Você Viu?

Dario Argento: O Mestre do Horror – Festival do Rio 2011

Dario Argento: O Mestre do Horror

Dario Argento: O Mestre do Horror (Dario Argento: Master of Horror, 1991) é um documentário feito por Luigi Cozzi que apresenta detalhadamente o trabalho de um dos maiores cineastas que se tornou sinônimo do terror. Como qualquer documentário, não há realmente uma história a ser contada. O filme é basicamente um estudo das produções de Dario Argento e das técnicas empregadas por ele. As cenas intercalam imagens de bastidores com entrevistas em que o diretor fala sobre suas inspirações e métodos de escrita. Outros artistas que trabalharam com o cineasta também aparecem fazendo comentários e contando suas experiências com Argento, como o crítico de cinema Fabio Giovannini, o técnico de efeitos especiais Sergio Stivaletti, o compositor Pino Donnagio e o famoso maquiador Tom Savini.

O documentário aprofunda bastante no processo de concepção dos filmes, principalmente nos efeitos especiais por trás de cada criatura assustadora ou morte bizarra. Imagens de making-of de vários filmes são usadas, embora haja um grande sobre o longa Terror na Ópera (1987), que parece ser o carro-chefe de condução do documentário. Argento descreve na íntegra como ele concebe os seus filmes, seu processo de direção, como é quando ele apenas produz e não dirige e como ele escolhe as músicas para suas produções. Aprendemos também sobre as inspirações de Argento em Edgar Allan Poe (do qual o cineasta é grande fã), que resultaram, dentre outras coisas, no longa Dois Olhos Satânicos (1990), que foi filmado em parceria com outro mestre: George A. Romero.

Naturalmente, o documentário, por ser mais antigo e por se apropriar de imagens de filmes ainda mais antigos, não apresenta cenas no ápice de sua qualidade. As cenas mostradas são escuras e nebulosas. O áudio tem uma qualidade melhor, com um volume adequado de som e música e clareza necessária para o entendimento de cada explicação. De fato, este filme foi feito mais para informar do que para entreter. O importante aqui são as entrevistas, as ideias e como elas são concretizadas. Dario Argento é realmente um homem de visão, que criou técnicas inovadoras para o cinema de terror… e assistir a estes feitos e conhecer a criatividade envolvida em cada um dos efeitos especiais desenvolvidos para seus filmes, é uma experiência inebriante e, apesar de tudo, divertida.

No fim, ainda somos agraciados com um espécie de “greatest hits” do diretor, com uma sequência de clipes curtos de vários filmes editados juntos. Para quem estiver familiarizado com as produções do cineasta, é um prato cheio, que vai desde a carnificina do encerramento de Tenebre (1982), assim como os infames assassinatos de Terror na Ópera (1987) e muitas cenas de morte A Catedral (1989). É um relato inestimável da obra de uma figura importante para o cinema do terror e que moldou muito do padrão que inspirou vários cineastas ao longo das últimas décadas. Dario Argento: Mestre do Horror é um documentário bem-vindo para os fãs do diretor e para qualquer outra pessoa interessada em como fazer cinema com eficiência e estilo. Aliás, estilo é o que não falta em Dario Argento.

Dario Argento e seu mundo de horror – Festival do Rio 2011

Dario Argento: O Mestre do Horror (Dario Argento: Master of Horror)

Itália, 1991. 60 minutos.

Direção: Luigi Cozzi.

Com: Dario Argento, Luigi Cozzi, Pino Donnagio, Tom Savini.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens