo de ser ter medo!

Obrigatório para qualquer fã do sobrenatural, Suspiria é uma verdadeira aula de cinema. Se você ainda não conhece o filme, faça um favor a si mesmo e o assista. E de preferência numa sala escura.

Dario Argento e seu mundo de horror – Festival do Rio 2011

Suspiria

Itália, 1977. 98 minutos.

Direção: Dario Argento.

Com: Jessica Harper, Stefania Casini, Flavio Bucci, Udo Kier.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud