Você Viu?

Lanterna Verde: Primeiro Voo

Lanterna Verde: Primeiro Voo

Lanterna Verde: Primeiro Voo (Green Lantern: First Flight, 2009) é uma animação produzida diretamente para vídeo (DVD e Blu-Ray) pela Warner através do selo DC Universe Animated e traz uma história de origem sobre o mais famoso membro da tropa dos guerreiros esmeraldas. Dirigido por Lauren Montgomery, que também produziu os filmes animados A Morte do Superman (2007) e Mulher-Maravilha (2009), o desenho tem a qualidade das outras animações da editora, embora tenha uma abordagem diferente. Primeiro Voo, apesar de ligeiramente inspirada na saga Amanhecer Esmeralda (1989), não é tão focada no universo construído nos quadrinhos do herói e toma algumas liberdades criativas em relação ao original.

Na trama, Hal Jordan (voz de Christopher Meloni) é um piloto da Força Aérea que, durante uma simulação, é levado até uma nave espacial que cai na Terra. Lá, ele encontra o alienígena Abin Sur (Richard McGonagle) quase morto, que lhe entrega o poderoso anel esmeralda. Esta parte é apresentada no prólogo de forma bastante rápida e sucinta. Talvez, os produtores tenham optado por não explorar de forma mais profunda a transformação de Hal em Lanterna Verde por esta parte da história do herói ser bastante conhecida e já ter sido mostrada na animação Liga da Justiça: Nova Fronteira (2008). Aqui, Hal aceita seus novos poderes em questão de segundos e, logo em seguida, outros Lanternas já aparecem para buscá-lo e levá-lo para o planeta Oa. Isto é só o prólogo. Em Oa, é que a história realmente se desenrola, mostrando o difícil relacionamento entre Hal e Sinestro (Victor Garber), as dificuldades do herói para ser aceito entre seus semelhantes — que rende uma boa participação do brutamontes Kilowog (Michael Madsen) — e a descoberta de uma perigosa conspiração envolvendo a terrível energia amarela — a maior fraqueza dos Lanternas Verdes.

O roteiro estabelece uma atmosfera mais de ficção-científica, com uma trama que se desenrola principalmente no espaço — o que é muito bem-vindo numa história do Lanterna Verde. A narrativa é conduzida de forma ágil e direta e culmina num clímax realmente empolgante — é a pura representação da razão para Hal Jordan ser considerado o maior de todos os Lanternas Verdes. O desenvolvimento do protagonista também é um mérito do filme; Hal é apresentando como um herói inexperiente, mas dotado de valores morais respeitáveis e, assim como em seus primórdios nos quadrinhos, oscila bem entre a irreverência de um jovem e a responsabilidade de um típico militar. O traço e a qualidade visual são simples e objetivos e concedem uma aura mais épica às sequências espaciais e os combates energéticos. Aliás, por falar em combates, as cenas de ação são fluidas e tem até uma dose moderada de violência nas lutas — o suficiente para agradar a todos os tipos de público.

A animação preserva a mitologia por trás da Tropa dos Lanternas Verdes e trabalha com ela sutilmente, sem grande profundidade, mas o excesso de liberdades tomadas na história merece algumas ressalvas. Como o lado terráqueo de Hal Jordan é explorado apenas no início, não sobre muito espaço para suas relações com família e amigos — que definem muita das características do personagem nos quadrinhos. Além disso, o roteiro não se priva de matar alguns membros importantes da Tropa que têm bastante importância na HQ. Ainda assim, são detalhes que podem ser relevados se levada em consideração a diversão que o filme proporciona.

Lanterna Verde: Primeiro Voo é mais um acerto da DC Comics nas animações para vídeo e vale muito a pena para qualquer um que aprecie uma boa história cheia de ação e intriga. Os fãs vão adorar… e os que ainda não são fãs, provavelmente, vão ficar interessados em conhecer um pouco mais sobre a magnífica história dos guerreiros esmeraldas.

Nível Exemplar

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens