Filmes

Eco-Pirata: A História de Paul Watson

Eco-Pirata: A História de Paul Watson

Figura controversa dentro do ativismo eco-político, Paul Watson ganhou para si o documentário Eco-Pirata: A História de Paul Watson (Eco-Pirate: The Story of Paul Watson, 2010), dirigido por Trish Dolman, que mostra sua carreira de ativista desde o início, como um dos fundadores do Greenpeace, até sua atuação mais recente à frente da Sea Shepherd, nas águas da Antártida, “caçando” os navios baleeiros japoneses.

O grande problema do filme é justamente tentar mostras as várias facetas do personagem-tema, mas sem aprofundar nenhuma delas: o ativista radical, que arrisca a própria vida; o egocêntrico que gosta de chamar a atenção da mídia; o pai amoroso, mas ausente; o homem de passado tormentoso que não consegue relacionamentos estáveis; o cara que traz a discórdia para dentro do movimento; um herói que tenta se tornar o mito. É esta última faceta, aliás, que parece seduzir a diretora. Desde a primeira atuação, onde Watson tem uma epifania ao olhar olho-no-olho uma baleia recém-abatida, até a operação na Antártida, como aparece quase como um Messias arrebatando jovens para sua missão. No entanto, o documentário não fecha totalmente com esta visão, paradoxalmente tomando posição tentando não tomar posição.

A palavra é dada também para seus opositores, contudo, parece que os depoimentos estão lá só para aumentar a aura de herói em torno do protagonista, impressão esta reforçada pela patética entrevista com o Ministro da Pesca japonês. Mais uma vez, é a tentativa de imparcialidade numa obra declaradamente parcial.

Apesar disso, as cenas são muito bem filmadas, principalmente no clímax, onde o navio do Sea Shepherd tenta encurralar os baleeiros japoneses, transmitindo à platéia uma tensão digna de filmes de ação. Ao mesmo tempo, traz discussões interessantes sobre Ecologia que fazem o expectador pensar mesmo após o fim da sessão — o que é sempre um grande mérito para qualquer cineasta. Os primeiros planos, com icerbergs e focas ameaçadas, são claustrofóbicos, e contrastam bem com a tomada final, com o navio de Watson singrando o mar rumo à sua nova aventura, com a câmera abrindo até termos a visão do alto mar com o sol brilhando em céu azul. É uma convocação à humanidade, mostrando que vale sim a pena luta pela preservação do planeta.

Meio Ambiente – Festival do Rio 2011

Eco-Pirata: A História de Paul Watson (Eco-Pirate: The Story of Paul Watson)

Canadá, 2010. 110 minutos.

Direção: Trish Dolman.

Com: Paul Watson, Rex Weyler, Paul Spong, Robert Hunter, Martin Sheen.

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



  • Renato

    Boa noite Rafael… Vc saberia me dizer se o filme está disponível, de alguma forma no Brasil, dublado ou legendado em português? Muito obrigado e parabéns pela crítica.

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Capitão Fantástico

Capitão Fantástico

O Homem nas Trevas

O Homem nas Trevas

Nível Épico em Imagens

Google Plus

Facebook

SoundCloud