Você Viu?

Cilada.com

Cilada.com

Cilada era um programa de humor diferente. Os episódios faziam piada com situações do cotidiano, com muitas imitações canastronas, boas participações especiais e um tom sempre irônico e exagerado nas histórias. O formato ganhou vários prêmios, mas o ator e roteirista Bruno Mazzeo decidiu parar o programa e avançar para o cinema. Cilada.com (2011) surge com o objetivo de encerrar as peripécias do personagem mal-humorado que sempre se envolve em situações ruins; porém, infelizmente, não consegue atingir o nível de qualidade da série. O longa, também escrito e estrelado pelo ator, carece das piadas e tiradas inteligentes que faziam o sucesso do programa. A história é tratada como uma comédia romântica, o que acaba simplificando o humor e tornando tudo muito previsível.

A trama dirigida por José Alvarenga Jr., conhecido por Os Normais (2003) e Divã (2009), coloca Bruno (Bruno Mazzeo) em uma situação constrangedora quando sua ex-namorada, Fernanda (Fernanda Paes Leme) publica na internet um vídeo de uma relação sexual mal sucedida. Por causa do vídeo, Bruno torna-se motivo de piada entre amigos e estranhos na rua e, na tentativa desesperada de recuperar sua dignidade, ele acaba caindo em várias ciladas.

Os personagens constituem o principal mérito do longa, a começar por Bruno, que é mais tridimensional. Na série, ele era mais distante do público, talvez pelo caráter da narrativa do programa e também por ele próprio fazer às vezes de narrador. Porém, no filme, ele não atua como narrador, apenas como personagem, o que torna aquele cara chato e intransigente, mais humano. Bruno Mazzeo demonstra competência e naturalidade em sua interpretação. Fernanda Paes Leme também se sai bem e ajuda a criar empatia pelo personagem de Mazzeo. Todavia, o elenco de apoio é que mais contribui com o humor. Serjão Loroza faz Marconha, um cineasta excêntrico que rende algumas cenas engraçadas, assim como Dani Calabresa, que interpreta uma apresentadora de fofoca sensacionalista. A atriz Carol Castro também dá o ar de sua graça e, apesar da pouca participação, tem um papel importante na virada do roteiro. Já a sequência mais impagável do longa fica por conta do pai de santo interpretado pelo ator Luis Miranda… é de chorar de rir!

Bruno

O elenco inspirado, no entanto, não esconde as falhas do filme. Algumas piadas e esquetes funcionam bem, mas outras parecem forçadas ou fora de contexto, embora certas cenas sejam até apresentadas de forma coesa no roteiro. O que mais complica é a escatologia excessiva. O humor escrachado da série era divertido porque era inteligente, porém aqui é usado de forma leviana, apenas para tentar arrancar risadas gratuitas. Como dito antes, às vezes não dá certo. A reunião de autoajuda para homens com ejaculação precoce teria sido uma boa ideia se não fosse tão grosseira. Soma-se a isto o princípio raso de que tudo se resolve com um simples “eu te amo” que a namorada precisa ouvir. Além disso, o questionamento sobre a superexposição e a falta de privacidade na internet poderia ter sido melhor explorado, mas ficou apenas como um gancho básico para a história. Dentre os bons momentos do filme, vale destacar a sequência final, que faz alusão a um tipo de vídeo que bombou no YouTube no final de 2010 e começo de 2011 (mas não vou dizer o que é, porque é spoiler… quando você ver, entenderá).

Cilada.com é bastante simplista e não apresenta grande inovação ou mesmo consistência. Mas, consegue garantir um momento de entretenimento. O filme é engraçado e vai garantir risos e gargalhadas… mas não é nenhuma grande obra da comédia. No fim, fica mais no terreno da comédia romântica e, infelizmente, não cria um desfecho sensacional para a série, apenas algo mediano.

Nível Heroico

Compartilhe este Post

Posts Relacionados



Inscreva-se no Canal

Resenhas Populares

Rogue One: Uma História de Star Wars

Rogue One: Uma História de Star Wars

It: A Coisa

It: A Coisa

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Raw

Raw

Siga no Bloglovin’

Follow

Vem Com a Gente

Curta e Compartilhe

Aperte o Play

Nível Épico em Imagens